terça-feira, 8 de janeiro de 2013

FOTOGRAFIA - EXPOSIÇÃO CONTA A HISTÓRIA DE VIANA

Divulgação



Um bom programa para curtir neste mês de férias, sem gastar nenhum centavo, é a exposição "Um Olhar Sobre Viana. Um Olhar Sobre um Vianense", na Casa da Cultura de Viana, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
São fotografias e painéis que "reproduzem" a visão do escritor Heribaldo Lopes Balestrero sobre o município onde nasceu, além de informações da biografia do próprio escritor e autor dos livros História do Espírito Santo: Subsídios para o Estudo da Geografia e da História do Município de Viana (1951); Povoamento do Espírito Santo – A marcha de penetração do Território (1976); e, A Obra dos Jesuítas no Espírito Santo (1979), todos relançados no último mês de julho, quando o município completou 150 anos de emancipação.
Parte dos textos da exposição foi retirada de um livro de Heribaldo que não chegou a ser lançado. Com projeto expográfico da empresa Empório Capixaba Projetos Culturais e textos do historiador Paulo Stuck, é possível saber como foi a carreira, o legado e conhecer um pouco das obras de Heribaldo, que hoje são referência para estudiosos e interessados na história do Espírito Santo.
Entre painéis coloridos, estão fotos de família do seu Libau – como era carinhosamente chamado o escritor -, da cidade no início de sua fundação e de mapas feitos a mão retratando a colonização do município. A visita é um grande passeio pela história de Viana e do escritor e conta, entre outros fatos, como se deu a passagem de colônia a município.
Divulgação
O autor

Nasceu em Viana, na data de 28 de Abril de 1899. No período de 1963/1967 foi prefeito municipal e por duas legislaturas foi um dos vereadores mais votados de Viana. Foi um dos imortais da Academia Espiritosantense de Letras e durante 35 anos foi coletor federal. Realizou exaustivo trabalho de pesquisa que é, ainda hoje, importantíssimo exemplar para o entendimento da formação do povo vianense e da história do Estado do Espírito Santo.
Amante da história incentivou e resgatou o folclore local e cuidou da manutenção/ restauração dos monumentos históricos do município. Especialmente na igreja jesuítica de Araçatiba e do monumento em homenagem aos primitivos povoadores açorianos.  Faleceu em 1986 e deixou uma obra inédita: Evolução política do Espírito Santo.
Exposição “Um Olhar Sobre Viana. Um Olhar Sobre um Vianense”
Local: Casa da Cultura de Viana, Avenida Florentino Avidos, Centro
Visitação: segunda a sexta-feira
Horário: 9 às 18 horas
Entrada: gratuita
Mais informações: (27) 3255-1196

Nenhum comentário:

Postar um comentário