sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

GALERIA HOMERO MASSENA ABRE SUAS PORTAS PARA EXPOSIÇÃO RESULTANTE DE AÇÕES EDUCATIVAS.


Desde meados de 2012, a Galeria Homero Massena, em Vitória, dedica especial atenção para o desenvolvimento de ações educativas relacionadas às exposições que estiveram em cartaz no espaço. São iniciativas que contam com participação e colaboração de artistas, educadores (convidados e voluntários) e mediadores, além de outros parceiros. Com isso, foi formada a #REDE (Relações, Experimentações e Diálogos sobre Educação), capitaneada pelos arte-educadores  Rafael Dias, Ludmila Cayres e Vanessa Aparecida, por meio da qual os participantes compartilham e experimentam processos de aprendizagem.

Os resultados desses trabalhos serão apresentados a partir desta quinta-feira, dia 2 de janeiro, quando será aberta, às 9 horas, a exposição "Ação Educativa na Galeria Homero Massena: Abrindo Diálogos e Construindo Significados", mostrando ao público a importância das ações educativas no espaço cultural. Integram a exposição alguns dos trabalhos artísticos realizados por estudantes e outros grupos de oficinandos, que estivaram na galeria entre agosto de 2012 e dezembro deste ano.

A mostra ficará aberta a visitação até 27 de fevereiro de 2014, período em que a Galeria Homero Massena recebe turistas e visitantes locais. Trata-se de uma apresentação voltada ao público não-escolar, que terá contato, de forma lúdica e interativa, com objetos, imagens e atividades desenvolvidas na ação educativa durante as oito últimas exposições.

Assim, estarão em exposição desenhos realizados por alunos das escolas públicas nas oficinas da exposição "Deserto Gráfico"; objetos de cerâmica confeccionados por adolescentes de Terra Vermelha nas oficinas realizadas por Ana Cristina Motta, durante a exposição "Chronologia Kairológica"; uma caixa de gravuras resultante do curso de iniciação à xilogravura, ministrado por Thiago Arruda, durante a exposição "Naquela Mesa", entre outros. 

Alguns trabalhos serão montados de forma a convidar o público a interagir e tocar, como é o caso dos desenhos em transparência que os alunos da rede pública produziram ao visitar a exposição "e você sai caminhando em dia vermelho", de Polliana Dalla.

Um vídeo, exibido durante toda a mostra, fará uma retrospectiva da trajetória da ação educativa, apresentando momentos importantes da interação dentro do espaço cultural com artistas, educadores, estudantes e mediadores. 

Todo esse trabalho foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb), Programa Mão na Roda, Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e os educadores da #REDE, além de outros envolvidos.

A #REDE

O caráter experimental da #REDE é solo fértil para o surgimento de novas relações e novos conceitos de ações educativas em espaços culturais. Em sua dinâmica, essa iniciativa tem adotado como prioridade a relação horizontal entre as pessoas que a constituem: gestores, educadores, mediadores, professores, alunos, visitantes e funcionários da galeria. Todos são atores na criação e no desenvolvimento das relações e propostas educativas.

Entre essas ações educativas, destacam-se as visitas acompanhadas pelos mediadores, as oficinas e os encontros de formação em arte contemporânea. Nas visitas acompanhadas pelos mediadores, o público tem oportunidade de expor e dialogar acerca de suas impressões sobre os trabalhos em exposição. O papel do mediador, nesse caso, é catalisar e tentar expandir essas relações, considerando e respeitando o repertório do público.

As conversas são desenroladas a partir do que o público traz como reflexão, sendo o mediador aquele que estabelece as conexões entre esses apontamentos e as obras. Com grupos escolares ou agendados, os mediadores realizam atividades dinâmicas, previamente pensadas e elaboradas a fim de provocar um desdobramento sensível da exposição. Essas atividades fazem da Galeria Homero Massena mais que um espaço expositivo, tornando-a também um espaço de criação para os seus visitantes.

Nas oficinas são desenvolvidas atividades práticas relacionadas às exposições em cartaz. Foram realizadas quatro oficinas: uma de desenho, com Luciano Feijão e Gabriel Albuquerque, durante a exposição "Deserto Gráfico"; curso de iniciação à xilogravura, em um ciclo de seis encontros, voltados para o público cadeirante, com Thiago Arruda, durante a exposição "Naquela Mesa"; oficina de desenho com crianças da Ilha das Caieiras, ministrada por André Magnago, também durante a exposição "Naquela Mesa"; e oficina de cerâmica, proposta por Ana Cristina Motta para a comunidade de Terra Vermelha, durante a exposição "Chronologia Kairológica", de Fabiana Pedroni. Foram encontros valiosos que aproximaram os artistas, os colaboradores e o público. Técnica e poética fizeram surgir do papel, da madeira e do barro novas formas de pensar e sentir a arte.

Os encontros de formação são realizado entre educadores das redes de ensino pública e privada, mediadores, educadores voluntários da Galeria Homero Massena e o artista com trabalho exposto. Esses encontros são orientados basicamente por três momentos: a Livre Fruição, visita à exposição e significação dos trabalhos pelos participantes; o Diálogo, conversa entre artista e educadores em torno da mostra em cartaz (momento em que o artista fala de seu processo criativo, e várias impressões sobre o trabalho exposto são compartilhadas); por fim, a Oficina de Ideias, na qual os educadores participantes, a partir da exposição, trocam e criam coletivamente propostas a serem desenvolvidas na galeria, em escolas e outros espaços educativos.

SERVIÇO
Exposição "Ação Educativa da Galeria Homero Massena: 
Abrindo Diálogos e Construindo Significados"

Abertura: 2 de janeiro, a partir das 9 horas
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Até 27 de fevereiro
Local: Galeria Homero Massena, Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória
Agendamento de visitas mediadas para gruspo: (27) 3132-8395 
E-mail: ghmassena@gmail.com



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