segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

34 ANOS SEM ED WOOD



Ed Wood (10 de outubro de 192410 de dezembro de 1978) foi um produtor e diretor estadunidense de filmes de terror, ficção científica e erótico. Seus trabalhos se destacaram pela inventividade frente aos limitados recursos técnicos e orçamentários dos quais dispunha. Com efeitos especiais considerados um tanto quanto duvidosos no que diz respeito à qualidade, tinha cenas muitas vezes apresentadas de forma descontínua, com reaproveitamento constante de material não utilizado em outras produções. O que de certa forma evidencia que para este diretor a principal linguagem era a imagética e não a linearidade do assunto em questão, o que acabava por gerar, segundo muitos especialistas do gênero, planos peliculares sem um sequenciamento cronológico padrão e tramas que seguiam este mesmo molde. Wood foi responsável pelos últimos filmes de Bela Lugosi, o célebre intérprete do Conde Drácula, de quem o diretor era grande admirador.


Ed Wood foi considerado por muitos críticos o "pior cineasta" de todos os tempos e do planeta inteiro. Apesar do descrédito por parte dos críticos de cinema, seus filmes acabam por manter um certo ar humorístico, contando hoje em dia com uma legião de fãs.

O filme de maior sucesso de Ed Wood foi filmado em 1956 sob o título original de “Plan 9 From Outer Space” (Plano 9 do Espaço Sideral), o qual você pode ver na íntegra, abaixo. Muitos adoradores do cinema trash o celebram como um clássico cult. Na época de seu lançamento, no ano de 1959, “Plano 9 do Espaço Sideral” foi considerado o pior filme de todos os tempos.


Ed Wood costumava trabalhar com os atores caricatos como Tor Johnson (ex-lutador de luta livre sueco, cuja face se tornou uma máscara popular nas festas de Halloween) e o místico Criswell. Wood tinha obsessão por Maila Nurmi, atriz finlandesa que usava o nome de Vampira em um programa de TV que apresentava. Wood escreveu vários papéis para ela, mas Maila só aceitou filmar "Plan 9 From Outer Space". E mesmo assim, sem falas, conforme se viu no filme de Tim Burton de 1994 sobre o diretor, que você também poderá ver na íntegra, logo abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário