quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

SERRA: VISITE A IGREJA E RESIDÊNCIA DOS REIS MAGOS

O Monumento Igreja e Residência dos Reis Magos, em Nova Almeida, reúne beleza natural e arquitetônica, o que torna o local um dos mais visitados no município da Serra. A Igreja tem funcionamento das 9 às 17 horas, exceto na segunda-feira, quando é feita manutenção.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Igreja dos Reis Magos está situada num local onde existiu um núcleo de catequese indígena, realizado pelos padres jesuítas, entre o século XVI e o XVIII. Foi construída entre os anos 1580 e 1615, com a ajuda dos índios tupiniquins. O nome original da aldeia também era Reis Magos, dai a nominação.

A Igreja e Residência dos Reis Magos situa-se na parte alta de Nova Almeida, 40 metros acima do nível do mar. De suas janelas ou de seu mirante é possível ver todo o entorno da bela região, inclusive a foz do Rio Reis Magos.

No altar da Igreja encontra-se um retábulo finalizado possivelmente em 1702. No centro do retábulo, pode-se ver o quadro “Adoração dos Reis Magos”, considerada a primeira pintura a óleo sobre painel de madeira do Brasil e restaurada recentemente. A obra ilustra a passagem bíblica em que o menino Jesus, amparado pela Virgem Maria e por José, recebe presentes de Baltazar, Melchior e Gaspar, os três Reis Magos.

Entre as figuras históricas que estiveram na Igreja dos Reis Magos, destacam-se o desembargador Luiz Tomás de Navarro (1808), Príncipe Maximiliano de Wild-Neiwied, naturalista Auguste de Saint-Hilaire (1818), geógrafo Charles Frederik Hart,Pintor francês François Biard (1858), Dom Pedro II (fev/1860) e Bispo D. Pedro Maria de Lacerda (1880).

Nenhum comentário:

Postar um comentário