terça-feira, 28 de outubro de 2014

CRÍTICA DO PRÊMIO MULTISHOW 2014

Maior prêmio da música na TV, o Prêmio Multishow de Música aconteceu nesta noite. Confira as nossas impressões acerca do evento e dos premiados lendo a matéria completa.

Por Sandro Bahiense


O túmulo da música
Homenagear músicas dos anos 90 é a cereja de um bolo de péssimo sabor

A muito tempo que deixei de acompanhar o Prêmio Multishow de Música com o intuito de acompanhar um evento importante, de grandiosidade... Hoje em dia vejo como um programa de humor, repleto de erros e constrangimentos que me fazem rolar de rir.

Pelo menos este ano a coisa foi igual a 2013. E não piorar já é um grande mérito! Mas mais uma vez a temática foi um tiro no pé do canal a cabo. Trazer os anos 90 como tema para "boa música" foi a cereja de um bolo com sabor bastante amargo.

Dentro da perspectiva do canal, os anos 90 revelaram vários ritmos e artistas de "grande valor para nossa música". Oras, e vou me permitir ser bem preconceituoso mesmo, os anos 90 só serviram para sangrar nossos ouvidos com as nojentíssimas lambadas, axés, pagodes, funks e sertanejos. E disso muito pouco poderia ser considerado, pelo menos, razoável. 

Logo para uma premiação ruim, sem identidade e que distribui seus louros a modismos infantilóides, afirmar que os "anos 90 tiveram músicas boas pra caramba" é, bizarramente, uma boa continuação para o que o canal entende como "legal" hoje em dia.

MC Gui (Foto: AgNews)
Mc Gui reflete a "continuação da boa música surgida nos anos 90", segundo a Multishow

Anos 90?

Ok. Homenagem aos anos 90. Beleza. Daí vão ao palco novos e velhos sertanejos que visavam, segundo a torta leitura de Didi Wagner (culpa de uma porra de um teleprompter que nunca funciona na Multishow), "homenagear a história da música sertaneja" (putz), aí entra o Luan Santana e canta uma música... atual. Ué, não era para homenagear a história? Depois veio o Zezé e Luciano, e o Daniel e cantaram os anos 90, legal. Mas depois veio o Gustavo Lima cantar o "tche, tche, tche..." e o Bruno e Marrone. Ué, de novo! Mas eles não são dos anos 2000????

O funk, rap e pagode deu para engolir sem que pensássemos em nos matar. Mas o axé... Pérolas como 'Lepo Lepo' e 'Rebolation' juntos sinceramente não dá. Se não tivesse meus passarinhos pra dar água, não sei não...

AO VIVO: acompanhe o Prêmio Multishow 2014 Taís Malheiros/Divulgação/Multishow
Axé Music, uma das piores invenções da humanidade

Apresentadores

Paulo Gustavo é engraçado. Taí... um monte de gente acha, mas eu não. Pra falar a verdade acho ele um saco. No ao vivo então... Ivete Sangalo é... Sei lá, não sei o que ela é, mas definitivamente apresentadora sei que não. Pra tentar salvar a coisa enfiaram a Didi Wagner que conseguiu a façanha de se perder mais no padrão Rubens Barrichello de lerdeza do teleprompter da Multishow que os dois. Tatá Werneck se saiu bem, principalmente porque pareceu-me improvisar bastante.

Voltando ao TP, grande personagem de todos os prêmios. Porque os apresentadores não ensaiam antes seus diálogos, Jesus??? Daí na hora dependem do TP, que invariavelmente os deixa na mão. 

A Multishow dividiu os apresentadores em dupla o que sepultou o que poderiam ser momentos bem legais, mas finalmente acabou com as ridículas medalhas que os ganhadores recebiam no ano passado. Agora somente um troféu. Ufa. Falta ainda o púlpito e não colar os envelopes tão bem colados. Mas um mérito por ano né...

As apresentações

Como a Multishow quis fazer a história dos ritmos que bombaram nos anos 90 a coisa foi por ralo abaixo. Misturou os artistas, as épocas... Ficou uma bosta! Não destaco absolutamente nenhuma apresentação.

Anitta (Foto: Isac Luz / Ego)
Anitta concorria com 'Zen', mas foi derrotada por Luan Santana

Os premiados

Hahahahaa. A MTV acabou (bem sabemos que não acabou, mas aqueeela MTV acabou), então nécas de VMB, logo o prêmio Multishow passou a ser a mais importante votação musical do país.

E porque das risadas? Oras, vai me dizer que você não acha engraçado o Skank concorrer com A Turma do Pagode e Marisa Monte concorrer com Cláudia Leitte e Paula Fernandes? E as músicas chicletes? Rapaz...

Isso se dá porque a Multishow precisa decidir de uma vez por todas a identidade da premiação. Ou é popular ou é segmentada (como era o VMB). Esse papo de diversidade só vale no campo teórico, pois efetivamente só serve para deixar a coisa meio constrangedora (alguém se lembra de Caetano Veloso ter de dividir um prêmio com a famigerada 'Gangue do Eletro' no ano passado?).

Se as categorias mais importantes (cantor e cantora, por exemplo) são eleitas por voto popular, porque não deixar somente os artistas populares concorrerem? Isso não é pré-conceito e nem preconceito, é constatação!

Thiaguinho abocanhou dois prêmios das categorias populares

Tanto que... Adivinha quem ganhou? Sorriso Maroto como melhor banda, Paula Fernandes como cantora, Thiaguinho como melhor cantor e música chiclete (por 'Caraca, Muleke!') e Luan Santana por melhor música (por 'Tudo o Que Você Quiser') e Melhor Clipe TVZ (por 'Tô Te Esperando') e Ivete Sangalo pelo melhor show. Nossa... Que coincidência... Todos bem populares... Puxa...

A homenagem aos Mamonas

Vamos terminar com um elogio. Os Mamonas Assassinas foram uma das poucas genuinamente autenticas dos anos 90. Que bom que a Multishow lembrou deles. Os escolhidos para a homenagem foram eleitos a dedo. Lucas da Fresno, Digão do Raimundos, Dinho Ouro Preto e, olha, Tom Cavalcanti. Todos foram bem legais.

Confira abaixo, pitchulos, a lista de vencedores. 

MELHOR CANTOR
Diogo Nogueira
Luan Santana
Lulu Santos
Nando Reis
Thiaguinho

MELHOR CANTORA
Claudia Leitte
Ivete Sangalo
Marisa Monte
Paula Fernandes
Pitty

MELHOR GRUPO
Oba Oba Samba House
O Rappa
Skank
Sorriso Maroto
Turma do Pagode

MELHOR SHOW
Ivete Sangalo
Luan Santana
Paula Fernandes
Só Pra Contrariar
Thiaguinho

MELHOR MÚSICA
Anitta - "Zen"
Jota Quest - "Mandou Bem"
Luan Santana - "Tudo Que Você Quiser"
O Rappa - "Auto-reverse"
Paula Fernandes - "Não Fui Eu"

MÚSICA CHICLETE
Luan Santana - "Cê Topa?"
MC Guimê Part. Emicida - "País Do Futebol"
Psirico - "Lepo Lepo"
Thiaguinho - "Caraca, Muleke!"
Valesca Popozuda - "Beijinho No Ombro"

EXPERIMENTE
MC Gui
Mika
Pedro Baby
Sam Alves
Sophia Abrahão

Tatá Werneck e Luan Santana (Foto: AgNews)
Luan Santana, o cara da noite, ao ganhar os dois prêmios mais importantes da Multishow, melhor clipe e música

Um comentário:

  1. Concordo com algumas coisas! Nossa vc é energico(a) ! Paulo Gustavo tá se achando auto suficiente! Fazendo a loka ignorante, cortando e desdenhando à todos! Reclamando de tudo e achando bonito não saber de nada! Adorei seu filme e gosto de alguns personagens do 220w, mas é longe de ser estrela principal do Vai Que Cola em que ferdinand rouba a cena, atenção e aplausos! Menos Paulo Gustavo bem menos! #Multishow2014

    ResponderExcluir