sábado, 21 de junho de 2014

NÃO VAI TER COPA?

Frase mais lida/ouvida do ano: Não vai ter copa. Não vai ter copa? Hum... Tem copa. Terá copa. O que será que as pessoas que falavam/escreviam que não teriam copa pensavam? Em rebelião? Caos? Cancelamento à força do torneio? Incapacidade do país? 


E porque não haveria de ter copa?

Será que é porque o país é uma droga? Bem... Se for por isso com copa ou sem copa o país é uma droga. Sem saúde, educação, segurança e blá, blá, blá... Ter uma amontoado de camaradas de diferentes nacionalidades correndo de lá pra cá atrás de uma bola não diferenciará este panorama. Gostaria até que realmente pudesse mudar (o panorama), pois, pelo menos, teríamos um norte de como realmente mudar esse país. Mas este, infelizmente, não é o caso.

Muita gente apontava para a seguinte pintura: Os milhões destinados aos estádios em vez dos milhões para, por exemplo, hospitais. Será que não conhecemos tão bem assim nosso país? Alguém realmente acha que o money destinado à construção das arenas seria usado para fazer hospitais? Oras... Deveria ser assim, mas não o é. Fato. Sejamos realistas.

Logo remar contra o torneio depois de já tê-lo sob sua responsabilidade é (olha que paradoxal) irresponsabilidade.

O fato, mais uma vez ele, o fato, é que a copa começou e para surpresa de alguns tem se configurado como um sucesso. Sucesso de público, animação, hospitalidade, segurança, cobertura e, pasmem, organização.


Se os estádios estão 100% prontos? Não sei, mas provavelmente ninguém ficou, ou ficará, sentado em uma viga, ou dependurado em um andaime. Tenho visto ou lido pouco sobre problemas, até mesmo da imprensa que se põe contra o mundial. No mais, vocês acham que os não vai ter copa não estariam bradando aos quatro ventos se estivesse algo relevante mente errado acontecendo? 

Aliás porque não bradamos quando o Lula, em 2007, quis a copa? A culpa é da FIFA? Nada. A culpa, se o teve, é do Lula. É dele, e somente dele. Ninguém protestou nessa época... 

Já em 2014 os protestos estão aí, menos incisivos do que se pressupôs e é legal que apesar da pouca adesão eles estejam, pois, ao contrário do que se parece, partidários da copa não estão contra o país e sua evolução. Pelo contrário até, queremos copa e também queremos um país melhor.

Porém definitivamente uma coisa não anula a outra. Na verdade uma coisa devia era acrescentar a outra. O que falta aos protestantes da copa: Sensibilidade ou inteligencia? Estamos no mesmo barco pô. Eu também quero hospital melhor, mas fazer o dedo do meio para o ônibus da seleção é só falta de educação mesmo (em todos os sentidos).

Mandar a presidente tomar no cu? Ah. Para! Quer fuder a Rousseff? Vote no Aécio, Campos, Pastor Everaldo ou nulo nas eleições, mas, por favor, não me façam passar vergonha em rede mundial. Venhamos e convenhamos mostrar posição política em campo de futebol não nos dá muito crédito né?!?

Tem gente que acha, olha só, que compramos a copa. Que engraçado então ver os outros 341 jogadores das outras seleções igual a bobos se matando atrás da brazuca. Tontos. Até empatamos com o México para disfarçar... O quanto de chá e paella pagamos a Inglaterra e Espanha para nos entregar a paçoca? Deve ter sido muito. A impressa mundial é fraca mesmo. Nenhum, absolutamente nenhum repórter do mundo, conseguiu este furo de reportagem: A entrega da copa. Essa imprensa mundial é muito fraca mesmo...


Compramos a copa para garantir a reeleição de Dilma. Em 98 (reeleição de FHC) e 2006 (de Lula) não precisamos. Será que não é melhor, então, para Dilma, perdermos o torneio? Acho que daria mais sorte.

A verdade é que a cada jogo, a cada close na torcida, a cada "eu sou brasileiro com muito orgulho e amor..." e a cada dia sem atropelos, eu ratifico: Sim, temos copa! Sim, temos copa! E sim, temos copa!

Um dia vamos apender a protestar certo, na hora certa e pelos motivos certos. Vamos aprender...


A crônica que você leu acima foi escrita por Sandro Bahiense. Ele é professor e amante das coisas que envolvam escrita. Lançou em 2008, em parceria de Ricardo Salvalaio e de mais 7 colegas poetas, a coletânia de poesias "8 Vezes Poeta", trabalho em que pôde expor um pouco de seus sentimentos e arte. Em 2013 lançou a coletânea de contos 'Quem conta um conto...' livro que está a disposição no site do Recanto das Letras. Ficou conhecido entre os colegas da UFES por fazer uma crônica para cada um deles. Além de crônica e poesia, Sandro também escreve artigos de opinião, contos e máximas. Tais trabalhos podem ser vistos em seu próprio blog cujo endereço é http://sandrobahiense.blogspot.com/. Sandro trabalha também, claro, neste blog como um dos colunistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário