Desde meados de 2012, a Galeria Homero
Massena, em Vitória, dedica especial atenção para o desenvolvimento de ações
educativas relacionadas às exposições que estiveram em cartaz no espaço. São
iniciativas que contam com participação e colaboração de artistas, educadores
(convidados e voluntários) e mediadores, além de outros parceiros. Com isso,
foi formada a #REDE (Relações, Experimentações e Diálogos sobre Educação),
capitaneada pelos arte-educadores Rafael Dias, Ludmila Cayres e Vanessa
Aparecida, por meio da qual os participantes compartilham e experimentam
processos de aprendizagem.
Os resultados desses
trabalhos serão apresentados a partir desta quinta-feira, dia 2 de janeiro,
quando será aberta, às 9 horas, a exposição "Ação Educativa na Galeria
Homero Massena: Abrindo Diálogos e Construindo Significados", mostrando ao
público a importância das ações educativas no espaço cultural. Integram a
exposição alguns dos trabalhos artísticos realizados por estudantes e outros
grupos de oficinandos, que estivaram na galeria entre agosto de 2012 e dezembro
deste ano.
A mostra ficará aberta a visitação
até 27 de fevereiro de 2014, período em que a Galeria Homero Massena recebe
turistas e visitantes locais. Trata-se de uma apresentação voltada ao público
não-escolar, que terá contato, de forma lúdica e interativa, com objetos,
imagens e atividades desenvolvidas na ação educativa durante as oito últimas
exposições.
Assim, estarão em
exposição desenhos realizados por alunos das escolas públicas nas oficinas da
exposição "Deserto Gráfico"; objetos de cerâmica confeccionados por
adolescentes de Terra Vermelha nas oficinas realizadas por Ana Cristina Motta,
durante a exposição "Chronologia Kairológica"; uma caixa de gravuras
resultante do curso de iniciação à xilogravura, ministrado por Thiago Arruda,
durante a exposição "Naquela Mesa", entre outros.
Alguns trabalhos serão
montados de forma a convidar o público a interagir e tocar, como é o caso dos
desenhos em transparência que os alunos da rede pública produziram ao visitar a
exposição "e você sai caminhando em dia vermelho", de Polliana Dalla.
Um vídeo, exibido durante
toda a mostra, fará uma retrospectiva da trajetória da ação educativa,
apresentando momentos importantes da interação dentro do espaço cultural com
artistas, educadores, estudantes e mediadores.
Todo esse trabalho foi
desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu),
Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb), Programa Mão na
Roda, Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e os educadores da #REDE, além de
outros envolvidos.
A #REDE
O caráter experimental da
#REDE é solo fértil para o surgimento de novas relações e novos conceitos de
ações educativas em espaços culturais. Em sua dinâmica, essa iniciativa tem
adotado como prioridade a relação horizontal entre as pessoas que a constituem:
gestores, educadores, mediadores, professores, alunos, visitantes e
funcionários da galeria. Todos são atores na criação e no desenvolvimento das
relações e propostas educativas.
Entre essas ações
educativas, destacam-se as visitas acompanhadas pelos mediadores, as oficinas e
os encontros de formação em arte contemporânea. Nas visitas acompanhadas pelos
mediadores, o público tem oportunidade de expor e dialogar acerca de suas
impressões sobre os trabalhos em exposição. O papel do mediador, nesse caso, é
catalisar e tentar expandir essas relações, considerando e respeitando o
repertório do público.
As conversas são
desenroladas a partir do que o público traz como reflexão, sendo o mediador
aquele que estabelece as conexões entre esses apontamentos e as obras. Com
grupos escolares ou agendados, os mediadores realizam atividades dinâmicas,
previamente pensadas e elaboradas a fim de provocar um desdobramento sensível
da exposição. Essas atividades fazem da Galeria Homero Massena mais que um
espaço expositivo, tornando-a também um espaço de criação para os seus
visitantes.
Nas oficinas são
desenvolvidas atividades práticas relacionadas às exposições em cartaz. Foram
realizadas quatro oficinas: uma de desenho, com Luciano Feijão e Gabriel
Albuquerque, durante a exposição "Deserto Gráfico"; curso de
iniciação à xilogravura, em um ciclo de seis encontros, voltados para o público
cadeirante, com Thiago Arruda, durante a exposição "Naquela Mesa";
oficina de desenho com crianças da Ilha das Caieiras, ministrada por André
Magnago, também durante a exposição "Naquela Mesa"; e oficina de
cerâmica, proposta por Ana Cristina Motta para a comunidade de Terra Vermelha,
durante a exposição "Chronologia Kairológica", de Fabiana Pedroni.
Foram encontros valiosos que aproximaram os artistas, os colaboradores e o
público. Técnica e poética fizeram surgir do papel, da madeira e do barro novas
formas de pensar e sentir a arte.
Os encontros de formação
são realizado entre educadores das redes de ensino pública e privada,
mediadores, educadores voluntários da Galeria Homero Massena e o artista com
trabalho exposto. Esses encontros são orientados basicamente por três momentos:
a Livre Fruição, visita à exposição e significação dos trabalhos pelos
participantes; o Diálogo, conversa entre artista e educadores em torno da
mostra em cartaz (momento em que o artista fala de seu processo criativo, e
várias impressões sobre o trabalho exposto são compartilhadas); por fim, a
Oficina de Ideias, na qual os educadores participantes, a partir da exposição,
trocam e criam coletivamente propostas a serem desenvolvidas na galeria, em
escolas e outros espaços educativos.
SERVIÇO
Exposição "Ação Educativa da Galeria Homero
Massena:
Abrindo Diálogos e Construindo Significados"
Abertura: 2 de janeiro, a
partir das 9 horas
Visitação: de segunda a
sexta-feira, das 9h às 18h. Até 27 de fevereiro
Local: Galeria Homero
Massena, Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória
Agendamento de visitas
mediadas para gruspo: (27) 3132-8395
E-mail: ghmassena@gmail.com
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