terça-feira, 22 de abril de 2014

CRÍTICA DO FILME 'HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO'

Bem... Estava à toa, no feriado, escolhendo uma opção para o "cineminha de Tiradentes". Entre Capitães Américas, Copas de Elite ou Rios, me deparei com o sugestivo título 'Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho'. E Deus (coisas boas assim só podem ser obra de Deus) me guiou e me pôs na sala para ver este filme. E gente... O filme é... Bem, leia a crítica abaixo e veja o que o filme é.

Por Sandro Bahiense

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Vida inteligente na madrugada sétima arte
'Hoje...' é um dos melhores filmes nacionais nos últimos tempos

Esqueçam os filmes idiotas de comédia, esqueçam as pornochanchadas, esqueçam os "favelas movies"... O cinema nacional ainda tem jeito! 'Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho' é a prova que o brasileiro é inteligente, sensível e produtivo. O filme é um dos melhores nos últimos tempos.

A trama

Leonardo (Guilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Daniel: Sensível e genial em sua simplicidade

Um adolescente virgem, gay e cego. Quer combustível maior pra criar um filme meloso, panfletário e ultra piegas?!? Pois é, foi exatamente disso que Daniel Ribeiro, diretor do filme, fugiu como diabo foge da cruz. 'Hoje...' é um filme de - e sobre - relacionamentos, sejam eles entre meninos, meninas, meninos e meninas, meninos e meninos... Sejam eles cegos, surdos ou mudos, afinal todos nós não o somos - ou ficamos - quando amamos?

Leonardo, o protagonista (brilhantemente interpretado por Guilherme Lobo) é um jovem cego que busca sua independência, seja em casa, seja na escola. Para tanto ela conta com a ajuda de Giovana (Tess Amorim, muito bem também) em sua empreitada. A questão é que toda essa luta de Leo é retratada de forma tranquila, sem cenas clichês. Tudo é muito vida real, mais calmo e comum como as coisas são de fato. 

Cena de 'Hoje eu quero voltar sozinho' (Foto: Divulgação)

Quando começa, o filme já mostra Leonardo inserido na escola e em sua sociedade, logo tabus e batalhas iniciais são descartadas o que é até bom. Não há panfletagens, pois os personagens poderiam sermos nós mesmos, ou novos vizinhos ou amigos. Também não há julgamentos, nem certos e errados, afinal todos somos seres errantes na vida não é?

A chegada de Gabriel (Fábio Audi, menos intenso que Guilherme e Tess) traz a 'Hoje...' um ar de romance de descoberta com a nuance que a cegueira de Leo, obriga o trio (sim, Giovana está mais envolvida na estória do que se supõe) use artifícios menos comuns ao jogo de sedução habitual à molecada. O toque e a fala tornam-se imprescindíveis e requerem uma confiança ímpar do trio de um para com o outro.

Foco no amor

Há quem sinta falta de mais preconceitos, mais bullyings, mais brigas e tabus. Daí é importante salientar que o filme de Ribeiro é sobre o amor e sua descoberta e não sobre a idiotice humana. Isso fica bem claro na tocada a qual o diretor leva o seu filme. Tudo é muito tranquilo, casual e comum, como se estivessem acontecendo na pracinha de seu bairro ou na escola de seus filhos.  A fotografia e a trilha sonora do filme são um brinco. Tudo é muito bem cuidado e se torna genial perante a simplicidade a qual é feito.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho – Crítica

Aliás, tudo é feito com muita delicadeza e nenhuma cena pretende constranger o espectador que, presumi-se, já está tão envolvido com o filme que nem percebe uma ou outra escorregadinha no roteiro e na edição.

Como bônus, além do bom trio de protagonistas, temos uma Selma Egrei afinadíssima (sua interpretação na série 'Sessão de Terapia' já ratificava seu bom momento) em um elenco todo bem trabalhado.

Perdoem minha empolgação no cabeçalho deste crítica, mas é que o cinema nacional tem estado tão poluído por tranqueiras que, quando surge um 'Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho', a gente acaba se animando demais. Ah, mas o filme é bom mesmo hein, não é só fogo de palha.

Como todo filme ótimo 'Hoje...' está nos principais cinemas do shopping não é? Não, não está. Está somente no bucólico Cine Jardins em sessões nos horários 17:15h, 19:15h e 21:15h, todos os dias, na sala 2. Mas vale a força e a batalha de conseguir estacionar em Jardim da Penha, pois o filme é excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário