quinta-feira, 16 de junho de 2011

O BLOG

OUTROS 300


  Eu Sou Trezentos (Mário de Andrade)

Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cincoenta, 
As sensações renascem de si mesmas sem repouso, 
Ôh espelhos, ôh! Pirineus! ôh caiçaras! 
Si um deus morrer, irei no Piauí buscar outro!


Abraço no meu leito as milhores palavras, 
E os suspiros que dou são violinos alheios; 
Eu piso a terra como quem descobre a furto 
Nas esquinas, nos táxis, nas camarinhas seus próprios beijos!


Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cincoenta, 
Mas um dia afinal eu toparei comigo... 
Tenhamos paciência, andorinhas curtas,
Só o esquecimento é que condensa, 
E então minha alma servirá de abrigo.



300 é uma Graphic Novel de 1998, que foi publicada originalmente em cinco edições pela editora Dark Horse (no Brasil, pela Editora Abril, utilizando o mesmo formato sob o título Os 300 de Esparta). A história tem roteiro, desenho e arte-final de Frank Miller e foi pintada por Lynn Varley. Em 2006, a Dark Horse tinha planos de relançar 300 num único volume no formato horizontal (widescreen) como a obra foi planejada para ser publicada, no entanto, isso não foi possível. A Graphic Novel descreve a Batalha das Termópilas, ocorrida em 480 a.C., quando 300 guerreiros espartanos comandados pelo Rei Leónidas lutaram até a morte para refrear o avanço do exército persa do Rei Xerxes no território grego. O combate atingiu o status de lenda, face à enorme desproporção entre as forças espartanas e persas. Em 2007, chega aos cinemas o filme 300, baseado nesta Graphic Novel.

No livro Dom Quixote (1605), de Miguel Cervantes, o personagem principal afirma a seu escudeiro Sancho Pança que ele era “fidalgo de solar conhecido, de posses e propriedades, e de merecer quinhentos soldos”. Antes disso (1587), em diálogo que faz parte da peça Filodemo, de Camões, um personagem diz: “Dionísia, a mais formosa dama que nunca espalhou cabelos ao vento, é filha de não sei quem”, e ouve em resposta “Esses são outros quinhentos!”. Daí em diante a expressão “são outros quinhentos” passou a ser usada para dar a entender que as coisas não são bem como a gente pensa, e isso continua sendo feito até hoje.

O nome desse blog se baseia na Grapfhic Novel 300, de Frank Miller, no ditado “isso são outros 500”, o qual adaptamos para 300, tendo em vista que somos um grupo, e no poema “Eu sou 300”, de Mário de Andrade (epígrafe desse texto). Assim sendo, o objetivo do referido blog é a divulgação, apreciação, indicação e critica dos mais variados segmentos culturais tupuniquins e multinacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário