sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MÚSICA. AS PERDAS MAIS MARCANTES DE 2013.


O ano de 2013 foi difícil para a música brasileira. Dois nomes importantes do rock saíram de cena de forma assustadora e inesperada. Chorão e Champignon, ambos da banda Charlie Brown Jr, morreram com seis meses de diferença um do outro. O vocalista foi encontrado morto em março, enquanto em setembro, Champignon tirou a própria vida. Já o forró perdeu um de seus maiores ídolos. Após três meses internado, Dominguinhos foi vencido por um câncer, deixando a música mais triste. O Brega perdeu seu mestre-mor Reginaldo Rossi. Relembre as perdas mais marcantes de 2013:


Entre as mortes mais recentes para a música, João Araújo, pai do cantor Cazuza, morreu na manhã do dia 30 de novembro, vítima de uma parada cardíaca, no Rio de Janeiro. O produtor musical tinha 78 anos e é considerado um dos principais executivos da música brasileira. Araújo, que era casado havia 56 anos com Lucinha Araújo, estava em casa quando morreu


Entre as perdas irreparáveis para a música, a mais marcante é sem dúvida a dos dois integrantes da banda Charlie Brown Jr. Seis meses após a morte do vocalista Chorão, o baixista Champignon foi encontrado morto em seu apartamento no Morumbi, na madrugada do dia 9 de setembro. Segundo relatos da polícia, o ex-baixista do Charlie Brown Jr morreu com um tiro na cabeça.


Em julho, foi a vez do cantor, compositor e sanfoneiro Dominguinhos sair de cena, deixando o som da sanfona mais triste ecoando no coração dos brasileiros. Após quase sete meses internado em coma no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o cantor não resistiu a complicações infecciosas e cardíacas. Dominguinhos morreu aos 72 anos após quase sete anos lutando contra um câncer no pulmão, resistindo a duros tratamentos e a consequência da doença.

Março foi o mês difícil para a música. Emilio Santiago morreu no dia 20 de março em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), no Rio de Janeiro. O cantor ficou conhecido pelo público por sucessos como Saigon e Verdade Chinesa, além de sua interpretação única de Aquarela Brasileira.


A tragédia de Santa Maria (RS) ficou conhecida mundialmente e marcou para sempre a carreira da banda Gurizada Fandangueira. O incidente aconteceu na madrugada do dia 27 de janeiro e havia mais de mil pessoas dentro da boate Kiss na hora que o fogo começou. E as chamas podem ter sido provocadas por um sinalizador, lançado do palco por um integrante da banda que se apresentava na casa, a Gurizada Fandangueira. Com quase dez anos de estrada, o grupo mesclava sertanejo universitário e tchê music, se destacando no cenário musical do Rio Grande do Sul.


Faleceu na manhã desta sexta-feira, dia 20, o cantor e compositor Reginaldo Rossi, o rei da música brega. O músico tinha 69 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial São José, no Recife, desde 27 de novembro e lutava contra um câncer no pulmão. O dono de "Garçon" passou por uma cirurgia para retirada de um nódulo na axila direita e a biópsia confirmou o diagnóstico de câncer. Dias depois ele precisou realizar uma toracocentese, procedimento para drenar o líquido acumulado entre a pleura e o pulmão.


"Quando seus amigos
Te surpreendem
Deixando a vida de repente
E não se quer acreditar...

Mas essa vida é passageira
Chorar eu sei que é besteira
Mas meu amigo!
Não dá prá segurar..." (IRA!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário