sábado, 5 de abril de 2014

TEATRO CARLOS GOMES RECEBE PERFORMACE DE ENCERRAMENTO DO 1º VOE.

O 1° VOE - Vitória Ópera Estúdio é um programa intensivo de formação e aperfeiçoamento profissional para estudantes da área de ópera e profissionais em começo de carreira, realizado pela COES - Companhia de Ópera do Espírito Santo

Na próxima segunda-feira (7), como conclusão do programa, as cenas trabalhadas serão apresentadas no Theatro Carlos Gomes. Esta apresentação foi orientada pela diretora cênica brasileira Livia Sabag (Foto ao lado) (2012 ganhou o prêmio de melhor diretora cênica de ópera do Brasil), pelo pianista Fábio Bezuti e pelo cenógrafo Nicolás Boni. Livia Sabag atualmente reside em Lisboa e Fábio Bezuti reside há mais de 10 anos em NYC.

Com a direção geral de Tarcísio Santório e Coordenação Artístico - Pedagógica de Livia Sabag, em sua 1a edição, o VOE selecionou o total de 20 participantes e 10 ouvintes para 4 cursos e 2 masterclasses que foram realizados entre março e  de abril de 2014 com mais de 100 horas/aula.

Um dos principais focos das atividades desta primeira edição do VOE foi o trabalho de interpretação musical e teatral dos cantores, trabalhados a partir do de trechos selecionados de duas óperas do compositor ítalo-americano Gian Carlo Menotti - Amelia al Ballo e The Medium.

Outros pontos importantes do programa foram os cursos de cenografia e piano para ópera assim como o trabalho de dicção de italiano e inglês para o canto.

Sinopse Ópera The Medium:

A peça de autoria de Gian Carlo Menotti e traduzida para o português narra a história de madame Flora, personagem que se apresenta como médium e que não tem escrúpulos ao lidar com os clientes. A partir de uma situação que acaba abalando a confiança dela, a mulher passa por mudanças que quase a levam à loucura.
Elenco The Medium

Baba: Symara Feitosa | Monica: Luana Shaeffer | Ms Gobineau: Isabella Luchi | Mr Gobineau: Eduardo Santa Clara | Nolan: Priscila Aquino | Tobby: Tadeu Schneider | Uma Voz desconhecida: Laura 
Valladares

Sinopse Ópera Amélia al Ballo:

Amelia, uma jovem socialite rica, prepara-se para o primeiro baile da temporada. No entanto seu marido descobre que ela tem um amante e se recusa a acompanhá- la, a menos que ela lhe diga o nome do traidor. Quando Amelia finalmente revela que seu amante é o vizinho bigodudo do andar de cima, o marido ciumento sai à procura do outro determinado a matá-lo, gerando um grande tumulto. Avisado por Amelia, o amante vai para o apartamento dela, planejando uma fuga a dois, mas acaba sendo surpreendido pelo marido. Desesperada e obcecada por ir ao baile, ela se descontrola e  quebra um vaso na cabeça do marido. Quando a polícia chega, Amelia depõe contra o amante, acusando-o de ser um ladrão desconhecido que havia entrado no apartamento e atacado o seu marido com o vaso. Este é levado para o hospital, o amante é preso como ladrão, e Amelia consegue a façanha de ir ao baile? acompanhada pelo chefe de polícia!

Elenco Amelia al Ballo

Amelia: Flávia Albano | Marido: Célio Souza | Amante: Martin Fernandez | Narrador: Tadeu Schneider

Sobre os Cursos:

- Preparação e Performance do Pianista na Música Vocal com Fábio Bezuti
- Interpretação de Texto e Música na Ópera com Fábio Bezuti 
- A Construção da Performance Cênica do Cantor de Ópera com Livia Sabag 
- Cenografia para Ópera com Nicolás Boni
- Masterclass Fernando Portari
- Masterclass Jocelyn Dueck

Serviço:

Performace de Encerramento do VOE - Vitória Ópera Estúdio, Óperas: The Medium e Amelia al Ballo.
Data: 07 de abril de 2014
Horário: 20h
Entrada Gratuita
Classificação 10 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário