quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SÉRIE GRANDES OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL - CRIME E CASTIGO


Crime e Castigo é um romance do escritor russo Fiódor Dostoiévski publicado em 1866. Narra a história de Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o delito.

Toda apreensão e angustia do personagem principal se dá através de um viés psicológico, pois ele não consegue lhe dar com todos os apontamentos religiosos e sociais que o mundo pede a alguém que comete um grave ato (no caso, assassinato). O livro é uma viagem por dentro do personagem, aprisionado por todas as convenções sociais a qual temos de seguir/acreditar.

Fiódor Dostoiévski foi um dos maiores escritores da história, ao lado de outras feras como Nietzsche, Sartre, Freud, Orwell, Huxley, onde todos tinham por característica contar estórias com fundo psicológico, entrando personagens adentro, sempre com uma visão muito avançada de como era/foi/seria as sociedades, políticas e religião e seus empregos.

Uma dica: O livro é complicado (e grande) pra caramba, então indica-se a quem tem "bagagem" literária, ou seja, para quem tem o hábito costumaz da leitura, em especial a títulos mais complexos e críticos.

Fiódor Dostoiévski gênio que também escreveu Humilhados e ofendidos e Memórias do subsolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário