quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SERRA: FESTA DE SÃO SEBASTIÃO E SÃO BENEDITO EM NOVA ALMEIDA


Missas, fincada de mastro, procissão marítima e congo fazem parte da festa

Mais uma festividade do Ciclo Folclórico e Religioso está sendo organizada na Serra. Desta vez, o secular distrito de Nova Almeida prepara-se para comemorar São Sebastião, celebrado em 20 de janeiro, e festejado juntamente com São Benedito. Puxada, Fincada do Mastro, Procissão Marítima, espetáculo pirotécnico, desfile de bandas de congo e shows fazem parte da festa, que tem apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura da Serra (Setur). 

A Festa começa no dia 17, com três dias de missa, de 17 a 19, celebrada às 19h30, na comunidade São Sebastião, no bairro Boa Vista I, (Poço dos Padres), próxima à Igreja de Reis Magos. Na sexta, 18, a partir das 20 horas, no palco montado na  praça da Igreja Reis Magos, o grupo de pop rock Sandero abre os shows.
No sábado, 19, acontece a Escondida dos Mastros, que serão trazidos no dia seguinte por barcos em procissão marítima, para serem fincados em frente à Igreja de Reis Magos.
Também no sábado, a partir das 18h30, as Bandas de Congo Mirim se concentram na rua José Arcanjo de Lima, futura Passarela do Congo, para o tradicional desfile para o Desfile. De lá, o cortejo festivo, acompanhados de uma pequena réplica do navio Palermo, desfila pela rua cantando músicas do cancioneiro popular, fazendo percussão com tambores e casacas. Os estandartes dão um colorido especial à festa. O trajeto desce pela Avenida Noroeste e retorna à Igreja Reis Magos. À noite, a partir das 19 horas, é a vez de o grupo Cheiro da Cor subir ao palco, tocando repertório da axé music.

Ponto alto –  O ápice dos festejos acontece no domingo, 20, dia de São Sebastião, com missa às 18 horas, encontro das bandas de congo, procissão marítima e shows. Bandas de congo da Serra e convidadas de Vitória e Cariacica começam a se concentrar por volta das 18 horas, na praça da Igreja Reis Magos. Após a chegada das bandas de São Benedito e São Sebastião, da comunidade de Nova Almeida, todos seguem para o caís (saem da Praça de Reis Magos, passam  pela rua José Belarmino Sobrinho, contornam na escola Virgínio Pereira e  passam no centro), levando a réplica do navio Palermo, que tem o nome dos dois padroeiros. Os festeiros aguardam a chegada da procissão marítima e recolhem os mastros esculpidos em madeira guanandi, para serem fincados.
Em seguida, todo o cortejo – bandas de congo, banda de música, público e réplica do navio - segue para a cabeça da ponte velha, volta pela avenida Colatinense, pega a Avenida Noroeste e entra na rua Capitão Calmon, seguindo para a Igreja de Reis Magos.
Por volta das 21 horas, ocorre a Fincada dos Mastros, com show pirotécnico em frente à Igreja de Reis Magos. O espetáculo dura aproximadamente oito minutos e terá como base torres montadas na parte de trás da Igreja e Residência de Reis Magos. O show provoca efeitos visuais variados que, somados à amplidão do espaço, potencializa a beleza e podem ser apreciados de toda a região de Nova Almeida.

Informações: Zelita Viana (zelita@serra.es.gov.br)

Foto: Edson Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário