sexta-feira, 11 de outubro de 2013

17 ANOS DA MORTE DE RENATO RUSSO

Renato Russo, poeta de uma geração, morreu há dezessete anos atrás vítima de complicações decorrentes da Aids. Confiram um pouco mais da repercussão da data na internet e redes sociais.


Líder de uma geração

Com um tom de voz único, Russo fazia de suas canções ora gritos de liberdade, ora apenas lamentos de sua vida amorosa o que o fez, rapidamente, ser considerado a voz de uma geração. Várias músicas da Legião são consideradas, até hoje, como "músicas da vida" de várias pessoas dada a universalidade e ao mesmo tempo tão íntima temática das canções.

Fim da Legião

A banda que sempre teve problemas devido o uso de droga e bebedeiras de Renato, teve seu fim decretado 10 dias depois da morte de seu fundador. Ainda assim a Legião Urbana continuou sendo a terceira maior vendedora de discos da Emi Odeon no mundo inteiro, segundo a própria gravadora.

Homenagens de caráter duvidoso

Hologramas estranhos, shows tributos com artistas sem relação com Renato e filme raso de história foram só algumas das "homenagens" de caráter duvidoso que Renato Russo teve somente este ano.

'Faroeste Caboclo', filme criado em cima da mítica canção de Russo também dividiu opiniões. O fato é que tem sido difícil elaborar uma homenagem que realmente estivesse a altura do cantor. Mas nada, sem dúvida, tão constrangedor quanto Wagner Moura cantando Legião não é? Ápice da tosqueira em cima da obra de tão inesquecível poeta.

Redes Sociais

Renato Manfredini Júnior morreu no dia 11 de outubro de 1996, em consequência de complicações causadas pela AIDS (o cantor era soropositivo desde 1989). Deixou não só um filho, o produtor cultural Giuliano Manfredini, como milhares de fãs órfãos.

Fãs estes que lembraram a morte de Renato Russo, vocalista da adorada Legião Urbana, nas redes sociais nesta sexta-feira. A data marca o aniversário de 17 anos da morte do cantor, que marcou época no rock nacional.

“Gênio, Músico, Filósofo, Poeta, Compositor e Visionário do Brasil”, escreveu um dos usuários no Twitter. A hashtag ‘#17AnosSemRenatoRusso’ figura entre os termos mais usados pelos internautas nesta sexta. “Renato continua até hoje conquistando as pessoas com suas belas musicas”, disse outro.

Um comentário:

  1. Viva ao Renato Russo, não existem palavras que possa dizer o quanto inteligente, sabio, poeta, verdadeiro etc.
    Ele pode não estar aqui mais esta dentro de todos nós dentro dessa geração ...
    Amo a Legião, Amo Renato *

    ResponderExcluir