Muito, mas muito melhor do que qualquer comediante de stand up. Este é o escritor Ariano Suassuna ao falar sobre a Banda Calypso. Quer saber o que o autor disse? Confira lendo a matéria completa:
Reportagem: "O super brega do Calypso é a cara do Brasil!"
Ariano: "Reporter, só não digo do que sua cara parece por respeito à sua mãe..."
A pérola citada no título é só uma das várias proferidas pelo escritor Ariano Suassuna. Ao participar de uma palestra no Teatro Municipal da cidade de Santo André-SP, o paraibano analisou a letra de uma música da banda Calypso e passou a fazer vários comentários sobre uma reportagem de jornal que proclamou a banda como uma ‘preferência nacional’.
“Liguei a televisão estava se apresentando essa banda Calypso. Aí eles cantaram uma música que eu vou tentar reproduzir pra vocês. Eles estavam cantando o seguinte: se você quiser me conquistar você tem que suar. Eu não achei ruim. O grupo achou tão bom que resolveu fazer variações: se você quiser me conquistar, você tem que balançar. Se você quiser me conquistar, você tem que rebolar. Uôu, uôu, uôu, uôu, uôu, uôu”, disse Ariano, arrancando gargalhadas da plateia.
“O meu neto mais velho, João, disse pra mim: ‘vovô, não fale mal da banda Calypso não porque tem coisa muito pior’. Levando em conta isso que ele me disse eu passei um tempo sem falar mal, mas depois eu voltei”, afirmou o escritor.
Em seguida, analisando uma reportagem de jornal cujo título era: ‘Banda Calypso, preferência nacional’, Ariano leu trecho da matéria que dizia: ‘a Calypso é a verdade do povo brasileiro’. “Eu me senti insultado. A verdade do povo brasileiro ser uôu, uôu, uôu?”, disse o autor.
Prossegue Ariano Suassuna: “em outro trecho, a reportagem diz: ‘O Chimbinha é um guitarrista genial’. Se eu admito, se eu uso a palavra genial com Chimbinha, o que é que eu vou dizer de Beethoven?”, pergunta ele.
Mais ao final do vídeo, Ariano insiste: 'O Chimbinha é um guitarrista genial, ao mesmo tempo que eles são musicalmente interessantes...' continua ele relendo a reportagem. O mestre comenta: "musicalmente? A Sonata ao Luar de Beethoven não, mas uôu, uôu, uôu..."
Contudo a parte mais engraçado é quando Suassuna parece dialogar com o autor da reportagem: "Esse cabra vai morrer, eu não...". Quando lê um trecho em que o repórter diz que o Calypso 'é um super brega que é cara do país', o escritor rebate: "Só não lhe digo do que sua cara parece porque respeito as mulheres e sua mãe".
Porém não é só a Calypso que sofre na língua de Ariano. Sobra até para John Lennon. Calypso, Chimbinha, John Lennon e uôu, uôu, uôu. Quer saber como tudo isso se mistura? Confira no vídeo abaixo:
Li no blog do Carlos Magno
Nenhum comentário:
Postar um comentário