quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A MORALIDADE DO LEITOR EM XEQUE


Em 1990, Hilda Hilst publica “O caderno rosa de Lori Lamby”, o primeiro de uma série de livros que a autora classificou, na época, como pornográficos. Para Alcír Pécora, crítico e organizador das obras da escritora, esse livro seria seguido por outros três: “Contos d’escárnio & textos grotescos”, de 1990, “Cartas de um sedutor”, de 1991; e “Bufólicas”, de 1992. A junção dos três primeiros livros escritos em prosa com “Bufólicas”, o único em poesia, formaria a tetralogia obscena da autora. 

“O caderno rosa de Lori Lamby” evoca as características de sua narradora-personagem, a menina de oito anos de idade. Há um neologismo que elucida uma característica marcante da protagonista: a palavra “Lamby”. No inglês a palavra “Lamb” significa cordeiro, o que ressalta a ingenuidade que é dada às crianças de um modo geral. Entretanto, a união da palavra inglesa com a semivogal “y” cria uma ambiguidade, já que a nova palavra é uma subversão da ingenuidade para o verbo “lamber” do português, empregado no romance na descrição do ato sexual realizado de forma oral. Eliane Robert Moraes (1999), em “Da medida estilhaçada”, ressalta que as lambidas são privilegiadas na narrativa da menina, explorando, desse modo, os prazeres da boca. Tanto que Lori escreve de forma oral: “e aí eu tirei”, “mami”, “papi”, além das repetições e da construção das frases iguais as das crianças. Logo, para Lori, escrever seria uma forma de prazer, de ser lambida.

O obsceno

Eliane Moraes e Sandra Lampeiz (1984), em “O que é pornografia”, refletem que a obscenidade é pôr em cena algo que deveria estar escondido. Seria, pois, a exibição do censurado, daquilo que não queremos mostrar. Utilizando-se da tradição libertina, Hilda Hilst compõe a personagem Lori Lamby como uma criança inocente que, ao longo do romance, vai aprendendo as malícias e os prazeres da carne. Entretanto, Hilst radicaliza na idade, pois, ao contrário do que ocorria nos romances libertinos, nos quais as protagonistas eram mulheres jovens sexualmente inexperientes, no romance da autora, Lori não é uma jovem, mas apenas uma criança. A obscenidade em questão, que é o crime da pedofilia, é colocada aos olhos viços do leitor.

Nos moldes dos libertinos, Lori tem o consentimento dos seus pais. Além de ser ingênua, a protagonista não vê nada de errado na prática da venda sexual aos adultos, como podemos conferir na aceitação de Lori à fala da personagem Tio Abel, quando este explica para a menina o significado da palavra “predestinada”: “uns nascem pra serem lambidos e outros pra lamberem e pagarem”. Na sua visão despida de moral, Lori vê a prática de lamber e ser lambida como um desdobramento do prazer de comer e da possibilidade de comprar os produtos que a sociedade de consumo impõe para as crianças.

Outra evidência do obsceno no romance, como ressalta Eliane Moraes (1999), é a reflexão sobre o ato de escrever disfarçada de pornografia que perpassa todo o livro. Para conseguir vender e sobreviver, o autor tem que se deixar levar pelo mercado editorial e escrever “coisas porcas”. Assim, como salienta Alcir Pécora (2005), em “Hilda Hilst call for papers”, o editor Lalau, que está ligado intimamente ao comércio da escrita, desloca a noção de valor literário do livro para a quantidade de venda, ou seja, de lucro. Diante de tal impasse, o escritor só vê duas alternativas: desistir de escrever ou ceder às suplicas do mercado e fazer do obsceno sua base de criação.

Tais assertivas nos remetem à dedicatória e à epígrafe do livro. O romance é dedicado “à memória da língua”, que é tida como morta por causa do mercado editorial. Ao citar Oscar Wilde na epígrafe: “Todos nós estamos na sarjeta, mas alguns de nós olham para as estrelas”, Hilda Hilst ironiza o fazer literário, já que fica evidente que o pronome pessoal utilizado (nós) seria uma forte referência aos escritores que estão na pobreza a olhar estrelas e a privilegiar o valor literário e não o mercado. A esses autores que vivem a observar as estrelas, metáfora da qualidade literária, a narradora-personagem Lori Lamby dá a lição quando responde a epígrafe, dizendo: “e quem olha se fode”. A esses que vivem a priorizar o belo e a qualidade só resta acabar mal e ficar à margem do mercado e do público. Assim, há dois tipos de escritores: um que olha a qualidade literária, como o pai de Lori, e outros que dão ao público o que eles querem, fazendo, dessa forma, sucesso editorial, como a narradora-personagem Lori Lamby.    

(Texto de Carlos Alexandre da Silva Rocha publicado no Caderno Pensar, do Jornal A Gazeta, no dia 08/12/2012)



Carlos Alexandre da Silva Rocha nasceu em Vitória-ES em 1988. Escreve desde os treze anos de idade e tem como influências Drummond e os escritores simbolistas. Em 2008, lançou, pela Lei Rubem Braga, o livro de poemas “Um homem na sombra”, que aparentemente se coloca aos olhos do leitor como algo simples. Entretanto, como o livro versa sobre as angústias humanas, ele torna-se não tão fácil de ser encarado. Carlos Alexandre é formado em Letras-Português pela UFES e escreve no Blog Pierrô crônico (www.pierrocronico.blogspot.com).

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