quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CINEMA NACIONAL: "O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS"


“O ano em que meus pais saíram de férias!”, de 2006, é um filme brasileiro do gênero drama dirigido Cao Hambúrguer. A obra é estrelada por Michel Joelsas, Germano Haiut, Daniela Piepszyk e Caio Blat.

1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.

"O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" busca um olhar infantil sobre os acontecimentos de 1970, mesclando a paixão pelo futebol e a estranheza causada por fatos da época. É também um filme que busca falar sobre a ditadura de forma indireta, mostrando-a através da visão do garoto Mauro sobre o cotidiano, e usando o conhecimento que o espectador possui sobre o tema, que faz com que identifique situações por conta própria. Destaque para a análise comparativa entre o futebol, paixão popular do brasileiro, e a questão política do país naquele momento. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário