sexta-feira, 12 de setembro de 2014

MATÉRIA ESPECIAL - 'OS DEMÔNIOS DO CINEMA'

Fãs de filmes de terror com certeza irão concordar comigo. Não há trailers mais assustadores do que os de exorcismos. E quem são as estrelas destes filmes? Sim, eles mesmos, os demônios! Quer conferir a lista com os mais famosos demônios do cinema? Então confira a matéria especial abaixo.

Por Sandro Bahiense


Para meter medo
Filmes de exorcismos apresentam os demônios mais assustadores do cinema

Se você gosta de filmes de terror deverá concordar. Para ser um trailer de terror legal, o filme tem de meter medo mesmo e, neste gênero, não há pra ninguém: Os filmes de exorcismo são os campeões.

Talvez pelo caráter sub verdadeiro de suas tramas. Imaginar que isto realmente pode acontecer na vida real é o principal elemento que traz medo, pois, afinal, não dá pra acreditar que um cara queimado com uma "camisa do Flamengo" e "luva de Wolverine" possa existir de verdade, mas uma menininha possuída pelo diabo, sim.

Leia também - MILHEM CORTAZ - A CARA DA LEI NO CINEMA E TV

Dentro dessa perspectiva os filmes de exorcismo tendem exatamente a aproximar suas tramas da vida real, com o intuito evidente de nos deixar com a pulga atrás da orelha e, consequentemente, com medo de algo que possa existir mesmo.

Há quem aponte ingenuamente que as estrelas destes filmes são os possuídos. Ledo engano. Os verdadeiros protagonistas dos mais assustadores filmes de terror são eles, os demônios. Reparem que nos filmes de exorcismo é quase obrigação que estes se apresentem.

Leia também - O FANTÁSTICO MUNDO CRIATIVO DE LUIZ CALDAS

Que tal uma lista com os principais demônios do cinema? Preparado?

E tudo começou com 'O Exorcista'

Não há dúvidas que 'O Exorcista', clássico de 1973 é um marco no gênero, além de ter aberto espaço para os filmes de exorcismo. O sucesso do clássico do diretor Willian Friedkin foi estrondoso. Nada mais que 441.306.145,00 dólares foram arrecadados como bilheteria. Só para se ter uma ideia, foi a maior renda daquele ano.

A estrela daquele filme foi Pazuzu, um demônio que tomou a pré adolescente Megan, após ser libertado durante uma escavação. 'O Exorcista' teve, disparado, a melhor possessão dos filmes do gênero. Megan se masturba com o crucifixo, desce a escada com o corpo ao contrário, gira a cabeça em 360º... 


Pazuzu (foto acima) é frequentemente representado por uma criatura de corpo humano, mas com a cabeça de um leão ou cachorro, garras em vez de pés, dois pares de asas, cauda de escorpião e o corpo revestido de escamas. Normalmente essas representações vêm com a mão direita levantada e a esquerda abaixada, representando vida e morte, criação e destruição.

Leia também - ARTISTAS PODEM TOMAR PARTIDO?

Pazuzu era conhecido por trazer a estiagem e a fome nas estações secas e as pragas nas estações chuvosas. No filme, contudo, o demônio revelava outra faceta. A de chocar a tudo e a todos ao atacar um ser puro (como uma nova plantação) e a empesteá-la com um atempestade de males.

O sucesso de 'O Exorcista', claro, lhe rendeu continuações. 'O Exorcista II - O Herege' de 1977 ainda tinha Linda Blair (Megan) como protagonista. Pazuzu ainda é o demônio que a, digamos, infecta. Desta vez o Padre Philip Lamont que a exorciza, dessa vez numa nova perspectiva, indo até a origem da lenda de Pazuzu, na África. O filme é chato, porém explica com clareza a lenda do demônio. 'O Exorcista III" de 1990 e 'O Exorcista - O Início' de 2004, sinceramente, não merecem registro.

Leia também - MATÉRIA ESPECIAL: PLAGIADORES?!?

Entra em ação Emily Rose

Demorou muito tempo para que um outro filme de terror tivesse tanto impacto, mais precisamente até 2005, quando 'O Exorcismo de Emily Rose' foi lançado. Uma mistura de filme de terror com filme de tribunal. A ideia era fazer uma mescla, mas Jennifer Carpenter (Emily) foi tão genial que tornou-se impossível não destacar as cenas de possessão como as melhores do filme.


O demônio que ocupava Emily era Belial, um antigo Anjo da Virtude, que após a queda junto com Lúcifer, foi transformado no demônio da arrogância e da loucura. Ele também é responsável pela luxúria, e foi por sua causa que as cidades de Sodoma e Gomorra caíram em tentação. Ele aparece na forma de dois anjos sentados em uma carruagem de fogo. Belial também foi a "estrela" do filme 'Basket Case', similar do gênero.

Leia também - OS 5 RESISTENTES DE 1994

No ótimo 'O Ritual' de 2011, um padre cético tem de fazer um exorcismo em... outro padre! O demônio que toma Padre Lucas é Baal (foto abaixo), deus da adoração, que forçava seus seguidores à utilizarem aos mais desafiadores sacrifícios em seu nome. No filme, Baal brinca com o ceticismo de Michael, além de lembrá-lo de sua falas extrema unção. Baal agride a Lucas fisicamente e a Michael verbalmente. 'O Ritual' talvez tenha os melhores diálogos de filmes do gênero.



Em 'Constantine' de 2005, temos dois demônios. John Constantine seus amigos tentam conjurar o demônio Sagatana, mas um erro no ritual faz com que o demônio invocado fosse outro. Esse demônio, Nergal, consegue destruir facilmente o outro e aproveita o fato de não estar sendo controlado por John para levá-lo junto com Astra para o Inferno. (Assim como no ocultismo real, para manter um demônios sob controle é necessário saber seu nome, daí suas identidades reveladas em todos os filmes do gênero).

Sagatana é um demônio que controla as águas e as tem como meio de ligação com o nosso mundo. Ele é uma espécie de demônio de transição, ou seja, intermedia o nosso plano com o inferno. Já Nergal é o demônio da guerra e dos males que ela causa. É considerado um demônio muito poderoso, daí todo o problema com o mau exorcismo de John.

 Leia também - CRESCIMENTO DO NÚMERO DE LEITORAS ADOLESCENTES NO PAÍS

Gostou? Faltou alguém? Nos dê sua opinião nos comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário