terça-feira, 18 de dezembro de 2012

HOMENAGEM A RUBEM BRAGA HOJE NA BIBLIOTECA PÚBLICA DO ES

Arquivo A Gazeta


Escritor faz palestra sobre os grandes cronistas do Espírito Santo

Francisco Aurélio irá homenagear Rubem Braga durante o evento



Em 12 de janeiro de 2013 será comemorado o centenário de um dos mais importantes cronistas brasileiros, Rubem Braga, natural de Cachoeiro de Itapemirim. Entre as programações especiais preparadas para o capixaba, uma delas acontece na Biblioteca Pública do Espírito Santo. Nesta terça-feira (18), a partir das 19h, o escritor e cronista Francisco Aurelio Ribeiro ministra a palestra "Origens Cariocas e Capixabas da Crônica Literária – Rubem Braga e Outros Cronistas".

O escritor explica que a palestra pretende abordar as origens das crônicas no Brasil, no começo do século passado, marcada por nomes capixabas. "Sempre tivemos ilustres capixabas escrevendo crônicas no país, e muitos deles moravam no Rio de Janeiro. Antes de Rubem Braga, por exemplo, nós tivemos Mendes Fradique. É importante lembrar também de Haydee Nicolussi, de José Carlos Oliveira, além de Danuza Leão."

Francisco ainda destaca os principais méritos do cronista que será homenageado em janeiro, considerado por ele o mais importante do Estado. "Rubem Braga tornou a crônica um gênero popular pelo coloquialismo. Ele transformou coisas do cotidiano em realidade, aproximou o povo da literatura com uma linguagem mais simples, o que não era comum na época. Além disso, tinha a característica de fazer crônicas poéticas", destaca.

Lançamento

Durante o mesmo evento, Francisco lança seu novo livro com mais de cem crônicas, escritas de 2008 até este ano, chamado "Adeus Amigo e Outras Crônicas" (R$ 20). "Todas foram publicadas em A GAZETA. O título vem de uma crônica que escrevi sobre a morte do meu cachorro e ganhou muita repercussão entre os leitores. Falo também sobre violência, questões do Estado, entre outros temas."

Não perca
Lançamento de livro e palestra com Francisco Aurelio Ribeiro
Quando: nesta terça-feira (18), a partir das 19h
Onde: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Av. Joao Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória
Entrada gratuita

Fonte: Portal gazetaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário