domingo, 26 de outubro de 2014

'AS QUATRO ESTAÇÕES' 25 ANOS

Um dos discos mais importantes da história do rock nacional, 'As Quatro Estações' completa hoje 25 anos. Confira abaixo uma crítica acerca do álbum onde listamos alguns motivos para afirmar categoricamente que você deve ouvi-lo.

Por Sandro Bahiense


Uma Legião para todos
'As Quatro Estações' se revela como um disco para todas as idades e gostos

Quando temos a herculinea missão de elencarmos os melhores disco da mítica banda Legião Urbana, normalmente colocamos o ótimo 'As Quatro Estações' em posição de coadjuvante. Isso porque, talvez, o cd seja o mais universal de todos da banda, ficando relegado a segundo plano em comparação aos essenciais 'Que País É Este?' e 'Dois'. Então 'As Quatro...' é um disco ruim, desinteressante? Não! Longe disso! E direi porque.

Quando outros discos da Legião são colocados à frente de 'As Quatro...' isso se dá, principalmente, porque a essência da banda é mais vista nestes discos. Já em 'As Quatro...' álbum de rock com a maior vendagem da história da música brasileira, Renato Russo, Dado Villa-Lobos, e Marcelo Bonfá aproximam sua relação com o pop, com melodias mais dançantes, animadas e com letras mais simples, universais e menos densas.

Não que o disco não tenha grandes momentos, histórias comoventes e as habituais pérolas de Russo, mas tudo aqui é posto de forma mais leve o que permite que não só fãs apreciem o trabalho. 'As Quatro Estações' é um disco para todos.

Não que essa tenha sido a intenção da banda. Mas o processo acabou parecendo mais do que esperado após todo o doloroso caminho que veio desde a saída de Renato Rocha até o impacto sucesso do intenso 'Que País é Este?'. O processo de desintoxicação de 'Que País...' fez Renato Russo se entender sexualmente e ébriamente. Do resultado disso surgiram letras mais amplas, com figuras de linguagens e metáforas.


Troca-se o discurso direto do disco 3 e entram em ação subjetividades e lirismos e este é o primeiro ponto a favor do álbum. O que era dito nem sempre era tudo do que se queria dizer e as entrelinhas e os não ditos ganham suma importância. 

Assuntos polêmicos, com isso, ganham uma abordagem menos agressiva. 'Há Tempos', música que abre o cd, fala a respeito de uso de drogas, problemas na adolescência e solidão e não a vejo na lista de músicas mais dramáticas do mundo. 'Meninas e Meninos', claro, faz referência a bissexualidade de Russo. Mas como levar essa informação em consideração quando temos um refrão recheado de nomes de santos? Esse é outro ponto a favor deste disco. Tanto você pode captar e trazer pra si o belo conteúdo das letras, quanto pode só ouvi-lo por simples e mera diversão.

A banda levou "somente" quatro disco para finalmente se afirmar musicalmente. 'As Quatro...' é um disco maduro melodisticamente. Foi nesse trabalho que finalmente letra e melodia se fundiam, e se dividiam com qualidade.

A maturidade nas composições de Renato Russo era evidente. Super letras como de 'Maurício', 'Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar' (minha favorita do disco) e 'Sete Cidades' dão prova disso. Os paradoxos de 'Eu Era um Lobisomen Juvenil' e '1965 (Duas Tribos) mostram um autor maduro e no ápice criativo. O intertexto na maravilhosa 'Monte Castelo' é um a parte e o grande momento do disco, que ainda conta com a bucólica 'Feedback Song For a Dying Friend' para fechar com chave de ouro.

Esqueci de algo? Ah sim tinha uma última música, uma tal de 'Pais e Filhos'. O teor: Um suicídio de uma adolescente. E relembrando o que falei de 'Há Tempos', não a vejo na lista de músicas mais dramáticas do mundo. A composição é umas mais famosas em todo o país até hoje e cada um a absorve da forma que lhe convém. Ou você se compadece com a personagem da história, ou só curte uma música lentinha de primeira, ou espera o poderoso refrão. A maioria curte mesmo o refrão (que é lindo, que fique claro).


Em suma, o disco é bem escrito, tocado e com conteúdo, mas permite com que os tratamos como leve, de entretenimento. Um belo trabalho! Você deve ouvi-lo e, de preferência, no volume máximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário