sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CRÍTICA DO LIVRO 'FELICIDADE ROUBADA' DE AUGUSTO CURY

'Felicidade Roubada' é a nova aventura de Augusto Cury no mundo da literatura. Dessa vez, contudo, Cury escreve um romance para tratar de um delicado assunto: A síndrome do pânico. Saiba mais sobre o livro e confira nossas impressões sobre ele lendo a matéria completa.

Por Sandro Bahiense


Uma linguagem simples
Bom romance serve de pano de fundo para falar acerca da síndrome do pânico

'Felicidade Roubada' traz tudo aquilo que os fãs de Augusto Cury pedem: Uma linguagem simples, direta, e boas dicas acerca de como se dar com um dos maiores males do mundo moderno, a síndrome do pânico. Contudo há um bônus, isso tudo vem junto a um interessante romance.

A trama

A história fala sobre o Dr. Alan Alcântara, um neuro cirurgião bem sucedido que é um dos sócios do mais renomado hospital da cidade. Porém, durante uma cirurgia, o médico é acometido por uma forte crise de pânico, desencadeando uma série de sintomas a qual o renomado doutor não consegue se desvencilhar.

A partir de então Alan procura os melhores médicos a fim de se curar, até que encontra um importante psicólogo que lhe indica um passo a passo em busca do entendimento da doença e do caminho para dominar o seu eu interior.

Crítica

E você vem junto com o doutor Alan nessa empreitada. Conforme dito, o livro é um romance, ou seja, tem uma história de um personagem que vive da enfermidade a qual Cury, personificado na figura do psicólogo, lista uma série de dicas para entendê-la, tratá-la e domá-la.

Augusto Cury

Dr. Alcântara é o típico paciente prepotente e arrogante. Em momento algum se permite admitir que seu problema é de fundo emocional e se acha um fraco por não conseguir controlá-lo. De início relutante ao tratamento, ele tem de se entender primeiro para depois aceitar que precisa de ajuda. A atuação de sua família é fundamental nesse processo. 

O interessante aqui é que a linguagem, ao contrário de outros livros do famoso autor, não é direta. Não temos Cury falando com você. No caso, temos um psicólogo falando com o Dr. Alan, porém pela simplicidade de sua escrita e universalidade da enfermidade, o livro de Augusto Cury pode servir de norte a quem sofre da doença, e importante passo a passo a quem teme a desenvolvê-la.

A história é bem simples, assim como sua escrita, e a trama de Dr. Alan é pano de fundo para uma bem evidente explanação acerca de uma determinada doença e de como Augusto Cury acha que devemos tratá-la. Em suma, o livro é para fãs do famoso autor. Estes irão se deleitar com uma de suas melhores histórias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário