quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

TUDO SOBRE 'AS AVENTURAS DE PI' FILME QUE ESTRÉIA NESTE FIM DE SEMANA EM VITÓRIA

As Aventuras de Pi



'As Aventuras de Pi' traz muito mais do que meros efeitos especiais

Considerado um dos favoritos ao Oscar, longa estreia sexta-feira com uma história de sobrevivência e fé

Com um elenco nada atrativo e um roteiro um tanto estranho, o filme "As Aventuras de Pi", do diretor chinês Ang Lee ("O Segredo de Brokeback Mountain"), aposta suas fichas em duas frentes para emplacar. A primeira, e que tem sido mais divulgada, é a qualidade dos efeitos especiais da projeção – não é à toa que todo material de divulgação contém a mensagem "dos produtores de 'Avatar'". A outra, que deveria ser mais bem explorada, é a incrível capacidade que Lee possui de contar histórias.

Baseado no livro de Yann Martel, publicado por aqui como "A Vida de Pi", o filme de Ang Lee, que estreia sexta-feira no Estado, traz a história de Piscine Molitor Patel (Suraj Sharma), o Pi, jovem sobrevivente do naufrágio de um navio que levava ele e sua família, dona de um zoológico, para o Canadá. Após o desastre, Pi se vê à deriva no Oceano Pacífico ao lado de Richard Parker, um enorme tigre de bengala e seu único companheiro em boa parte da viagem.

Tratado como um dos principais candidatos ao Oscar 2013 e com três indicações ao Globo de Ouro (Melhor Filme Dramático, Melhor Diretor e Trilha Sonora Original), o longa faz por onde. Apesar de parecer um tanto restrito, proporciona uma experiência abrangente. O roteiro apresenta Pi como um jovem inteligente, hindu por tradição familiar, mas que busca a verdade por trás das religiões e seus dogmas. Na jornada de sobrevivência de Pi ao longo dos 227 dias à deriva, acompanhamos a aproximação e o distanciamento dessas crenças. Afinal, sozinho, lidando com instintos selvagens de um enorme tigre, o jovem passa a se questionar.

Tecnologia

É na interação entre Pi e Parker (a humanização do tigre enquanto Pi se torna selvagem) que o filme se sustenta – e também onde tudo poderia dar muito errado. Suraj não é ator (nunca havia tido qualquer experiência com atuação antes), mas, apesar disso, consegue lidar bem com uma grande variedade de emoções. Há de se ressaltar, também, a qualidade da computação gráfica, que dá naturalidade aos movimentos dos animais. Tudo no cenário é orgânico e interage bem com o ambiente e seus personagens.

A boa notícia é que apesar do excesso de tecnologia, o filme tem outros elementos a apresentar. Mesmo que não seja tão profundo quanto acredita ser quando se trata de religião e espiritualidade, "As Aventuras de Pi" funciona bem como uma excelente aventura capaz de emocionar e prender o espectador em sua cadeira.

Apesar de ser vendido como o próximo "Avatar", o filme de Lee possui narrativa menos direta e mais variada do que o de James Cameron. O encantamento pelos coloridos cenários rapidamente dá lugar à tensão da luta pela sobrevivência, garantindo ao filme uma cadência excelente.

Alternando momentos da aventura com outros em que se vê Pi adulto (Irrfan Khan), sendo entrevistado por um escritor interessado em sua história, o filme peca apenas em seu arco final, quando uma "revelação" confere à história uma conclusão que poderia ser trabalhada de forma mais sutil, mesmo que isso tornasse o longa menos acessível.
As Aventuras de Pi
Aventura. (Life of Pi, EUA/China, 2012)
De Ang Lee. Com Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain, Rafe Spall, Gérard Depardieu.
Cotação: ****
Assista ao trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário