quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ANÁLISE DA MÚSICA 'LEPO LEPO'

Sem mais delongas... Confira abaixo uma análise da música 'Lepo Lepo' hit do verão e possível tema número um do Carnaval de 2014:


'Lepo, Lepo' tem sido o hit do verão e tem se colocado como o possível super sucesso do Carnaval 2014. Mas porque desse sucesso? Confira abaixo uma análise (séria) da música. Antes, todavia, confiramos a letra composta pelo talentoso Márcio Victor.

Ah, eu já não sei o que fazer
Duro pé-rapado, com salario atrasado
(ahh, eu não tenho mais por onde correr)
Já fui despejado, o banco levou o meu carro

Agora vou conversar com ela
Será que ela vai me querer?
Agora vou saber a verdade
Se é dinheiro ou amor (ou cumplicidade)

(Refrão)
Eu não tenho carro
Não tenho teto
E se ficar comigo é porque gosta
do meu rá rá rá rá rá rá rá
Lepo Lepo
É tão gostoso quando eu Rá rá rá rá rá rá rá
O Lepo Lepo

Desfragmentemos-a. Percebemos, de início, que como todos os gênios da música brasileira, Márcio Victor não precisa de muitas estrofes para passar sua mensagem. 11 linhas são suficientes para entendermos a arte de 'Lepo Lepo' ('As Rosas Não Falam' tinha 13 e 'Samba do Avião' 14, por exemplo).

Em seu começo percebemos a veia crítica do autor perante a situação social brasileira. Em sua estória, vemos um eu lírico desfavorecido social e profissionalmente ('Que País é Este?' da Legião Urbana e 'Construção' de Chico Buarque tem temática semelhante). O poderio das grandes corporações se faz presente: O banco, a personificação dos males financeiros a qual a pobre população passa, toma do eu lírico a casa e o carro.

Neymar e seu ouvido crítico super exigente já aderiu ao 'Lepo Lepo'

Em seus segundo verso, Márcio aponta para o interesse financeiro a qual nosso povo tem passado. Preocupado com o status perdido, o eu lírico se mostra reticente em falar com a mulher com quem deseja ter interações sociais de que agora não terá mais condições sociais adequadas para lhe dar uma boa situação de vida (Zeca Baleiro e Arnaldo Antunes também tocaram no assunto em composições anteriores).

Daí 'Lepo Lepo' chega a uma encruzilhada existencial: O que vale mais, o dinheiro ou o amor? 'Cumplicidade' é cantada como um sinônimo do amor. A genialidade de Victor aponta-a como antônimo à individualidade, outra male de nossa geração atual. ('Não Tenho Dinheiro' de Tim Maia aborda tal dualidade com igual engenhosidade).

O refrão é sintomático. O eu lírico decide abrir o jogo com a amada. Ao dizer que não possui mais bens materiais, o personagem mostra-se pessimista quanto a continuidade da relação. Eis que Márcio Victor nos surpreende com uma reviravolta: A amada permanece com ele, instigada especialmente pela vigor copular do amado. 

Essa reviravolta, demostrada em outras músicas de igual valor como 'O Nosso Amor a Gente Inventa' de Cazuza, por exemplo, dá ao público de Márcio uma perspectiva positiva e positivista do presente e do futuro do nosso país. Será que o amor vencerá todas as desventuras econômicas e sociais do qual o Brasil padece? A julgar por essa pérola de Márcio Victor sim.  

Ouçam 'Lepo Lepo'


Bem. É claro que estamos brincando. 'Lepo Lepo' é uma música leve, simples e despojada, daquelas típicas para fazerem sucesso no verão. Querer cobrá-la mais do que isso é, antes de mais nada, injusto. Que o povo a dance muito no Carnaval, mas que volte a pensar criticamente depois do dia 06 de março.

2 comentários:

  1. http://www.jornalopcao.com.br/posts/opcao-cultural/o-sertanejo-universitario-na-era-da-imbecilidade-monossilabica

    ResponderExcluir
  2. Viram isso: http://hahahahahahahalepolepo.com

    ResponderExcluir