segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SANDY – A MATURIDADE MUSICAL DE UMA BALZAQUIANA


Sandy (Foto: Divulgação)

A poucos dias de completar 30 anos, a quase balzaquiana Sandy parece ter atingido sua maturidade musical com seu novo trabalho Princípios, Meios e Fins, seu segundo álbum solo. Posterior ao interessante Manuscrito, que rendeu ótimos momentos de Sandy como compositora, especialmente em Pés Cansados, Dias Iguais e Quem Eu Sou, Princípios, Meios e Fins apresenta uma Sandy madura, instintiva, e adulta, contudo sem perder o jeito sutil, suave e calmo que lhe são peculiares.

Com incrementos sonoros até certo ponto surpreendentes Princípios, Meios e Fins mostra uma Sandy detalhista, seja na composição musical de suas canções, no tom de voz empregado a cada música, e principalmente na composição das letras.

Olhos meus (faixa 3 do Ep) é um bom exemplo de minúcia na escrita. Ao propor elencar “as coisas boas da vida”, Sandy relata, com a mesma poética e intensidade, desde acontecimentos banais e corriqueiros como o brilho do sol, a cor do céu e a flor ao chão, até acontecimentos grandiosos e subjetivos como feridas de amor e escuridão da alma. Apesar do teor triste de alguns desses sentimentos/acontecimentos, tudo é tratado como “coisa boa” uma vez que seus olhos aprendem “a ver” numa alusão clara a experiência de vida.


Já na faixa 4 do Ep Escolho você, Sandy nos brinda com uma canção recheada de frases memoráveis, inclusive a que dá nome ao Ep “Quem vive de princípios, não tem nem meios, nem fins”. A letra, um emaranhado de paradoxos, é a prova do quanto Sandy aprendeu a compor letras que falem do cotidiano de forma engenhosa e agradável. Escolho você tem uma das melhores batidas do Ep. É impossível ouvi-la sem, no mínimo, se perceber batendo os pés no chão. 

A quase trintona não perde a jeito romântico em Segredos (faixa 2 do Ep) e ainda dá um show como interprete na bela Saudade (faixa 5 do Ep) escrita por Denis Nassar.

Mas é em Aquela dos 30 (faixa 1 do Ep e clipe abaixo) que Sandy arrebenta! A canção parece reunir a Sandy desde os primórdios da dupla com Júnior, passando pela maturidade de ambos, até a época atual da cantora. Aquela dos 30 é pop, contudo é marcante, adulta e deliciosamente gostosa de ouvir. Seu refrão “sou jovem pra ser velha, e velha pra ser jovem” gruda na cabeça e não solta. Sua letra é autobiográfica (afinal nossa estrela está quase chegando aos 30), mas é impossível que outros trintões, e até quarentões, não se identifiquem. A música é um barato!


O Ep Princípios, Meios e Fins foi lançado oficialmente pelo iTunes, loja virtual da Apple. No final de 2012, uma edição limitada no formato físico foi à venda na loja virtual "Sandy Store". A julgar pelas 5 faixas do trabalho, ficamos com pena que mais não tenham sido lançadas.


A continuar crescendo musicalmente como tem ocorrido, será muito capaz que Sandy seja, daqui a alguns poucos anos, uma das maiores – e melhores - cantoras e compositores deste país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário