quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA DO OUTROS 300

Veja tudo o que de mais relevante rolou em 2012 no estado, país e mundo e que o Outros 300 cobriu. Relembre de fatos marcantes que aconteceram na cultura do planeta. Prepare-se para um viagem por toda 2012 na retrospectiva do Outros 300.

Janeiro

Os Titãs anunciavam à revista Rolling Stones que tocariam, em homenagem aos 30 anos do grupo, o álbum 'Cabeça Dinossauro' na íntegra em shows. Onze meses depois os capixabas tiveram esse privilégio em show ocorrido do Ilha Shows.

50 Cent - O rapper emagreceu 25 kg para viver um jogador com câncer no filme All Things Fall Apart, a ser lançado em 2012. Ele não foi o único a mudar para interpretar um personagem. Veja outros exemplos na galeria de fotos  Foto: Divulgação
O Top 10 'Mudanças Radicais' chocou muito gente e foi o mais acessado do mês.

Outros 300 foi um dos primeiros a divulgar o álbum "Cheiro da Chuva" do capixaba Fábio Coelho. Fábio fez vários shows no estado e fora do estado também, consolidando sua carreira.

Alegando "fragilidade física" Rita Lee anunciou em 22/01, no Circo Voador, sua aposentadoria nos palcos.

"2 Coelhos" estreava nos cinemas nacionais trazendo novidades em sua composição. No fim do ano foi considerado um dos melhores de 2012.

Fevereiro

No dia 26 daquele mês aconteceu a chatíssima cerimônia do Oscar. O filme O artista e seu diretor Michel Hazanavicius foram os grandes premiados da noite.

'A Invenção de Hugo Cabret', um dos melhores filmes do ano, estreava nos cinemas capixabas.

'Semana de arte moderna de 22' completava 90 anos.

O Grammy teve mais uma edição. Os grande vencedores da noite foram Adele (6 prêmios, incluindo o de melhor música por Rolling In The deep) e Foo Fighters (com 5 prêmios).

Whitney Houston canta na festa do Grammy em 2011. A artista foi encontrada morta neste sábado (11) em Las Vegas aos 48 anos
Em 11/02/2012 morria de causa misteriosa a cantora Whitney Houston

Março

José Roberto Santos Neves lançava 'Rockrise'. Livro contava história do rock capixaba desde os anos 60 até hoje. Livro foi o maior sucesso do estado no ano!

Vida e obra do humorista - 1 (© Montagem Famosidades)
Em 23/03/2012 morria o genial Chico Anysio.

No dia 17 de março o vocalista da banda Casaca, Renato Casanova dava a entrevista com mais acessos no ano do Outros 300.

Abril

Filme 'Os Vingadores', um dos maiores sucessos de bilheteria do ano, estreava nos cinemas capixabas.

Neymar era tema de artigo crítico dos blogueiros. Craque dos campos chegavam ao auge da breguice musical ao apoiar dupla que cantava música cujo refrão era "eu quero tãe".

Paulo Roberto Sodré, professor e escritor capixaba, relançava “Poemas Desconcertantes seguidos de Senhor Branco ou o Indesejado das Gentes”, uma compilação de cinco livros. 

Acontecia a Festa da Penha em homenagem a padroeira católica do estado. Paralamas do Sucesso foram a grande atração.

Série do Outros 300 "1982 - O Ano do Rock Nacional", dividido em 4 capítulos, tinha seu inicio.

Bandas RPM e Capital Inicial
RPM e Capital Inicial faziam show dobradinha no Álvares Cabral. 

Maio

Acontecia o show tributo da MTV a Legião Urbana com Wagner Moura nos vocais. Saldo: Sucesso de mídia, fracasso de crítica e fãs divididos.

House, uma das séries de maior sucesso da TV mundial chegava, após oito temporadas, a seu fim.

Pianista capixaba Hércules Gomes vencia o 11º prêmio Nabor Pires Camargo na categoria "Instrumentista".

Junho

'E aí... Comeu?' filme produzido e com atuação de Bruno Mazzeo estreava nos cinemas capixabas. Por grande parte do ano comédia foi, inclusive, campeã de bilheteria dos filmes nacionais no país.

No mesmo dia o episódio 'A doméstica de Vitória' passava na série 'As brasileiras' da TV Globo. Dira Paes representou as nossas contemporâneas em episódio que contou com paisagens pré gravadas e atuações de atores que sequer vieram ao estado.

Paul McCartney, super gênio da música mundial, completava 70 anos e ganhava 'semana especial', privilégio inédito, do Outros 300. 

Blog Cultural Outros 300, no dia 16 de junho, completava 1 ano de existência.

Julho

Escritor Fabricio Fernandes lançava livro de contos 'Nome Nenhum'.

Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL) completava 63 anos de vida 

Dia do Rock é comemorado com novidades sobre Raul Seixas e Renato Russo.

Agosto

Evento 'Vitória em Canto', competição para a escolha de novos compositores e interpretes capixabas tinha inicio.

Exposição 'Beatleweek' chegava ao estado com grande sucesso.

Nelson Rodrigues completaria, se vivo, 100 anos. Grande dramaturgo foi o segundo super ícone a ganhar semana especial no Outros 300.

Reportagem especial do Outros 300 'A Revolução dos Livros Femininos' capitaneado pelo sucesso de estréia de '50 Tons de Cinza' tinha sua exibição.

Mais um super ícone se vivo, completaria 100 anos. O centenário seria de Jorge Amado, terceiro agraciado por uma semana especial no Outros 300.

Setembro

'Anger Management' primeira série de Charlie Sheen pós 'Two and Half Men' estreava com sucesso de público, mas fracasso de crítica.

'Ted' filme de Seth McFarlane estreava com grande sucesso e polêmica. Tudo porque procurador Protógenes Queiroz levou filho de 10 anos em filme que tinha classificação indicativa de 16. Chocado ele quis proibir filme, mas foi vencido pela opinião pública.

Acontecia, no estado, o 8º Festival Nacional de Teatro. Evento foi um super sucesso!

'Vitória do Riso 2012' trazia vários comediantes de destaque para evento que durou uma semana no estado.

Morre, aos 83 anos, a apresentadora e cantora Hebe Camargo.

VMB da MTV e Prêmio Multishow de Música aconteceram na mesma semana com claras disparidades. Enquanto o primeiro foi sucesso de organização, segundo foi um terrível desastre. Em ambos a paraense Gaby Amarantos foi a grande vencedora.

Outubro

Titãs e Kid Abelha lançaram DVD especial de 30 anos de carreira em shows na Multishow. O Titãs contou, inclusive, com integrantes que já haviam saído da banda como Arnaldo, Charles e Nando. Os dois eventos foram um sucesso de público e crítica!

Correspondente do The Guardian critica Brasil e Michel Teló e mexe com brios da brasileirada. Este blogueiro mesmo escreveu uma 'carta-resposta' que repercutiu com muito sucesso entre a audiência do Outros 300. 

Barão Vermelho lança 'Sorte e Azar', música inédita na voz de Cazuza.

Série Sessão de Terapia
Estreia 'Sessão de Terapia'. Série vindo do exterior e adaptada e dirigida por Selton Mello é grande destaque no país em 2012.

Novembro

'Amanhecer - Parte 2' estreia, abocanha título de maior bilheteria no Brasil no ano, e arrasta milhares de adolescentes aos cinemas. Finalmente saga d vampirinho apaixonado acaba.

'Os Penetras' com Marcelo Adnet e Eduardo Sterblicht também estreia, abocanha título de maior bilheteria no Brasil no ano dos filmes nacionais, mas derrapa no roteiro e é um dos piores filmes do ano.

Em homenagem ao 'Dia da Consciência Negra' blog cria top 10 com os melhores atores negros brasileiros e post é o mais visto do ano.

Titãs apresenta show 'Cabeça Dinossauro' no Ilha Shows e arrebenta!

Por sua vez Fábio Porchat também vem ao estado com seu show 'Fora do Normal' e, com piadas absolutamente repetidas, desagrada público.

Jimi Hendrix e Bruce Lee estão vivos e travam uma incrível batalha de 'kung-rock'. Conto em homenagem a dupla que aniversaria no mesmo dia foi momento mais inventivo do Outros 300 no ano.

Acontece a 18ª edição do 'Vitória Cine Vídeo'.

Dezembro

Morre Dona Canô mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia e figura emblemática da cultura barsileira.

Especial de Roberto Carlos o expõe a situação e parcerias vexatórias. Público reage com indignação.

Estreia nos cinemas 'O Hobbit'.

Morre o arquiteto mais famoso do mundo: Oscar Niemeyer.

Depois de um longo hiato, banda Pato Fu volta ao estado e faz super show com vários hits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário