“Abril despedaçado”, de 2001, é um filme brasileiro do Genaro drama dirigido por Walter Salles e estrelado por José Dumont, Rodrigo Santoro, Rita Assemany, Luiz Carlos Vasconcelos.
Em abril de 1910, na geografia desértica do sertão brasileiro vive Tonho (Rodrigo Santoro) e sua família. Tonho vive atualmente uma grande dúvida, pois ao mesmo tempo que é impelido por seu pai (José Dumont) para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa então a questionar a lógica da violência e da tradição.
“Abril Despedaçado” é mais uma prova do bom cinema de Walter Salles. Apesar de não ser tão bom quanto “Central do Brasil”, a obra consegue atingir um nível altíssimo com uma história poética, forte e impactante, que lida com o equilíbrio de sentimento, além de um trabalho técnico perfeito. A "simetria" de algumas cenas são dignas de aplausos. Por esse filme, cinema brasileiro está de parabéns. O elenco dá um verdadeiro show de interpretação. Cenas muito bem filmadas e de excelente qualidade. E, principalmente, o filme nos traz uma forte mensagem de mudança de atitude. Assista ao filme e se questione quanto aos bois que sempre giram no mesmo lugar ou tradições que não levam a nada. Imperdível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário