quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

EXPOSIÇÃO 'INTIMA IDADE' CHEGA A VITÓRIA

Divulgação



Exposição "Íntima Idade" revela cotidiano e memória de avó

A estreita relação entre a fotógrafa Débora Benaim, 39 anos, e a avó Beatriz, 93 anos, falecida recentemente, é retratada na exposição "Íntima Idade", que a Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória, vai sediar entre os dias 8 de janeiro a 15 de fevereiro. O vernissage será dia 8, às 19h30, na galeria.
Nesta primeira exposição individual de Débora Benaim serão exibidas 15 fotos, preto e branco e coloridas, com tamanhos de 40x60 a 70x1,00 revelando de forma delicada e emocional o cotidiano de dona Beatriz.
A fotógrafa aplica ao ensaio de sua avó uma técnica que ela leva também para a vida profissional, que é o detalhamento emocional das imagens. Os detalhes dizem muito em sua obra.
Em "Íntima Idade" as fotos revelam exatamente através desses detalhes traços que dizem muito sobre a pessoa fotografada. O foco nas mãos que cuidam, protegem e tateiam; o foto na cabeceira da cama, no enfeite sobre a geladeira, revela como a pessoa vive, o ambiente em que ela esta inserida. Ainda, detalhes sobre as mãos que costuram, oram e afagam revelam religiosidade, vaidade, carinho, cuidado.
“Esse trabalho é um diário visual e cúmplice do cotidiano da minha avó. Uma memória viva. A vivência do ensaio me permitiu observar minha avó e meu próprio coração. Sem julgamento, só aprendizado. Um momento que fotografado, se memoriza, se preserva, se eterniza”, diz a fotógrafa.
Nas imagens, Débora Benaim traduz com dignidade um devaneio à beleza da longevidade humana. Ela aproxima-se e distancia-se de sua musa, foca e desfoca em detalhes que permeiam seu trabalho de poesia e emoção.
Através da relação distância e proximidade expressas nas imagens ela cria um painel de uma idade delicada e bela, que revela sabedoria e fragilidade. Embora se saiba que a personagem é a avó da autora, poderia ser perfeitamente a mãe ou a avó de qualquer um dos espectadores.
A fotógrafa paulistana Débora Benaim atua profissionalmente há três anos e já expôs seus trabalhos em coletivas como no Espaço Casa Aberta, em Vitória, na Galeria Espaço Ophicina, em São Paulo, além de participar de uma coletiva no Shopping Mestre Álvaro intitulada "Serra em Foco".
Exposição "Íntima Idade"
Vernissage: 8 de janeiro, às 19h30
Período de visitação: de 9 de janeiro a 15 de fevereiro
Local: Galeria Homero Massena (Rua Pedro Palácios, 99 – Cidade Alta)
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, de 10 às 18 horas; sábados, de 13 às 18 horas
Atendimento a grupos no horário noturno mediante agendamento pelo telefone 3132-8395.

Nenhum comentário:

Postar um comentário