quarta-feira, 6 de março de 2013

PROJETO LUZES E APLAUSOS TRAZ MARIANA AYDAR NESTE SÁBADO A VITÓRIA

O Sesi Cultura vai abrir uma série de apresentações culturais ao público capixaba a partir de março. E não podia começar da melhor forma... A cantora Mariana Aydar será a primeira a nos deleitar com sua voz. A apresentação será neste sábado. Saiba mais abaixo:

Divulgação


Mariana Aydar traz a Vitória a turnê 'Cavaleiro Selvagem Aqui te Sigo'

Cantora é a primeira atração musical do ano no projeto Luzes e Aplausos


Mariana Aydar conhece o Espírito Santo, mas esteve na Capital somente de passagem. Ainda no começo da carreira, ela costumava cantarolar forrós em Itaúnas, meca do ritmo no Estado. O clima brejeiro da cidade, somado ao calor do público local, fizeram com que a cantora paulista prometesse voltar aos palcos capixabas.

Neste sábado, ela vai, enfim, cumprir sua promessa. Mariana Aydar é a primeira apresentação musical da temporada 2013 do projeto Luzes e Aplausos, realizado pelo Sesi Cultura-ES, que começa com o stand-up “Rindo à Toa”, do humorista capixaba Haeckel Ferreira, no Teatro do Sesi. A cantora traz ao Estado a turnê de seu último álbum, “Cavaleiro Selvagem Aqui Te Sigo” (2011).

O disco é o primeiro da carreira de Mariana a ser gravado no palco e não em estúdio. Mariana usa a palavra “intuição” para explicar o processo de seleção das músicas, quatro delas de sua autoria, durante entrevista. “O ‘Cavaleiro’ é uma espécie de guia e resgate as minhas raízes. Muitas composições ficaram de fora, mas escolhi com o coração. É um disco passional, mas as músicas são as mesmas que sempre cantei no chuveiro”, diverte-se.

Sem rótulos e despretensioso, o disco é uma espécie de biografia sonora de Mariana, que cresceu em um ambiente musical, já que é filha do músico Mario Manga com a produtora cultural Bia Aydar. As influências que recebeu vão do jazz ao xote, de Frank Zappa a Luiz Gonzaga. 

Tanto o álbum quanto o formato do seu show foram guias para seus impulsos musicais. O resgate de suas influências e o passeio através dos ritmos afrobrasileiros, nordestinos e modernos deram o direcionamento e a liberdade proposta em “Cavaleiro Selvagem Aqui Te Sigo”. “Quando tracei o estilo do álbum como meta, comecei a procurar as primas e irmãs das músicas que havia escolhido anteriormente, em meio a tudo que tinha”, revela. 

A mistura de ritmos reflete-se na produção e também nas parcerias de Mariana, que já cantou com nomes como Zeca Pagodinho, Thalma de Freitas e Dominguinhos – este último emprestou sua voz para a regravação de “Preciso do Seu Sorriso”, feita pela paulista com novo arranjo. “Sempre fui apaixonada por essa música, mas, ao mesmo tempo, tive vontade de deixá-la mais pop. Consegui o que queria, com a permissão de Dominguinhos (intérprete da original) e com o talento dos meus músicos”, explica.

Dominguinhos, aliás, é tema de um dos grandes projetos de Mariana para 2013 – ao lado da maternidade. Neste ano, a cantora finalmente lança o planejado documentário “Dominguinhos Volta e Meia”, idealizado por ela e executado em parceria com o marido, Duani, para celebrar os 70 anos do músico, compositor e forrozeiro pernambucano, de quem Mariana é grande admiradora. “Minha parceria com Dominguinhos vem de muito tempo e, finalmente, neste ano vamos ter o documentário. É uma prova do meu amor por ele”. 

Intimista

Guilherme Held (guitarra), Robinho Tavares (baixo) e Dalua (percussão) acompanham Mariana no show em Vitória e ganham elogios rasgados da cantora. “Eu os chamo de ‘golden power trio’, porque eles são poucos, mas são muito bons!’, diz. 

A apresentação no projeto “Luzes e Aplausos, ela adianta, vai passear por todos os momentos da sua carreira. “Temos novos arranjos, adaptados à proporção da banda, mas como é meu primeiro show em Vitória faço questão de oferecer um show para todos, assim posso mostrar minhas facetas”, explica. 

Outra presença ilustre no palco é Brisa. Mariana, grávida de 8 meses, antecipa que o show capixaba deve ser o último antes do parto. “Quero fazer uma pausa e me dedicar à maternidade”, revela. “Quem sabe não volto logo para Vitória com ela nos braços, para que ela possa sentir a brisa que é tão famosa na cidade de vocês.”

Alguns destaques do projeto em 2013

MARÇO
Mallu Magalhães 
Show do disco “Pitanga”, no dia 23

No Tempo do Vinil 
Comédia Musical. Dia 16

ABRIL
B Negão & Os Seletores de Freqüência 
Show do disco “Sintoniza Lá”, no dia 5

Um Ser da Luz – Saudação a Clara Nunes 
Show om as cantoras Amélia Barretto, Denise Pontes e Dorkas Nunes, nos dias 12 e 13

Sérgio Mallandro 
Stand-up “Sem Censura, nos dias 27 e 28

MAIO
Padedê de Sararás 
Show com Robertinho Silva e Zé Moreira, no dia 17

“Chorinho” 
Peça com Denise Fraga e Claudio Melo, nos dias 18 e 19

JUNHO
Amaro Lima 
Show “Lovecore”, no dia 8 

Show Triz 
Show com Chico Pinheiro, André Mehmari e Sérgio Santos, no dia 14

Tributo a Etta James 
Show. Dia 15

“O Estrangeiro” 
Peça com Guilherme Leme, nos dias 29 e 30

Rockestra 
A Orquestra Camerata Sesi se apresenta ao lado de músicos de rock, no dia 13 

AGOSTO
Os Cariocas 
Show. Dia 10

Brasilidade Geral 
O grupo faz show com o bandolinista Hamilton de Holanda, no dia 16. 

“Auto-Retrato” 
Show com com Denise Dalmachio e Paulo Sodré, no dia 30

Vera da Matta 
A cantora interpreta músicas de Caymmi, no dia 27 

OUTUBRO
Caixa de Phosphorous 
Espetáculo. Dia 5

Tiê 
Show do disco “A Coruja e o Coração”, no dia 4

NOVEMBRO
Marina de La Riva 
A cantora apresenta show “Idílio”, com a Orquestra Camerata Sesi, no dia 9

Retirado de: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário