domingo, 2 de março de 2014

CRÍTICA DO OSCAR 2014

A 86ª edição do Oscar acabou de chegar ao fim e o Outros 300 faz uma análise da cerimônia e, claro, das premiações. Confira lendo a postagem completa.

Por Sandro Bahiense


Sem surpresas
Oscar premia os favoritos em cerimônia mais 'leve e descontraída'

Não houve grandes surpresas na 86ª edição do Oscar. Aqueles que eram considerados favoritos levaram a estatueta para casa nas suas categorias. 'Gravidade' deu um show nas categorias técnicas, enquanto '12 Anos de Escravidão', 'Cate Blanchett', 'Matthew McConaughey' e 'Alfonso Cuaron' ganharam nas principais categorias. 

Cerimônia leve e descontraída

Ellen DeGeneris comandou uma cerimônia mais leve e, principalmente, menos enfadonha. Dinâmica, a apresentadora imprimiu um ritmo mais ágil e até engraçado ao Oscar o que chamou atenção especialmente nos primeiros minutos.


A possibilidade de termos uma edição com vencedores surpreendentes caiu por terra logo na primeira premiação importante: Jared Leto (foto acima), favorito até o último fio do cabelo, levou como melhor ator coadjuvante (merecidamente, diga-se de passagem).


Daí, enquanto DeGeneris tirava fotos e comia pizza com os atores, e 'Gravidade' abocanhava um prêmio técnico atrás do outro (terminaria a noite com 7), coube a afro-mexicana Lupita Nyong'o (foto acima) levar a estatueta de melhor atriz coadjuvante para casa. Em disputa acirrada com Jennifer Lawrence, a musa negra ganhou seu primeiro Oscar na carreira. Se ela era favorita? Claro que era...


O brasileiro Eduardo Coutinho foi um dos citados na relação dos profissionais do cinema que saíram do ar em 2013/2014 que citou ainda Philip Seymour Hoffman, Paul Walker, e a lendária Shirley Temple (foto de infância acima), morta no ano passado.

'12 Anos de Escravidão' ganhou seu segundo prêmio ao levar o Oscar de melhor roteiro adaptado dado a John Ridley. O roteirista venceu dura batalha contra Terence Miller de 'O Lobo de Wall Street' do qual eu estava torcendo. Se a minha torcida não valeu para o adaptado, eu pelo menos "venci" na de roteiro original, pois Spike Jonze e o seu 'Ela' levou o Oscar pra casa e me deixou muito feliz.

Ao ver o Sidney Poitier adentrar o palco ao lado de Angelina Jolie logo pensei: Ixi, o Oscar vai para o McQueen. Mas esqueci que ele não era o favorito. E não há questão racial que vença a esquemática da Academia. O vencedor? Alfonso Cuaron! Justo? Justíssimo!


Cate Blanchett (foto acima), a barbada da noite, ganhou como melhor atriz, merecidamente, aliás. E olha que não sei porque a fera estava tensa e ansiosa. Alguém nesse mundo duvidava da vitória dela? Matthew McConaughey (foto acima), um discursista de primeira, ganhou como melhor ator (a Academia adora atores bonitões que sacrificam seu físico por um personagem). Merecido apesar de estar torcendo pelo DiCaprio.

'12 Anos de Escravidão' levou como melhor filme. O fato é que a Academia tem o dever de eleger como melhor trabalho de um ano um filme que realmente seja lembrado daqui a dez, cinquenta, cem... Este é o caso de '12 Anos...'. Pode até haver controvérsia se o filme era o melhor ou não dentre os 10 indicados, mas eu duvido que alguém não se lembrará dele no futuro. 

E assim o Oscar chegava ao seu fim, mas... Alguém me diga porque a cerimônia acabou assim, correndo? Que esquisito. Enfim, 2014 foi um ano em que o Oscar foi menos chato, mas ainda não foi dessa vez que foi surpreendente, talvez em 2015. 

Todos os vencedores
Melhor filme
"12 anos de escravidão"

Melhor ator
Matthew McConaughey, de "Clube de compras Dallas"

Melhor atriz
Cate Blanchett, de "Blue Jasmine"

Melhor diretor
Alfonso Cuarón, de "Gravidade"

Ator coadjuvante
Jared Leto, de "Clube de compras Dallas"

Atriz coadjuvante
Lupita Nyong'o, de "12 anos de escravidão"

Roteiro original
Spike Jonze, de "Ela"

Roteiro adaptado
John Ridley, de "12 anos de escravidão"

Maquiagem e cabelo
"Clube de compras Dallas"
Figurino
"O grande Gatsby"

Animação curta
"Mr Hublot"

Animação longa
"Frozen"

Efeitos visuais
"Gravidade"

Curta
"Helium"

Curta de documentário
"The lady in number 6: music saved my life"

Documentário em longa-metragem
"A um passo do estrelato"

Filme estrangeiro
"A grande beleza" (Itália)

Mixagem de som
"Gravidade"

Edição de som
"Gravidade"

Fotografia
"Gravidade"

Montagem
Gravidade

Direção de arte
"O grande Gatsby"

Trilha sonora original
Steven Price, de "Gravidade"

Canção original
"Let it Go", de "Frozen: Uma aventura congelante" – Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez (música e letra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário