segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

FOO FIGHTERS: DAVE GROHL COMPLETA 44 ANOS HOJE



Dave Grohl, o cara mais legal do Rock ‘n’ Roll, completa hoje 44 anos


Dave Grohl, ex-baterista da banda Nirvana e atual vocalista e guitarrista dos Foo Fighters, completa hoje 44 anos. O grande músico também toca ocasionalmente nas bandas Them Crooked Vultures e Queens of the Stone Age, além de ter tocado com gente de peso, tais como Paul McCartney, Tom Petty, Rush, Slash, Queen, Peter Frampton, entre outros.


Biografia


Desde cedo tocava bateria em muitas bandas punk, e aos dezesseis anos, no começo da década de 1980, entrou para a banda Scream. A primeira vez que Dave viu o Nirvana tocando foi durante uma turnê européia do Scream. Depois, com a turnê cancelada, término da banda Scream e ainda alguns problemas financeiros ele ligou para Buzz Osbourne, um amigo que conhecia Kurt e Krist, pegou o telefone de Krist, ligou para ele e foi para Seattle. Chegando, tocou com os dois, que na época tocavam, provisoriamente, com Dan Peters, baterista do Mudhoney. Kurt e Krist perceberam que ele era o baterista que eles estavam procurando e Dave entrou para a banda.

Em 1992, Grohl grava a demo Pocketwatch com algumas composições suas, sob o pseudônimo de Late!


Em 1994, com a morte de Kurt Cobain, a banda acabou. Logo em seguida ele se junta a Tom Petty & the Heartbreakers para uma série de apresentações onde é convidado para assumir as baquetas. Dave à principio aceita o convite, mas depois de uma conversa com Tom Petty onde Dave fala sobre algumas musicas que tinha composto desde os tempos do Nirvana, então o próprio Tom Petty admite que ele perderia seu tempo ali com os "velhos" Tom Petty & the Heartbreakers e diz que ele tem um belo futuro pela frente liderando uma banda.

Tom Petty estaria certo e assim Dave, junto com seu amigo Barret Jones entrou num estúdio profissional e gravou algumas coisas que, mais tarde, dariam origem ao primeiro CD do Foo Fighters. Ele gravou todos os instrumentos, fez cem cópias da fita e mandou para amigos. Logo, várias gravadoras se interessaram e, junto com Nate Mendel (baixo), William Goldsmith (bateria), Pat Smear (guitarra), Dave assumiu os microfones e formou o Foo Fighters. Hoje a formação não é mais a original, juntaram-se a Dave e Nate, no lugar de William e Pat, Taylor Hawkins, ex-baterista da Alanis Morissette, e Chris Shiflett na guitarra, sendo que Pat Smear, que se apresentava com a banda desde 2006 como músico de apoio, voltou a ser membro oficial em 2011, com o lançamento do álbum “Wasting Light”.


Como homenagem ao grande artista, confira, na íntegra, 2 grandes shows do Foo Fighters:


Nenhum comentário:

Postar um comentário