terça-feira, 4 de novembro de 2014

CRÍTICA DO FILME 'O APOCALIPSE'

Nesta semana estreou nos nossos cinemas 'O Apocalipse' novo filme do astro Nicholas Cage e o Outros 300 esteve lá para assistir. Saiba mais sobre o filme lendo a matéria completa.

Por Sandro Bahiense

O Apocalipse

O inimigo dos críticos
Filmes de cunho religioso são sempre os mais criticados pelos especializados

Se zapendo pela internet você parou aqui é sinal que está interessado, de fato, em saber o que os outros acharam de 'O Apocalipse'. Suponho também que tenha ido em outros sites, especialmente nos "especializados" como o Adoro Cinema e o Omelete, por exemplo. Se foi neles primeiro deve ter lido as piores coisas do mundo sobre o filme. 

Já havia levantado essa perspectiva em outra ocasião aqui no blog. Os críticos especializados esperam sempre um 'E o Vento Levou...', 'Cidadão Kane', ou 'O Poderoso Chefão' a cada filme lançado. Como é impossível que um raio caia duas vezes no mesmo lugar, obviamente os lançamentos não conseguem alcançar tal patamar e, via de regra, são execrados por eles.


Contudo alguns são as "vítimas" principais dos especializados: Os nacionais, as comédias rasgadas e os filmes religiosos. E toda essa falácia é para afirmar categoricamente que escreverei o oposto deles a partir de agora na crítica de 'O Apocalipse'.

A birra dos especializados, no caso, é o discurso dogmático e a indução a qual o filme é discorrido. Oras, é um filme que trata da religião Cristã e como tal, claro, deve ter esse viés, assim como comédias tentam induzir o riso, o terror induzir o medo, e assim por diante...


A trama

Cage vive um piloto de avião (Rayford Steel) que é pego em pleno voo pelo arrebatamento - fenômeno previsto na Bíblia em que os fiéis escolhidos para entrar no Paraíso são tirados da Terra à véspera do Apocalipse. Como o piloto é adúltero, ele acaba deixado para trás com o resto dos pecadores

A crítica, hã, digamos, filosófica do filme

'O Apocalipse' é obviamente um filme religioso que visa, efetivamente, pregar a religião Cristã e fugir disso seria bobagem. Contudo o fato de se tratar de um filme religioso não o faz em momento algum exclusivo à quem segue tais preceitos.

Sem pré e preconceitos antecipados é possível que qualquer individuo seja de qual religião (ou de nenhuma) for, assisti-lo e achar nele um bom divertimento e um drama razoável.


Deixados para trás

Conheço a série de livros 'Deixados Para Trás', pois acho a passagem da Bíblia que trata sobre o arrebatamento muito interessante. Garanto, se deixares de lado a questão didática da coisa, que terás uma diversão de primeira.

Tanto que a série de livros virou, nos anos 2000, uma série de filmes protagonizados por Kirk Cameron que envolveu nesta ordem: O arrebatamento, os sete anos, e o juízo final. Estes filmes, de fato, são terrivelmente ruins.

'O Apocalipse' é um refilmagem mais moderna e com nova língua do fenômeno do arrebatamento, passagem que evidentemente nos trás curiosidade. Dentro deste viés o assunto abordado pelo filme é muito interessante e reflexivo (repito: deixe a pregação religiosa de lado).

O Apocalipse - Foto

Desde o início do fenômeno até a descoberta do ocorrido pelos personagens temos várias figuras em dúvidas e em temor. Daí temos um filme que relata uma sociedade em pânico que se entrega à selvageria, violência e questionamentos. 

A crítica técnica

Tecnicamente é um filme ruim. Alguns efeitos especiais são absurdamente ridículos (a foto da família de Ray foi horrivelmente montada) e as cenas envolvendo o avião parecem terem sido feitas por uma criança de sete anos no paint brush. A edição é absurda e as cenas que envolvem a passagem da filha de Ray pela cidade é terrivelmente mal feita, com cortes e passagens de tempo estranhos e canhestros. 

O roteiro não deixa dúvida - quem "fechou" com Deus se salvou, que não compactuou com Sua mensagem ficou e ponto. Não houve tempo, ou vontade, de explicar os porquês e de fundamentar as vontades de nosso criador. Tanto que os personagens principais no avião são exageradamente caricatos: Temos o jogador compulsivo, a viciada em drogas, o ateu, um muçulmano e ambicioso... Em suma, a escória da sociedade.

Os diálogos são desnecessariamente didáticos e impositivos e a cena em que finalmente Ray deduz que houve o arrebatamento é simplesmente ridícula. Imaginar que as pessoas levaram seis horas para levantar essa hipótese foi dose.

Apesar dos pesares, volto a repetir, se você deixar algumas dessas questões de lado 'O Apocalipse' é um divertimento (e não mais do que isso) bacana. Atenção! NÃO é um filme de ação, ok?


Em defesa de Nicholas Cage

É claro que os especializados sentaram o pau no Nicholas Cage, alguns, até, apontando que ele tenha chegado ao fundo do poço. Será?

Como se sabe o público Cristão é um público fiel, ávido por produtos que os atraiam e cujo seu nicho é pouco aproveitado. A sala cheia em uma terça-feira, as 16:00, mostra que Cage não é nada bobo. 

A arrecadação deste filme - e de sua possível série - deve valer bastante a pena. Com milhões no bolso acho que os chiliques do Adoro Cinema e do Omelete pouco incomodarão Cage. Quem terminará melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário