Entre os muitos gêneros de filmes, temos o biográfico. Com ele, é possível conhecer de perto a vida e a história de grandes nomes e personalidades mundiais.
Nesta quinta-feira, 26 de junho, o diretor Clint Eastwood faz a sua primeira incursão no gênero em Jersey Boys: Em Busca da Música. O longa conta a trajetória do grupo Four Seasons, sucesso da década de 1960. Confira dez filmes baseados em estrelas da música.
Pensando nisso, unimos a 1ª e a 7ª artes, e montamos uma lista com os melhores filmes biográficos sobre músicos. Confira:
Tina (1993)
A história de Anna Mae Bullock (Angela Bassett)! Para quem ainda não sabe quem é, este é o verdadeiro nome de Tina Turner.
Ray (2004)
Mesmo sem enchergar Ray Charles (Jamie Foxx) conquistou o mundo com seu dom para tocar piano.
Selena (1997)
Jennifer Lopez vive a cantora latina mais popular de todos os tempos, do seu começo humilde à sua ascensão meteórica ao sucesso.
A Fera do Rock (1989)
A história do cantor, compositor e pianista norte-americano Jerry Lee Lewis (Dennis Quaid), considerado um dos pioneiros do rock and roll.
Cazuza, O Tempo Não Pára (2004)
A vida louca que marcou a trajetória de Cazuza (Emilio Dantas), os bastidores de sua vida pessoal e profissional desde o início de sua carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos.
Piaf - Um Hino ao Amor (2007)
Uma das cantoras francesas mais icônicas da história. O papel de Edith Piaf garantiu o Oscar de Melhor Atriz à Marin Cotillard.
Não Estou Lá (2007)
As diversas facetas musicais, físicas e psicológicas de Bob Dylan, cada uma representada por um ator, Christian Bale, Cate Blanchett, Marcus Carl Franklin, Richard Gere, Heath Ledger e Ben Whishaw.
The Doors (1991)
A trajetória de uma das bandas de rock mais famosas e influentes da história. Val Kilmer está irreconhecível como o ‘rei lagarto’, Jim Morrison.
Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão (2000)
A cinebiografia de Heitor Villa-Lobos (Marcos Palmeira), o mais importante compositor das Américas.
O Garoto de Liverpool (2009)
A curiosa história de como John Lennon (Aaron Taylor-Johnson) conheceu o rock e decidiu formar uma banda.
Bônus
Somos Tão Jovens (2013)
Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.
Retirado de Universal
Nenhum comentário:
Postar um comentário