terça-feira, 3 de setembro de 2013

EDITORA CAPIXABA PROMETE LANÇAR NOVOS TALENTOS DO ESTADO

Uma grande notícia para os amantes de Literatura do estado. Nesta quinta-feira será oficialmente lançada a Editora Pedrazul que tem como grande iniciativa lançar novos autores do estado. Saiba mais lendo a matéria completa.

Por Leandro Reis

Reprodução


Editora capixaba vai lançar novos autores e clássicos

Pedrazul estreia nesta semana com o compromisso de divulgar novos talentos


Às vezes, Chirlei Wandekoken acorda no meio da noite para rabiscar seu bloco de notas. Ali, com os olhos entreabertos, escreve literatura para curar a insônia. É como um tiro no escuro, quase literal – ela não sabe onde as palavras vão repousar, ou mesmo se elas de fato descansarão.

O tiro da literatura tem que encontrar as páginas de um livro para não terminar ali mesmo, apenas em pólvora. Chirlei teve a experiência da publicação em 2011, quando saiu seu primeiro romance, “O Vento de Piedade”.

Mas, embora já estivesse gravado sua insônia em páginas, a escritora cultivou uma espécie de militância relativa ao mercado editorial brasileiro. Chirlei quis abrir uma editora. Após dois anos de pesquisas e organização, ela tirou do papel a Pedrazul, editora que será inaugurada oficialmente nesta quinta-feira, na Livraria Logos do Shopping Vitória, com o lançamento de “Por Trás da Escuridão”, novo livro de Chirlei (foto abaixo).

Divulgação

Para criar a Pedrazul, o principal impulso de Chirlei foi a vontade de ler passado e futuro. “Novos autores não têm muitas oportunidades em editoras comerciais. Se ele quiser ser publicado, tem que pagar”, diz.

A ideia da Pedrazul, segundo Chirlei, é avaliar originais de quem deseja estrear na literatura. No site da editora, aliás, há uma aba denominada “Publique seu livro”, com as orientações para os novos autores chegarem às mãos do conselho editorial.

Além dos estreantes, a editora vai resgatar uma série de clássicos da literatura mundial que nunca tiveram tradução para a língua portuguesa, ou que as edições em português estejam reduzidas, atualmente, a poucos exemplares.

Duas dessas obras serão lançadas ainda neste ano. São elas “Villette”, em novembro, e “Shirley” (uma feliz coincidência), em dezembro, ambas de Charlotte Brontë, famosa escritora inglesa do século XIX.

Parceria

Os clássicos conviverão com os novos talentos graças a um regime de parceria. A modalidade de publicação permitirá aos tradutores uma participação nos lucros das obras vendidas. Segundo Chirlei, a tradução é um dos custos mais altos no processo de publicação. “Vamos publicando aos poucos, mas não queria deixar passar a chance. Quero que meus filhos e netos possam ler literatura de verdade”, diz.

A Pedrazul nasceu, aliás, de uma conversa entre amigos apaixonados por literatura – boa parte dessa turma faz parte da equipe, agora. Foi Chirlei, no entanto, o braço da pesquisa. Entre blogs literários e tendências editoriais, ela passou um ano construindo a editora no papel. Depois, chegou a hora de mexer no bolso para transformar o sonho em realidade. “Vendi até meus três cavalos, que eu e meu marido criávamos”, diz. A partir daí, fez alguns contatos, juntou a equipe e montou a sede da Pedrazul no município de Domingos Martins – por isso o nome.

O plano de Chirlei é concorrer com editoras nacionais. Para isso, também criou o selo Pedrazul Digital, voltado para a comercialização de e-books.

Lançamento da editora Pedrazul
Quando: nesta quinta-feira, às 19 horas
Onde: Livraria Logos do Shopping Vitória (1º piso). Av. Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá, Vitória. Na ocasião, será lançada o romance “Por Trás da Escuridão”, de Chirlei Wandekoken.

Próximos lançamentos

O Chapéu de Alberto
Isa Oliveira
Lançamento: 19 de setembro deste ano

Corina
Chirlei Wandekoken
Lançamento: 24 de outubro deste ano

Cranford
Elizabeth Gaskell
Tradução:Bruno Samorini
Lançamento: 2014

A Nascente do Lago Musgo
Chirlei Wandekoken
Lançamento: 2014

Elogio à Loucura
Isa Oliveira
Lançamento: 2014

Esposas e Filhas: Uma História Cotidiana
Elizabeth Gaskell
Tradução: Bruno Samorini. Lançamento: 2015

Little Dorrit
Charles Dickens
Tradução: Bruno Samorini. Lançamento: 2015

Ruth
Elizabeth Gaskell
Tradução: Bruno Samorini. Lançamento: 2016

Mary Barton
Elizabeth Gaskell
Tradução: Bruno Samorini. Lançamento: 2016

Amantes de Silvia
Elizabeth Gaskell
Tradução: Bruno Samorini. Lançamento: 2017

Lady Susan
Jane Austen
Tradução: Bruno Samorini. Lançamento: sem previsão
Retirado integralmente de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário