terça-feira, 30 de setembro de 2014

CRÍTICA DA SÉRIE 'PLANO ALTO'

Estreou nesta terça-feira a série 'Plano Alto' que revela os bastidores da política no país. Com grande elenco, trama tenta explicar os porquês que levaram a população a sair às ruas em 2013 e 2014. Confira nossa crítica acerca do seriado. Vale a pena assistir 'Plano Alto'?

Por Sandro Bahiense

Nesta terça-feira (30), às
23h30, estreia a nova minissérie da Record, Plano Alto. Escrita por Marcílio
Moraes e com um elenco de peso, a trama mostra os bastidores da política brasileira.
Além do jogo de interesse entre políticos e partidos, a minissérie destaca os
protestos que levaram a população às ruas em 2013 e 2014. Navegue nesta galeria
e conheça detalhes da história!+ Conheça os personagens da minissérie Plano Alto+ Governador Guido Flores enfrenta tudo para continuar no poder. Assista!+ “Foi um desafio falar a respeito da nossa situação governamental”, diz autor 

Uma série para um Brasil pensante
'Plano Alto' tem por mérito entrar adentro dos motivos e explicar os porquês

O brasileiro tem por (mau) hábito ser apegado a manchetes, afirmações simples, e frases soltas. Sair da superfície do assunto e adentrá-lo, infelizmente, não tem sido uma característica de grande parte dos nossos. Daí temos o grande desafio de 'Plano Alto': Convencer o brasileiro a entender de verdade os motivos da política - e da politicagem - que envolvem o nosso país sem perder o interesse. Tarefa árdua e longa. Conseguirá? Temo que não, mas torço que sim. E essa última frase me denuncia, vale a pena assistir 'Plano Alto'? Vale! Vale muito!

A trama

Escrita por Marcílio Moraes e com um elenco de peso, a trama mostra os bastidores da política brasileira. Além do jogo de interesse entre políticos e partidos, (em especial do governador Guido Flores, virtual candidato a presidente) a minissérie destaca também os protestos que levaram a população às ruas em 2013 e 2014.

Depois de toda uma vida
dedicada à política, é natural que Guido Flores, atual governador do estado,
beirando os 70 anos, sonhe chegar ao mais alto cargo da nação, a Presidência da
República. Razoavelmente cotado nas pesquisas e com bom apoio no partido, ele
tem dedicado a maior parte da sua energia nos últimos meses a trabalhar pela
candidatura nos bastidores e julga que terá uma campanha tranquila pela frente+ Conheça os personagens da minissérie Plano Alto+ Governador Guido Flores enfrenta tudo para continuar no poder. Assista!+ “Foi um desafio falar a respeito da nossa situação governamental”, diz autor 

Bola dentro e bola fora

O argumento é ótimo! Mostrar todo o panorama político da pátria por dentro e por fora de seu bastidor. Espelhado especialmente na figura do governador Guido Flores (Gracindo Júnior), a série mostra o dia a dia do governante que, experiente, vislumbra uma possível candidatura à presidência. Contudo o que ele não esperava era uma revolta popular que diminui sua popularidade e trava seus intuitos.

Os bastidores que levam a este cenário dúbio (repelir ou não as manifestações) é excelente! Desde os correlegionários que o apoiam e o aconselham, até os inimigos políticos que aproveitam a situação para desestruturá-lo. Nesta turma temos dois destaques surpreendentes.

Milhem Cortaz, mestre das séries e filmes policiais, mostra que é mais do que só uma "carinha feinha típica de milico ou bandido" e arrebenta como o filho distante, porém parceiro politicamente, de Guido. Cortaz convenceu no primeiro episódio como o deputado João Titino e promete ser a grande atuação da série.

Para um homem que pegou em
armas contra a ditadura de direita e que se alimentou das utopias comunistas
das décadas de sessenta e setenta, ainda que posteriormente tenha se tornado um
político de perfil tradicional, de direita, estas são acusações amargas de
suportar. Não que no íntimo ele se julgue um santo, sempre soube que não se faz
política sem sujar as mãos. Jamais, porém, se teve na conta de corrupto e muito
menos “ladrão safado”, como vê estampado em cartazes contra ele+ Conheça os personagens da minissérie Plano Alto+ Governador Guido Flores enfrenta tudo para continuar no poder. Assista!+ “Foi um desafio falar a respeito da nossa situação governamental”, diz autor 

O outro destaque também passeou por caminhos incomuns. Figura carimbada nas comédias, André Mattos, surpreendeu como Papudo, deputado demagogo e populista que vê a possibilidade de se virar contra o governador a grande chance de obter ainda mais ascensão política. Grande trabalho nesta estreia! E olha que ainda faltou estrear o sempre competente Paulo Gorgulho...

Já a galera jovem ficou devendo em todos os aspectos. Primeiramente por seu roteiro. Se a ideia era explicar os porquês das manifestações, como a série pôde já iniciar seu enredo no meio delas? Nem sequer a motivação da trinca de jovens que representavam à toda a galera que foi às ruas no ano passado foi exposta. O trio, aliás, foi a canastrice em pessoa em relação às suas atuações.

Bernardo Falcone pelo menos tentou ser mais discreto como o desinteressado, mas facilmente convencível, Frederico. Porém as caras e bocas e os altos níveis de indignação da dupla Mariah Rocha e Carla Diaz foi o exagero em pessoa. Perdoável, afinal estes são os primeiros papéis sérios da dupla.

Pontos positivos

Jussara Freire, Victor Fasano, Juan Alba, Floriano Peixoto, Esther Góes, Guiseppe Oristânio... Vale a pena investir no investimento da Record que, aliás, foi nota dez também nos quesito direção, fotografia e edição. 

Baseado
nestas convicções, Guido Flores de início suspeita e logo passa a ter certeza
de que por trás do movimento moralista contra ele está uma articulação para
minar sua candidatura a presidência. Desconfia do Presidente da República,
Ângelo Torril, mas não consegue um indício concreto sequer para sustentar a
desconfiança+ Conheça os personagens da minissérie Plano Alto+ Governador Guido Flores enfrenta tudo para continuar no poder. Assista!+ “Foi um desafio falar a respeito da nossa situação governamental”, diz autor 

Estes dias falei animadamente sobre 'Dupla Identidade' da TV Globo e muito me agrada saber que não é só a "Vênus Platinada" que pode fazer coisas tão boas.

'Plano Alto' é um grande investimento da Record e uma mostra que a emissora paulista pode fazer produtos muito bons. Quem ganha somos nós que teremos uma grande opção para a nossa TV aberta todas as noites. A série será exibida de segunda a sexta as 23:30h.

Um comentário: