quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"O VISITANTE"


“O visitante” é um filme americano de 2007 escrito e dirigido por Thomas McCarthy e estrelado por Richard Jenkins. O filme trata da vida de um professor universitário, viúvo e solitário já na meia idade cuja vida muda quando se depara com questões como identidade, imigração e relações multiculturais em um mundo pós 11 de setembro. Pelo filme, McCarthy ganhou o Independent Spirit Award de Melhor de Diretor, enquanto Richard Jenkins foi indicado ao Oscar de Melhor Ator.

Walter Vale (Richard Jenkins), solitário professor universitário, tem 62 anos e já não encontra prazer na vida. Ao viajar a Nova York para uma conferência, encontra o casal Tarek (Haaz Sleiman) e Zainab (Danai Gurira), imigrantes sem documentos, morando em seu apartamento. Eles não têm para onde ir, e Walter acaba deixando que fiquem. Para retribuir, o talentoso Tarek ensina Walter a tocar o tambor africano e os dois ficam amigos. Quando a polícia prende o jovem e decide deportá-lo, Walter faz de tudo para ajudá-lo, com uma garra que há muito não sentia. Surge então a mãe de Tarek em busca do filho e um improvável romance tem início.

“O visitante” é um drama sincero e humanista que habilmente explora a identidade, a imigração e outras questões importantes do pós 11 de setembro. A forma como o diretor une e desune as pessoas é uma virtude do filme. É muito sutil o modo como os personagens vão se transformando conforme o destino. De batucada em batucada, Vale vai pulsando suas emoções enquanto os outros perdem sua musicalidade. Da ópera ao afrobeat, a trilha musical embala com suavidade os dramas pessoais dos personagens. A crítica à maneira que o governo americano trata os imigrantes também é posta sem exageros na trama. Confira este grande filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário