quinta-feira, 24 de abril de 2014

HOMENAGEM AO DIA CHORINHO SEXTA EM VITÓRIA

Sexta-feira acontecerá uma homenagem ao dia do chorinho. Apesar de ter acontecido nesta quarta, será nesta sexta, no Morro dos Alagoanos, que teremos o melhor do samba do estado e país. Saiba mais lendo a matéria completa.

Por Erik Oakes

Homenagem ao choro no Morro dos Alagoanos

Evento acontece na sexta-feira (25), no Morro dos Alagoanos, com três grupos do gênero


O Dia Nacional do Choro foi nesta quarta-feira (23), mas ainda dá tempo de celebrar a data e curtir o ritmo em um de seus redutos mais tradicionais na capital capixaba. O Encontro de Chorinhos e Chorões chega a sua 11ª edição levando três atrações locais ao Morro dos Alagoanos, em Vitória.

“Somos a única cidade do Brasil que celebra a data desde que foi instituída, em 2000”, comemora o agitador cultural Raimundo Oliveira, explicando o motivo do festival ser realizado fora da data neste ano. “Excepcionalmente em 2014 realizamos o festival na sexta-feira porque o Dia Nacional do Choro foi numa quarta. Queríamos fazer o evento mais próximo do fim de semana para o público aproveitar melhor”, detalha.

Entre as atrações, estão os grupos Harmonia, Carne de Gato e Samba Choro Pop Som. Sucessos do gênero, considerados hinos, como “Tico-Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu), “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), “Noites Cariocas” (Jacob do Bandolim), “Carinhoso” e “Lamento” (Pixinguinha) estão garantidos na festa.

“Esta é uma data de valiosíssima importância para a música. Ela faz uma homenagem a um gênero totalmente brasileiro, se não o primeiro. É inconcebível falar de grandes artistas de hoje sem mencionar Cartola, Chiquinha Gonzaga, entre outros”, destaca Raimundo, que cita alguns nomes que já vieram a Vitória para outras edições do Encontro de Chorinhos e Chorões.

“Ataulpho Alves de Souza Júnior, filho do grande Ataulpho Alves; Elena Bittencourt, filha de Jacob do Bandolim (morta em 2011) e o cavaquinista Henrique Cazes já estiveram no encontro”.
Além da boa música, o evento terá barraquinhas de comida e artesanato.

Raimundo aproveita para adiantar sobre outro tradicional evento do gênero, o Festival de Música de Botequim (Femusquim), que neste ano será realizado em outubro. “O Femusquim está a mil por hora. Este ano teremos oito bandas homenageando Dorival Caymmi, podendo ser duas nacionais”.

Encontro de Chorinhos e Chorões

Quando: sexta-feira (25), a partir das 20h.
Onde: Praça Antonio Trajano dos Santos, no Morro dos Alagoanos (em frente ao campo de futebol).
Atrações: grupos Harmonia, Carne de Gato e Samba Choro Pop Som.
Entrada franca.
Informações: (27) 99966-7785.
Retirado de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário