sábado, 1 de fevereiro de 2014

CRÍTICA DO FILME 'O LOBO DE WALL STREET'

Nova aventura da dupla Martin Scorsese e Leonardo Di Caprio nos cinemas, o filme promete deixar muita gente chocada pelo excessos de cenas de sexo, nudez, drogas, bebidas, luxo e muita extravagância. Mas... Fora isso, o filme é bom? Saiba a resposta lendo a crítica completa abaixo:

Por Sandro Bahiense


Um show de Leonardo Di Caprio!
'Lobo...' é um dos mais corajosos filmes dos anos 2000

Muito sexo, nudez, drogas, bebidas, luxo e extravagância. Mas... Fora isso, o filme é bom? Não, não é bom. O filme é ótimo! Uma dos melhores dos anos 2000. Martin Scorsese conseguiu a façanha de se reinventar e dirigir uma estória surpreendente, chocante e corajosa.

A trama

A história acompanha Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), jovem ambicioso que sonha com a riqueza fácil conquistada na Bolsa de Valores de Wall Street. Mas, que ironia!, bem no dia em que estreia na função de corretor acontece o Black Monday, queda brusca das ações que balançou Wall Street. Sem emprego, ele descobre a mina de ouro na venda de ações que estão fora do pregão; são empresas pé de chinelo, algumas que não têm a menor chance de fazer sucesso, vendidas por uma ninharia. Mas que pagam a que vendê-las uma gorda comissão. 

Com uma lábia afiada, não demora muito para que Jordan se dê bem na nova profissão. Mais ainda: não demora muito para que descubra o melhor meio de capitalizar a galinha dos ovos de ouro, fundando com velhos parceiros uma empresa que lhe traria rios de dinheiro: a Stratton Oakmont. Já sendo considerado o lobo de Wall Street, Belfort vive uma vida de excessos.

O Lobo de Wall Street

Coragem

E é na última frase da sinopse do filme que temos que nos apegar, aliás, diria mais, na última palavra especificamente: Excessos. 'Lobo...' é um filme que relata, antes de mais nada, os excessos de Jordan e é aí que se sobressai e surpreende.

Esqueçam os filmes esquemáticos e que narram de forma didática e politicamente correta a vida de personalidades, em 'O Lobo...' o anti-herói Jordan (em algumas partes do filme - as melhores pra mim - narrando os fatos em primeira pessoa) relata sua vida, suas vitórias, derrotas e, claro, seus excessos. Muitos excessos. Excessos mesmo!

A engessada esquemática é deixada de lado, e a estória é contada (às vezes por Belfort, às vezes por  um narrador onisciente) de forma não linear, onde devaneios do protagonista são colocados lado a lado com cenas reais da estória.


Neste ponto Scorsese brilha ao nos brindar com um jeito Tarantinesco de dirigir. Diálogos sensacionais (em especial um, no começo do filme, entre Jordan e Mark Hanna - Matthew McConaughey excelentíssimo!) são intercalados com cenas de ação extrema (iate afundando em alto mar, explosão de avião e, claro, muito sexo e drogas).

Daí Martin peca apenas no tempo de duração do filme. São três horas que poderiam sim terem sintetizados em duas, até porque algumas cenas (principalmente às das cachaçadas de Jordan e sua turma) acabaram por se tornar repetitivas. Mas nada que atrapalhasse, que fique claro.

Aliás, chegamos no ponto principal, as festas de Jordan. E é aí que o filme se torna um dos melhores desse século. E porque? Por que Scorsese tem a coragem de expor um personagem devasso, depravado e totalmente inconsequente, regado a muitas cenas de sexo, nudez frontal feminina, masturbação (com direito a pênis ereto em cena), drogas, bebidas, e mais drogas e drogas.


Imagina uma cena: Jordan cheira uma carreira que está em um frasco enfiado no cu de uma prostituta. Isso mesmo, você não leu errado: Enfiado na bunda da mulher! Essa é uma das loucuras da qual Scorsese se permitiu filmar. Inclua aí: Arremesso de anões, orgia gay, bacanal em um avião em pleno ar, overdoses, e muitas, muitas loucuras.

Tudo isso mostra um diretor que apesar de veterano, demonstra um frescor em suas ideias. 'Lobo...' é um filme que joga as depravações na cara, sem pudores baratos e hipocrisias de quinta que tanto permeiam Hollywood. Vocês tem vergonhazinha de mostrar sexo e drogas? Então tome uma enxurrada de sexo e drogas pra vocês!


O exagero não é só de Jordan, o exagero também é de Scorsese. Não que a vida do corretor não tenha, de fato, sido composta por excessos, mas, provavelmente não da forma que o diretor a filmou. Aos desavisados: O filme é comédia, e critica. Então os exageros são, antes de mais nada, alegóricos, ok? 

Di Caprio merece o Oscar

Para compactuar com tamanha loucura só um ator que queira mostrar a loucura. E aí entra em ação Leonardo Di Caprio em sua melhor atuação até agora nos cinemas.

Esqueçam o lourinho caricato de Titanic, em 'O Lobo...' Leo se permite filmar nas situações mais inusitadas possíveis (uma cena de sadomasoquismo é impressionante). O ator surpreende como um "animador de auditório", uma vez que seus discursos em frente à sua corretora são dignas de programas de TV, ou, até, de cultos religiosos, tamanho o fervor e a eloquência. Os discursos de Jordan são um ponto altíssimo do filme.


Não é de agora de a parceria com Scorsese tem feito bem a Di Caprio, mas parece que o ator finalmente atingiu seu ápice agora. Um Oscar de melhor ator não seria surpresa (apesar de eu achar que o Matthew McConaughey por Trapaça, seja o favorito).

Aliás, McConaughey, a linda Margot Robbie, e especialmente o excelente Jonah Hill compuseram um elenco coadjuvante que esteve praticamente impecável. O Jean Dujardin estava hilário!

A crítica

Bem... De todos os candidatos a melhor filme no Oscar que eu vi até agora 'O Lobo de Wall Street' é, disparado, o melhor. Assumo que torcerei muito por ele, mesmo se depois eu me deparar com um outro melhor.

Isso porque seria interessante Hollywood premiar a coragem, e acabar de vez com este pudor barato que tanto tem poluído não só o nosso cinema, como a nossa sociedade. Se isso vai acontecer? Acho praticamente impossível. Não sei nem como os velhinhos da acadêmia não morreram de infarto ao ver a Margot Robbie pelada?!?


'O Lobo...' é um filme para ser assistido por quem tem culhões. Se você fica chocadozinho com qualquer coisa que fuja "dos padrões da moral e do bom costume" é melhor mudar de sala e  ir assistir Chapeuzinho Vermelho, mas saiba, vai perder um filme do caralho!

Um comentário:

  1. Olá, Salvalaio! Não assisti a muitos filmes de Scorsese, mas "de Olhos bem fechados" já mostra cenas chocantes, embora não em close. Gosto dele, é ousado. Ótimos atores. Pretendo assistir ao filme. O interessante é que, com tantos detalhes já expostos, continua instigante. Mas aviso: devia ter limitado o comentário à nudez explícita (já estou até preparando a "máscara" para encobrir a vergonha). Brincadeirinha!. Agradecemos os esclarecimentos, pois em "Cisne Negro" talvez muitos desavisados tenham passado por "saia justa". Abração.

    ResponderExcluir