terça-feira, 23 de setembro de 2014

CRÍTICA DA SÉRIE 'SEXO E AS NEGAS'

Uma das maiores polêmicas do ano, a série estreou na última semana despertando a ira de alguns e a curiosidade de outros. Mas afinal, 'Sexo e as Negas' é uma boa série? E é preconceituosa ou não? Confira nossas impressões lendo a matéria completa.

Por Sandro Bahiense

Viés 1

sexoeasnegas1

Sem identidade, sem graça, sem interesse
Série não tem a sagacidade de outros trabalhos de Falabella

'Sexo e as Negas' é uma grande bobagem! A última vez que tinha visto um negócio tão sem sal assim foi quando o médico me passou uma dieta de restrição. Isso muito me estranha, afinal Miguel Falabella se encontrou como criador de série, em especial aquelas que mostram uma classe C caricata, bizarra, e espantosa, mas apesar de tudo, bem real.

Já em 'Sexo...' temos uma série sem identidade que nem se revela ser uma comédia, nem drama, nem tragicomédia e nem panfletária. 'Sexo...' não se revela ser nada, pois seu criador parece ter travado diante de uma temática que prometia polêmica.

Dava para fazer piadas (algumas de humor negro, sem trocadilho) raciais como acontecia em 'Pé na Cova' com uma série, em tese, com elenco todo negro? Pelo jeito não. Salvo dois comentários bem sutis, nada rolou. Me deixa ver se entendi, então nos subúrbios brasileiros os negros são tratados sem piadinhas e apelidinhos de mau gosto? Ah, então tá. 

'Pé na Cova', grande acerto de Miguel, chegou ao ponto. Comédia e drama na medida certa, às vezes até na mesma cena. Já em 'Sexo...' essa mistura não ocorreu. O humor não existiu (ou tiradas bizarras como "ou você domina o cabelo ou o cabelo domina você" é engraçado?) e o drama se reduziu às cenas clichês, como a mulher mais velha que se sente insegura em um relacionamento com um cara mais novo, ou a mulher que tem cuidar dos filhos sozinha e que o ex mau caráter a incomodar. pouco.

E o prêmio Framboesa vai para... Karen Hills

O elenco é desnecessariamente gigantesco. Isso só serve para não nos permitir nos aprofundarmos em nenhum personagem. Alessandra Maestrini está interpretando uma doida? A personagem não deveria estar internada? Já o quarteto principal é uma tristeza. Em especial a ex Rouge Karen Hills, terrível como atriz. porque cargas d'água Falabella ainda investe na Cláudia Jimenez? Meu Deus!

As tramas foram de matar. Quarenta minutos falando de cabelo não dava para agradar nem a mais fanática cabeleireira. Fazer intertexto entre os cabelos e as nossas vidas foi absurdamente ridículo! Enfim, o programa é uma grande perda de tempo. Lamento muito, pois fui o mesmo que escrevi entusiasmado sobre 'Pé na Cova' a algum tempo atrás. É... O mundo dá voltas.  

Viés 2


Nega ou negra?
Se não é preconceituoso, porque os personagens insistem chamar a todos de nego ou nega?

Alessandra Maestrini é nega. Karen Hills é nega. Cláudia Jimenez é nega. Xuxa e Gisele Bundchen são negas. Todos são negos e negas na série. Se não há preconceitos no programa porque motivo há a salientação de que "nego" é um expressão?

As negras não são promiscuas nem nada, mas gostam de fazer sexo o que não é racismo, preconceito, nem crime. As brancas e pardas da trama também gostam. Ok. Mas não fica aquela sensação de tempo e temática perdida. Já que 'Sexo...' não é uma série de humor porque não investir em temas sérios como preconceito social, de como as mulheres sofrem abusos sexuais, ou racismo velado?

Os poucos assuntos espinhosos foram tratados com muita superficialidade. Uma empregada que é assediada pelo patrão aqui, uma camareira que recebe uma proposta acolá, e só. Nada panfletário. Imagino que Miguel Falabella tenha talento para abordar estes assuntos de forma mais interessante e profunda. Uma pena que não o faça.

Todo o chilique prévio pelo temor de racismo ou exploração sexual das negras foi à toa. Ainda bem. Mas acho que é hora de irmos a porta da Globo e protestar até a hora em que a "Vênus" coloque um outro programa melhor no ar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário