quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

TOP 10 - 'OS DEZ MELHORES FILMES DE WOODY ALLEN'

Nestes últimos tempos envolvido em várias polêmicas, o diretor Woody Allen acabou ganhando uma bela homenagem no Globo de Ouro pelo seu conjunto da obra. Mas... Que obra? Confira abaixo uma lista com os dez melhores filmes de Woody Allen, conheça-o, e passe também a fazer parte do time de fãs do diretor:


10 – Match Point (2005) – Quem diria que Allen seria capaz de fazer um filme de mistério tão sensual quanto esse? Culpa de Scarlett Johansson, claro, e de um roteiro sem uma frase em excesso. O último grande filme de Allen.
9 – Tiros na Broadway (1994) - Sei que muita gente vai discordar, mas este é o filme mais engraçado do cineasta. Na década de 20, um dramaturgo iniciante (John Cusack), sem dinheiro para encenar uma peça, aceita dar o papel principal para a namorada burríssima de um gângster. “Tiros na Broadway” tem três personagens inesquecíveis: o matador da Máfia vivido por Chazz Palminteri, o ator com problemas de peso (Jim Broadbent) e a diva decadente do teatro, vivida por Diane Wiest.
8 – Blue Jasmine (2013) – A mostra que Allen consegue tirar o melhor de seu elenco. Cate Blanchett chegou ao ápice de sua carreira pelas mãos do diretor. A iornia e o sarcasmo estão presentes, em alto nível.
Cate Blanchett perfeita em 'Blue Jasmine'
7 – Maridos e Esposas (1992) – No início dos anos 90, Allen viveu um período muito criativo e fez três ótimos filmes em sequência: “Maridos e Esposas”, “Assassinato Misterioso em Manhattan” e “Tiros na Broadway”. Aqui, Allen e Mia Farrow fazem um casal que ficam em choque com a separação de um casal de amigos (Judy Allen e Sidney Pollack), mas acabam também em crise. Judy Davis está sensacional.
6 – Desconstruindo Harry (1997) – Allen vive Harry Block, o personagem mais repulsivo que ele já interpretou – e um dos mais engraçados - um escritor ególatra, sem escrúpulos de revelar segredos da própria família em seus livros. A segunda metade do filme é uma homenagem explícita de Allen a “Morangos Silvestres”, de Bergman, quando Block vai à sua antiga universidade receber uma homenagem.
5 - Broadway Danny Rose (1984) – Cada vez que revejo, gosto mais dessa carta de amor de Allen aos fracassados do showbiz, aos que o sucesso deixou pelo caminho. Allen faz um empresário incompetente que tem uma última chance quando um cantor (Nick Apollo Forte) que ele agencia começa a fazer sucesso. Mia Farrow está engraçada demais no papel da namorada de um mafioso.
4 – Manhattan (1979) - Allen é um quarentão namorando uma deusa de 17 anos (Mariel Hemingway), mas acaba se apaixonando pela pernóstica namorada de um amigo, interpretada por Diane Keaton. O roteiro, escrito em parceria com o carioca Marshall Brickmann, é perfeito, e a fotografia em preto e branco de Gordon Willis criou alguns dos grandes cartões postais de Nova York. A abertura, com os fogos explodindo ao som de Gershwin, é uma beleza.
Keaton e Allen em cena do filme
3 – Crimes e Pecados (1989) - Será Martin Landau em “Crimes e Pecados” o melhor personagem escrito por Allen? Possivelmente. No papel de um médico rico e famoso que planeja matar a amante (Anjelica Huston) para salvar seu casamento, Landau está demais. E a briga de Allen com Alan Alda por Mia Farrow é hilariante.
2 – Hannah e Suas Irmãs (1986) - O melhor filme de Allen em que ele não faz o papel principal. Aqui, o protagonista é Michael Caine, no papel do marido que trai a esposa (Mia Farrow) com a irmã dela (Barbara Hershey). Mas o filme é de Diane Wiest, inesquecível como a terceira – e mais deslocada e perdida – das irmãs. E o filme traz mais uma homenagem de Allen a Bergman, com a participação de Max Von Sydow, ator de tantos clássicos de Bergman.
1 – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) - Allen inventa a comédia sofisticada nova-iorquina que pariu Larry David, Seinfeld e tantos outros. Um roteiro genial, cheio de surpresas (o que é Marshall McLuhan saindo da fila do cinema pra brigar com aquele mala?) e com alguns dos melhores diálogos de Allen. E Diane Keaton de gravata e chapéu é um desbunde.
'Noivo...' um dos maiores filmes de todos os tempos
Retirado quase integralmente do blog do André Barcinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário