quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA CINEMA 2013

Um ano de grandes filmes internacionais e de quantidade (e não qualidade) dos nacionais. 2013 fecha com saldo positivo, principalmente se levarmos em contar que grandes estrelas da atuação e direção voltaram neste ano.

Janeiro


O ano começou e terminou com Tom Hanks, figura que vinha um pouco sumida nos últimos tempos. ‘A Viagem’ foi o primeiro momento interessante do ano. Não que foi o filme fosse bom, mas uma trama com oito cenários diferentes, em épocas diferentes com personagens que não se encontram em momento algum de suas vidas releva um filme, no mínimo, interessante. Já fica aí a minha primeira dica pra você que quer locar um filminho nesta virada de ano.

Janeiro também marcou a volta de Arnold Schwarzenegger aos cinemas depois de dez anos. ‘O Último Desafio’, de último não tinha nada. Estava mais para desafio inicial, uma vez que reabria a porta das telonas para o fortão, que se dedicaria à voltar a carreira de ator após período como político. O filme? Uma droga como quase todos do Arnold, nem vale a pena estender-se sobre.


Contudo janeiro ainda reservava uma grande surpresa: ‘Django Livre’. O filme de Tarantino estreou e deixou público e crítica (mais o público) de boca aberta. Um cowboy negro, em plena época da guerra abolicionista americana que tem como mentor um alemão. Nada poderia ser mais original do que Django! Com interpretações, direção, fotografia, roteiro e edição de primeiras, o filme encantou a galera aqui do Outros 300 e, desde já (lamento estragar a surpresa) foi eleito pela gente como o melhor do ano. Outros títulos como ‘Amor’ e ‘Lincoln’ também chamaram atenção e valem indicações para seu cineminha de férias.

Fevereiro


‘Os Miseráveis’ estreou cheio de pompa. O filme cantado, que tinha como grandes estrelas Anne Hathaway, Hugh Jackman e Rusell Crowe empolgou mais aos críticos do que o público. O mês pareceu mesmo ser do despretensioso ‘O Lado Bom da Vida’, a trama sobre a “loucura normal humana” ganhou o público pela sua singeleza e sutileza e ainda revelou que Bradley Cooper sabe atuar. ‘O Lado...’ também é uma super indicação nossa! ‘O Vôo’ e, principalmente, ‘Indomável Sonhadora’, também foram muito bem.

Março

O Brasil até que prometia melhores opções cinematográficas após as chatíssimas estréias de dezembro de ‘Os Penetras’ e ‘De Pernas Pro Ar 2’. ‘Colegas’ e ‘A Busca’, pelo menos, não eram comédias chinfrins de quinta. ‘Colegas’, inclusive, levou a estatueta do Festival de Gramado de melhor filme brazuca do ano, apesar de, somente pelo fato de ter uma rapaziada down o interpretando (motivo de tamanho burburinho), o filme não seja lá essas coisas.


‘A Busca’ foi mais ambicioso: Queria trazer novamente o público brasileiro ao cinema para assistir a coisas sérias. A idéia foi ótima, o filme não! Mal escrito e editado, a trama do diretor Luciano Moura não empolgou e foi uma das decepções do ano. Mas os filmes de comédias de quinta do Brasil não deixaram de ser representados em março. ‘Vai Que Dá Certo’ não deu certo e foi a bomba do mês.

Abril


O super herói mais bem sucedido dos cinemas nos últimos tempos voltou à carga em abril. Neste mês nos deliciamos com mais uma aventura do ‘Homem de Ferro’. Chegando a sua terceira parte, o filme conseguiu manter a pegada dos dois primeiros e ainda apresentou um roteiro cheio de novidades. O melhor filme de super herói do ano!

‘Oblivion’ também estreou neste mês e mostrou-se uma grata surpresa! O filme, a princípio uma ficção científica, passeou por outros elementos como a comédia e o drama e mostrou que os filmes de ficção podem ser muito mais do que só... Ficção. A bomba do mês foi o meloso ‘Um Porto Seguro’, adaptado do livro do também meloso Nicholas Sparks, o filme é um chute no saco. Contudo uma dica: Não fale mal deste filme em um blog, pois você pode ser escorraçado por donzelas românticas, mas que também sabem xingar como ninguém (eu que o diga).

Maio


Mês Renato Russo. ‘Somos Tão Jovens’ e ‘Faroeste Caboclo’ estreariam neste mês e reservariam sensações distintas. Enquanto ‘Somos...’, preso a fazidas de média com a família de Renato foi um fracasso, ‘Faroeste...’ conseguiu empolgar algumas pessoas (eu me incluo). Os filmes de comédias de quinta do Brasil foram representados desta vez pelo horroroso ‘Giovanni Imbrotta’. Uma droga!

Junho


‘Se Beber Não Case’ chegava a sua terceira e última aventura sem empolgações, e dividia um mês morno com ‘Odeio o Dia dos Namorados’ nacional protagonizado por Heloísa Perissé (que pode entrar no rol de filmes de comédias de quinta do Brasil) e de ‘Depois da Terra’ filme de Will e Jaden Smith que esgotou toda a cota de nepotismo cinematográfico do ano.

‘Minha Mãe é Uma Peça’ vale um aparte. Eu detestei o filme, pra mim um Zorra Total no cinema, mas não é que o povo acha o chatíssimo Paulo Gustavo engraçado? Então. Se você gosta de Zorra Total veja o filme nas suas férias, pois você irá rir muito.

Julho


Bomba! A bomba internacional do ano vai para ‘Super Man: O Homem de Aço’. O novo filme do herói de cueca para o lado de fora da roupa mais uma vez derrapou. Com um roteiro confuso e raso e cenas de ação difíceis de engolir até para um filme de ação, ‘Super...’ conseguiu ser, somente, um super fracasso. Ainda que ‘Wolverine Imortal’, outra estréia pomposa do mês, não empolgou tanto e não deixou a barra do homem de aço ainda mais suja.

Para competir em pé de igualdade de ruinzisse com ‘Super Man’ só mais um filme de comédias de quinta do Brasil. A trama em questão é ‘O Concurso’, negócio mais sem graça e mal feito do ano. Como nada que está ruim não possa ainda ficar pior: ‘Todo Mundo em Pânico 5’ e ‘Guerra Mundial Z’ completaram o time de porqueiras do mês.

Agosto

Mês do desgosto... ‘Os Smurfs 2’, ‘Gente Grande 2’ e ‘Percy Jackson: Mar de Monstro’ foram algumas estréias que passaram longe de empolgar. Pelo menos o Percy não peidava como a turma dos Smurfs e Gente Grande. Agosto: O mês das flatulências no cinema.


O que salvou o mês foi a leve e bem pensada comédia ‘Os Estagiários’. Dois coroas, com conhecimento zero de computadores e internet, decidem se inscrever para serem estagiários do Google. Bem pensando né? Ainda mais quando é a dupla Vince Vaughn e Owen Wilson que a interpreta. Ótima pedida para suas férias.

Setembro

Eis que setembro reservou o pior filme nacional do ano. E olha que este filme era o primeiro com a tecnologia 3D do país! Porém nem esta novidade salvou o péssimo, o terrível, o abominável ‘Se Puder... Dirija!’. Filme de dar vergonha alheia no cantor Latino, a trama protagonizada pelo empáfico Luís Fernando Guimarães fui um fiasco com roteiro ruim, interpretações ruins, direção ruim, e um 3D só pra te tentar levar gente aos cinemas. Um show dos horrores! Um filme gringo, chamado ‘O Ataque’ quase conseguiu a façanha de se comparar a ‘Se Puder...’, quase.


Pra salvar o mês o legalzinho ‘Dose Dupla’ (boa diversão para amantes de filmes de ação), e ‘Invocação do Mal’ um terror bem interessante. Porém de legal mesmo tivemos ‘Elysium’. Filme de estréia de Wagner Moura em grandes produções. O ator baiano deu um show de interpretação em um filme de ficção com um roteiro muito inteligente e ágil. Ao lado de ‘Homem de Ferro 3’ o filme foi, na minha opinião, um de melhores de ação do ano.

Outubro

Com pena por ter feito tantas tosqueiras em setembro, os cinemas americanos e brasileiros deram uma caprichada em outubro. Várias foram as coisas boas que chegaram pra gente neste mês. A começar pela volta do genial Woody Allen que dirigiu o bom ‘Blue Jasmine’ que revelou uma grande interpretação de Cate Blanchett. Enquanto o veterano Allen emocionava, o estreante Afonso Cuarón surpreendia com o ótimo ‘Gravidade’, filme com Sandra Bullock que se passa no espaço. Um filme em que a protagonista fica quase que em sua metade no espaço, sem ação e sem grandes diálogos e mesmo assim é bom, é porque seu diretor é fera!


‘Os Suspeitos’ filme com Hugh Jackman e Jake Gyllerhall foi outro grande achado! Trailer policial de primeira o filme também foi um dos melhores do ano! Recomendo. Se Allen, Cuarón, e Villeneuve foram bem, outro veterano deixou a desejar. ‘O Conselheiro do Crime’ de Ridley Scott atropelou-se no afã de valorizar o roteiro em vez do elenco e derrapou.


O cinema nacional trouxe três boas produções neste mês. ‘O Tempo e o Vento’ foi o melhor filme técnico do ano (fotografia, edição, e edição de arte). ‘Mato Sem Cachorro’ foi o melhor filme de comédia nacional do ano (e olha que nem foi essa coisa toda) e ‘Serra Pelada’ mostrou alguns momentos bons também. Boas pedidas para as férias.

Novembro


Poucas coisas em novembro. Destaque para ‘Meu Passado Me Condena’, terceiro filme de Fábio Porchat que é tudo, menos bom. Chega a ser estranho um comediante tão bom não conseguir emplacar um bom filme.

Dezembro


‘Vovô Sem Vergonha’ foi bem divertido (pra quem gosta do estilão Jackass, claro). ‘Última Viagem a Vegas’ também, principalmente pra quem gosta de Morgan Freeman. Nos nacionais ‘Crô, O Filme’ entra na lista de filmes de comédia nacional de quinta.

Crítica geral

Foi um ano terrível para o cinema nacional. Nenhum filme que chegou aos grandes cinemas foi sequer bom. Os produtores insistem em achar que o povo brasileiro só gosta de comédias, e ainda por cima de estilo simplório. Com isso tivemos um declínio evidente na qualidade de nossa filmologia. Personagens da TV, somente pelo simples fato de fazerem sucesso na TV, não conseguem grande desempenho. Filmes sobre artistas só são bons quando são verdadeiros. Foi um ano difícil, mas confiamos em um 2014 melhor.


Já os gringos capricharam. Voltaram Allen, Tarantino, Scott... E outros estreantes mostraram a que vieram. Afonso Cuarón e seu ‘Gravidade’, especialmente, foi uma grande surpresa. ‘Django Livre’, ‘Gravidade’, ‘Os Suspeitos’, ‘Elysium’, ‘Homem de Ferro 3’, ‘Kick Ass 2’, ‘Os Estagiários’ e ‘Blue Jasmine’ foram os grandes destaques.


‘A Vida Secreta de Walter Mitty’, ‘Feito Gente Grande’, ‘In Bloom’, ‘A Fita Azul’, ‘Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal’, e os nacionais ‘Confissões de Adolescente’ e ‘Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida’ prometem bons momentos no inicio de 2014. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário