quinta-feira, 4 de setembro de 2014

CRÍTICA DO LIVRO 'A CULPA É DAS ESTRELAS'

A um leitor mais exigente ficará o questionamento: Mas só agora? Isso porque o livro chegou ao Brasil no fim de 2013. Mas a verdade é que já estamos em setembro e a trama de Hazel e Augustus continua entre as mais vendidas no país e neste meio tempo John Green, o autor do romance, teve relançado mais dois livros. Então fica a questão: Vale a pena ler 'A Culpa é das Estrelas'? Vale a pena ler John Green? 

Por Sandro Bahiense


Uma mistura de Nicholas Sparks com Stephenie Meyer
John Green mistura romance água com açúcar de um com engenhosidade de outra.

Sim, estou atrasado (aliás, bem atrasado, eu sei). Mas minha motivação em escrever esta crítica se deu por três motivos: Primeiro, são poucas as críticas (fora aquelas apaixonadas, feitas por fãs adolescentes) do livro na internet. Segundo, o livro (e o filme) continuam bombando, e terceiro, depois da 'A Culpa é das Estrelas', John Green relançou mais dois livros. Então, vale a pena ler 'A Culpa é das Estrelas'? Vale a pena ler John Green? 

Depende. Se você gosta de Nicholas Sparks e Stephenie Meyer, sim, vale muito a pena. Se você nunca se apeteceu pelas estorinhas dos dois autores supra citados, passe longe, bem longe mesmo, dos livros do Green.


Parece que já ficou claro, Green escreve para adolescentes e mulheres, e elas são seu público alvo (a frase na capa desta matéria diz tudo, não é?). Sua escrita é de razoável qualidade, pois o autor sabe falar a língua dos leitores, deixando sua estória simples, porém não necessariamente pobre. 



O grande mérito aqui é a criatividade no cenário do livro. Um casal adolescente com câncer terminal não é lá tão comum na literatura atual. E um casal adolescente com câncer terminal que leva essa terrível enfermidade com bom humor, também não.

Mas a engenhosidade Sthepenie Meyeriana acaba aí e passamos a nos deparar com um romance básico, destes que jorram aos litros nos livros de Nicholas Sparks e é aí que 'A Culpa é das Estrelas' perde a graça.

Isso porque o livro nos apresenta situações atrás de situações que forçam (e forçam é a palavra mesmo!) ao choro, algumas delas, inclusive, extremamente desnecessárias e acintosas. 

Em contra ponto, temos um casal que tenta manter o bom humor a todo custo, mas prevejo que esta característica advém mais da vontade do autor em manter o clima das leitoras lá no alto do que propriamente seja uma essência da dupla protagonista do livro. Temos essa desnecessária mania de só absorvemos o que nos faz bem, como se isso fosse uma premissa. 

E porque adolescentes só gostam de livros com adolescentes? E porque mulheres só gostam de livros onde mulheres (na maioria das vezes feias, impopulares e inexperientes) conhecem caras lindos, ricos e gostosos que nunca dariam mole para mulheres feias, impopulares e inexperientes, mas que, por algum motivo misterioso, nestes livros, dão?


Dupla de atores que fez o casal protagonista no cinema


Essa coisa de achar que você é - ou poderia ser - a personagem da estória só serve para deixar os livros mais pobres e, principalmente a sua leitura mais pobre.

Voltando ao 'A Culpa...' pelo menos o livro não é uma auto ajuda barata, mas é um romance barato, destes que só servem para distrair apesar das várias críticas apaixonadas que vocês já devem ter lido por aí.

E os outros livros?

Na mesma linha. O cenário inicial é bom (especialmente do 'Cidades de Papel'), mas depois a coisa vai pela linha do romance e talz... 'Teorema Katherine', por sua vez, não tem lá um cenário inicial tão inusitado, mas tem um desenrolar menos esperado.

John Green apesar de ter somente como grande mérito falar a língua adolescente tenta, pelo menos, não tratá-los como bobos. Percebe-se uma grande vontade de fazer algo bom, apesar de faltar um longo caminho para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário