quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

LITERATURA - O MELHOR E O PIOR DE 2012

O ano de 2012 vem chegando ao fim com uma marca: Sem dúvida foi o período em que mais livros foram lançados e que mais se leu no país. Fruto de uma nova geração de autores muito engenhosos e de uma turma que quer ressuscitar o belo hábito da leitura.  Confira agora o que de melhor e pior foi lançado em 2012. Tem um certo 50 tons de alguma coisa na lista...


Excelente

Diálogos Impossíveis = Livro de Luís Fernando Veríssimo trata, em crônicas, de nos divertir com diálogos como de Drácula e Batman discutindo num asilo, Robespierre tentando subornar o carrasco, Goya e Picasso conversando sob o sol da Côte d’Azur. Imagina? Genial!

“Senhor Branco ou o Indesejado das Gentes”  = Livro do professor da Ufes Paulo Roberto Sodré originalmente lançado nos anos 90, foi relançado em abril deste ano com grande sucesso. Compilação de poesias que retratam a morte como um elemento natural. Uma super pedida! 

Rockrise = Também em abril foi lançado 'Rockrise' do escritor capixaba José Roberto dos Santos Neves. Livro que conta a história do rock capixaba desde os anos 50 até hoje. Um dos mais bem sucedidos do ano.

Ótimo

A Vida Como Ela É em 100 inéditos = A obra homenageia o centenário do escritor Nelson Rodrigues, um dos grandes nomes da literatura brasileira, com 100 textos nunca lançados em livros.

A Folha de Hera = Reinaldo dos Santos Neves, resgata parte da prosa inglesa no segundo volume do Romance Bilíngue "A fFlha de Hera". O livro, inicialmente concebido como uma tradução para o inglês de seu romance "A Crônica de Malemort" (1978), tanto cresceu que se transformou não só em outra publicação, com novos personagens e episódios estendidos, mas numa trilogia.

Bom

Morte Súbita = De J. K. Rowling. Mesmo o primeiro livro adulto da autora não ter causado o frisson a cada novo Harry Potter, seu romance parece ter agradado os leitores com mais de 15 anos. Ponto pra ela.

10 Peças de Shakespeare = Livros relança dez principais peças de Shakespeare de forma mais acessível aos jovens leitores. Boa pedida!

Regular

A Travessia = De William P. Young, o mesmo do super sucesso 'A Cabana'. O livro não é uma  continuação daquele, mas segue o mesmo estilo e gênero. Dessa vez não tem ninguém assassinado, mas o protagonista está em coma e, adivinha, está meio zangado com Deus. "Original" né?

Simphonia = Livro do capixaba Vitor Góes quis condensar ritmos musicais em uma linguagem pouco usual, que buscava mais a provocação de sensações do que de significados. Contudo o conteúdo muito complexo não agradou.

Ruim

Cinquenta Tons de Cinza (e subsequentes) = Um dos troços mais chatos de 2012. Livro supostamente 'erótico feminino' é nada mais de uma série de situações românticas sexuais vivida por uma protagonista que em muito se parece com Bella do Crepúsculo e livros similares. Chato hein!

O Mensalão = Livro prometeu ser perfeito guia sobre o maior escândalo político do país nestes últimos tempos. Contudo, incrivelmente, é superficial e tendencioso a favor de um certo senhor que nunca sabe de nada.

O Colecionador de Lágrimas = É claro que não podia faltar Augusto Cury! Seu novo livro é mais uma espécie de continuação do super vendido 'Vendedor de Sonhos'. Se você gosta de auto ajuda com estorinhas... Eu não!

"Nível Paulo Coelho de Excelência"

Um Porto Seguro = Sinceramente Nicholas Sparks já deu. Em 'Um Porto Seguro' o autor mais lido do mundo na atualidade teve a coragem de fazer um livro idêntico  absolutamente idêntico  a outros de sua autoria. Adivinha o roteiro? Trama se passa numa cidade pequena, mulher misteriosa vem de fora, se apaixona pelo nativo, mas tem um grande segredo guardado... Pô, me poupe!

Nada a Perder = De Edir Macedo. Livro começa com uma mentira. Há sim uma coisa muito importante a perder lendo esse livro: Seu tempo! Auto ajuda religiosa e ainda mais do Edir Macedo é fundo de poço demais. 

Giane - Vida, Arte e Luta = Chamem-me de insensível, mas o fato do cara ter tido câncer não faz sua estória se tornar interessante o suficiente para lançar uma biografia que, aliás, de tão monótona, tiveram de inserir um suposto caso deste ator com o filho de sua ex Marília Gabriela. Motivos mais do que suficientes pra você passar longe dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário