quinta-feira, 23 de outubro de 2014

MATÉRIA ESPECIAL - O MUNDO DOS ADOLESCENTES

O que os nossos adolescentes tem lido, ouvido e visto? Viaje por dentro do mundo dos nossos teens e descubra o que tem feito a cabeça da nossa molecada lendo a matéria completa.

Por Sandro Bahiense


O reflexo de uma geração
Preferências dos jovens são particulares e se diferem do gosto geral

Uma identidade só sua. Ao contrário de gerações anteriores, os adolescentes de nossa época optam por terem preferências únicas, quase que exclusivas para sua faixa de idade. Logo se você que tenha mais de vinte não conhecer alguns dos artistas citados abaixo não se assuste.

Mas a molecada, por outro lado, vai reconhecer a lista abaixo na hora. Alguns destes artistas, inclusive, não tem o menor pudor em admitir que produz especificamente para o público adolescente. E não à toa. Estudos apontam que os teens são o nicho de público que mais consomem produtos voltados exclusivamente para sua idade.   

Os destaques

Bem. Apesar de exclusivo, a faixa de artistas que fazem a cabeça de nossa garotada é extremamente ampla e diversificada. Então me ative à elencação dos artistas e produtos vindo das votação de melhores do ano da Revista Capricho, veículo que notoriamente trabalha para a faixa etária jovem.

Música

O pop predomina e o rock perde espaço. O bacana é que há artistas para todos os gostos desde o sertanejo Luan Santana ao funkeiro Mc Gui. Anitta e Manu Gavassi, por sua vez, são as vozes femininas nacionais que representam a meninada. 

No campo internacional apenas Katy Perry surge como uma figura reconhecida por todas as idades. Ariana Grande, Demi Lovato e até a cult Lorde são as outras preferências da molecada. Já no campo masculino, destaque para Ed Sheeran, Jake Bugg e, claro para Justin Bieber.

Luan Santana Demi LovatoNX ZeroEd Sheeran

Nas bandas o rock and roll fica pra trás. O pop de One Direction, Fifth Harmony, Fly e P9, reveza com o hip hop da Pollo. O Maroon 5 e o NX Zero são os únicos representantes do outrora ritmo número um dos jovens.

A  presença de Sheeran e Lorde reflete uma boa perspectiva, uma vez que ambos privilegiam um trabalho mais sereno e duradouro, passando longe do efeito efêmero e descartável dos trabalho típicos voltando aos jovens. E a predileção por eles mostra que nossos jovens têm espaço em suas mentes para o barulho, mas também para a reflexão.

Cinema e TV

Algumas interessantes surpresas. As séries que fazem a cabeça da turminha são de terror, aventura e suspense. Esqueçam as séries bobinhas, românticas e de namoricos. Saem as antigas e clássicas babas como 'Barrados no Baile', 'Dawsons Creek' e 'Melrose' e entram as "porradas" 'American Horror', 'Game of Trones' e 'Diário de um Vampiro'.

American Horror History A Culpa É Das Estrelas The Vampire Diaries Confissões de Adolescente

No cinema, contudo, predileção total por estórias com jovens e assumidamente para jovens. A aventura 'Divergente' divide com 'Frozen' e 'Confissões de Adolescentes' o interesse da garotada. O grande destaque mesmo, porém, é o super sucesso 'A Culpa é das Estrelas'. Tanto que ganhou, na edição do prêmio deste ano da revista, uma categoria especial: A de melhor cena do filme.

Como programa de TV o espaço ainda é para a velha 'Malhação' que divide as atenções com duas produções de TV paga: As comédias 'Tudo Pela Audiência' e 'Vai Que Cola', ambas da Multishow.

Literatura

Três grandes livro e um de gosto duvidoso. 'Eleanor and Park', 'De Volta aos Sonhos' e 'Princesa Adormecida' são três pérolas. 'De Volta...' foi escrito pela promissora Bruna Vieira, já 'Princesa...' saiu da mente da talentosa Paula Pimenta. É com muita alegria que vejo dois livros nacionais barrando às manjadíssimas séries gringas. Completa o time a biografia de Demi Lovato que só está nesta lista pelo número infinito de fãs que a cantora e atriz tem.

Eleanor & Park De Volta Aos Sonhos Princesa Adormecida

Gente

Seja pela beleza, seja pela fama repentina ou seja pelo talento. São os mais variados motivos que fazem com que a moçada admire os artistas ou personalidades. Neste time tem o polêmico Justin Bieber, a bela Bruna Marquezine, o super star nacional da moda Chay Suede, o craque Neymar e a louca Miley Cyrus. Ou seja, tem espaço para os certinhos, para os loucos, para as recatadas, para as nem tanto... Os corações dos e das jovens têm espaço para todos...

Chay Suede Bruna Marquezine Miley Cyrus @justinbieber

Fonte Revista Capricho

Nenhum comentário:

Postar um comentário