terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CLÁSSICO DE GARCÍA LORCA ESTRÉIA NA FAFI. CONFIRA.

Divulgação


"A Casa de Bernarda Alba", de Lorca, na Fafi


Um dos clássicos do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca - “A Casa de Bernarda Alba” - estreia na próxima terça (18), às 20h, na Fafi, com direção de José Luiz Gobbi. Haverá outra sessão quarta-feira, dia 19, às 13h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, na Enseada do Suá, aberta ao público. As duas apresentações têm entrada franca.

Com Lilian Menenguci (Bernarda Alba), Victória Ramos (Angústias), Márcia Moraes (Madalena), Eneidis Ribeiro (Martírio), Giovana Voig (Adela) e Fabiana Simões (a criada Poncia). A adaptação do texto é de Vanessa Cordeiro Schaydegger, com produção de Miriam Gonçalves de Assis.
O diretor José Luiz Gobbi explica que concebeu a direção com ênfase na crueldade das relações familiares, na opressão feminina e na luta pela liberdade. Por isso, utiliza recursos que provocam ainda mais tensão: a cenografia assinada pelo artista plástico Celso Adolfo e a forte percussão do flamenco na trilha sonora. Elementos do cenário se deslocam com a movimentação do elenco e a marcação flamenca, ampliando a dramaticidade do universo característico de Lorca. Afinal o poeta concebeu a peça com a intenção de um “documentário fotográfico”.
“A Casa de Bernarda Alba”, de 1936, foi o último texto do gênio da dramaturgia espanhola e que encerra a sua “trilogia dramática da terra espanhola” (as duas primeiras são Bodas de Sangue, de 1933, e Yerma, de 1934). Meses depois, Lorca foi fuzilado pelas forças repressoras em plena Guerra Civil espanhola
.
Fonte: Portal Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário