terça-feira, 22 de janeiro de 2013

TUDO SOBRE 'JOÃO E MARIA - CAÇADORES DE BRUXA' QUE ESTREIA NOS CINEMAS NESTE FIM DE SEMANA

Divulgação

'João e Maria - Caçadores de Bruxas' estreia nesta sexta
Longa atualiza o famoso conto de fadas, trazendo personagens 15 anos após a história da literatura

Não é de hoje que os contos de fada rendem versões de sucesso para o cinema. Clássicos da Disney como "Branca de Neve" (1947) e "CInderela" (1950) comprovam que o flerte entre a literatura infanto-juvenil e a sétima arte é antigo. No entanto, nós últimos anos, são cada vez mais frequentes em Hollywood os lançamentos de obras que modernizam essas velhas histórias, atraindo também o público adulto. Nessa seara, filmes como "A Garota da Capa Vermelha" e "A Fera", de 2011, e "Espelho, Espelho Meu" e "Branca de Neve e o Caçador", ambos de 2012, são apenas alguns exemplos mais recentes. 

No embalo dessa tendência da cultura pop, a história de Hansel e Gretel – ou João e Maria, como são conhecidos no Brasil – ganha agora sua versão cinematográfica, com estreia nesta sexta-feira. "João e Maria – Caçadores de Bruxas", traz a continuação do clássico conto dos irmãos Grimm, 15 anos após os irmãos escaparem da prisão de uma bruxa. Jovens, eles passam a caçar essas magas do mal para manter a paz.

O trailler do lançamento já entrega o espírito do filme: muita ação, lutas, suspense e um roteiro com clima sombrio e humor sarcástico. Como personagens principais, estão o norte-americano Jeremy Renner ("Guerra ao Terror" e "Os Vingadores") e a atriz britânica Gemma Arterton, conhecida por "Fúria de Titãs" e "007 – Quantum of Solace". 


Herói

O paulista Alexandre Callari, autor dos livros "Branca de Neve – Os Contos Clássicos" e "Apocalipse Zumbi", afirma que o filme de João e Maria é um exemplo clássico da antiga fórmula usada pelos estúdios de transformar personagens dos contos em grandes heróis, valendo-se de atores que estão em ascensão na indústria.

"Há uma tentativa clara de transformar um personagem de ‘domínio público’, inseri-lo em outro contexto e torná-lo um salvador em um longa de ação. Às vezes dá certo e os estúdios lucram, como em ‘Sherlock Holmes’ (2009 e 2011). Outras, não, como em ‘Van Helsing’. Além disso, existe a aposta no ator do momento", diz. No caso de Renner, ele ganhou ainda mais destaque depois do Oscar para "Guerra ao Terror" e do sucesso de bilheteria de "Os Vingadores" (em que vive o Gavião Arqueiro) e "O Legado Bourne". 

O escritor acredita que o sucesso da saga "Hary Potter" pode ter aberto os olhos do mercado para esse nicho. "Existem algumas ondas na cultura pop que chegam juntas, como o universo de magia, os vampiros, e agora os zumbis, que fazem bastante sucesso", teoriza.

Dos livros infantis para o cinema

Oz - Mágico e Poderoso
O filme do diretor Sam Raimi ("Homem Aranha") é inspirado no livro de 1939 e tem estreia no Brasil marcada para 8 de março (foto ao lado). Mostra as origens de Oscar Diggs (James Franco), quando era ilusionista de rua, e vai parar em uma terra mágica. Na Terra de Oz, encontra três bruxas: Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams).

Jack - O Caçador de Gigantes
Estreia do diretor Bryan Singer (da franquia "X-Men" e de "Operação Valquíria") no cinema 3D, o filme atualiza a história "João e o Pé de Feijão". Na trama, o jovem fazendeiro Jack (Nicholas Hoult) é enviado à terra dos gigantes para resgatar a princesa (Eleanor Tomlinson). Ewan McGregor, Bill Nighy e John Kassir são alguns dos nomes do elenco. A estreia no Brasil está prevista para 29 de março.

Tarzan
O personagem criado em 1912 pelo escritor Edgar Rice Burroughs já teve mais de 30 adaptações, entre elas três desenhos da Disney. Agora, o fortão criado na selva por gorilas , vivido por Kellan Lutz ("Crepúsculo"), une-se a Jane para enfrentar um mercenário que assumiu a empresa de seu pai. Estreia em outubro. 

Dorothy de Oz
Um dos contos de fadas mais populares do mundo, "O Mágico de Oz" dá origem a outro filme neste ano. O musical, ainda sem data de estreia, traz Dorothy (com voz de Lea Michelle, de "Glee") de volta a Oz com seus velhos amigos, o Espantalho, Homem de Lata e Leão Covarde para deter o Bobo da Corte de usar o poder da varinha da Bruxa Malvada do Oeste. 

Malévola
A Disney adiou para julho de 2014 o lançamento de "Malévola", a história da vilã de "A Bela Adormecida" (1959), uma das mais famosas dos contos de fadas. O filme conta a história da jovem com asas negras interpretada por Angelina Jolie (foto ao lado). Depois de sofrer uma traição, ela transforma seu coração em pedra. Determinada a se vingar, enfrenta uma batalha contra o rei dos humanos e, como consequência, amaldiçoa sua filha recém-nascida, Aurora (Elle Fanning). 

João e Maria - Caçadores de Bruxas
Estreia: Sexta-feira. Horários e salas ainda não definidos.

Retirado de: A Gazeta

Um comentário:

  1. Ja vi o Filme, muito bom espero que tenha o 2, porque foi muito bom e deixou a desejar uma historia ainda maior, uma guerra com maiores poderes !.!

    ResponderExcluir