sexta-feira, 27 de setembro de 2013

TOP 10 - 'OS 10 MELHORES FILMES BRASILEIROS ADAPTADOS DE LIVROS'

Agora você tem uma boa desculpa para ir ao cinema: a estreia do filme “O Tempo e o Vento”, que acontece na sexta-feira. O longa é baseado na obra de Érico Veríssimo. Esse e outros filmes baseados em livros já passaram pelos nossos cinemas e a gente aproveita e lista os dez melhores filmes nacionais baseados em obras da literatura. Confira.

10º O Guarani
O Tempo e o Vento (© Divulgação)

No filme lançado em 1996, Marcio Garcia e Tatiana Issa vivem a história de amor entre Peri e Ceci, personagens do romance de José de Alencar.

9º O Triste Fim de Policarpo Quaresma
O Tempo e o Vento (© Divulgação)

A comédia estrelada por Paulo José e Giulia Gam, em 1998, tem como base o livro “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, publicado em 1915.

8º Capitães de Areia
O Tempo e o Vento (© Divulgação)

A vida dos jovens que vivem nas ruas de Salvador, que foi retratada pelo escritor Jorge Amado em 1937, ganhou uma versão cinematográfica em 2011. Pelo longa, você consegue compreender a questão social representada pela turma de Pedro Bala.

7º O Cortiço
O Tempo e o Vento (© Divulgação)

No filme lançado em 1978, Betty Farias é Rita Baiana, moradora do cortiço mais famoso da literatura brasileira. Baseado na obra de Aluísio Azevedo, “O Cortiço” retrata com boa fidelidade o romance. É uma opção para iniciar os estudos da obra.

6º Vidas Secas
O Tempo e o Vento (© Divulgação)

Em 1963, Graciliano Ramos também teve sua obra retratada no cinema. O filme sobre retirantes nordestinos ajuda a contextualizar melhor a história e a desvendar a linguagem de Graciliano. 

5º O Primo Basílio
O Tempo e o Vento (© Divulgação)

O livro de Eça de Queiroz, lançado em 1878, é a base do triângulo amoroso vivido por Fábio Assunção, Débora Falabella e Reynaldo Gianecchini no filme. Na tela, o romance também foi contextualizado em outra época, e isso precisa ter uma atenção especial. 

4º Dom (Dom Casmurro)
O Tempo e o Vento (© Divulgação)

No longa inspirado no livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, Marcos Palmeira e Maria Fernanda Cândido fazem o papel de Bento e Ana, a Capitu. Lançado em 2003, o filme é uma adaptação atualizada do romance escrito em 1899, mas isso não é um problema.

3º Cidade de Deus
O Tempo e o Vento (© Divulgação)

Um dos maiores sucessos do cinema nacional, a história do fotógrafo Buscapé e do traficante Zé Pequeno, moradores da favela Cidade de Deus no Rio de Janeiro, foi baseada no livro de Paulo Lins. A obra, publicada em 1997, originou dois filmes, Cidade de Deus e Cidade dos Homens, e uma série de TV, Cidade dos Homens.

2º O Auto da Compadecida
O Tempo e o Vento (© Divulgação)

A peça escrita por Adriano Suassuna, em 1955, fez sucesso como minissérie na televisão no final da década de 1990. Não demorou muito para a produção ser adaptada às telonas e se tornar mais uma das versões cinematográficas que contam a história de João Grilo, Chicó e dos moradores da cidade de Taperoá.

1º Memórias Póstumas de Brás Cubas
O Tempo e o Vento (© Divulgação)

O famoso morto-escritor do livro de Machado de Assis também já foi para a telona. O longa, de 2001, traz Reginaldo Faria como Brás Cubas, personagem principal da publicação de 1881. Como no livro, o defunto é o narrador da história e acompanha de perto o desenrolar dos fatos. No filme, a linguagem de Machado de Assis é simplificada, o que proporciona o melhor entendimento do enredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário