sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

TUDO EM CULTURA

Rolling Stone, Oscar, rocks em Viana, Luiz Gonzaga, Django Livre e fim do mundo. Quer conferir o que tem de melhor no estado, país e mundo culturalmente? Então informe-se agora através de tudo em cultura. A notícia num só clique:

OSCAR 2013: O Palhaço, concorrente brasileiro, está fora da disputa

OSCAR 2013: O Palhaço, concorrente brasileiro, está fora da disputa

Foram divulgados os nove filmes que avançaram para a próxima fase da escolha dos cinco candidatos que concorrerão ao Oscar 2013 na categoria Melhor filme Estrangeiro. O Palhaço, indicação brasileira dirigida e com atuação de Selton Mello, acabou ficando de fora e não concorrerá à estatueta. Entre os que passaram, estão Intocáveis (França), No (Chile), Kon-Tiki (Noruega) e O Amante da Rainha(Dinamarca). Além destes, os concorrentes da Áustria, Canadá, Islândia, Romênia e Suíça ainda estão no páreo. Os jurados agora tem a missão de deixar apenas cinco na disputa. De 4 a 6 de janeiro, eles assistirão três filmes por dia e, ao final das sessões, escolherão os finalistas. Os indicados à 85ª cerimônia do Oscar serão anunciados no dia 10 de janeiro. A entrega dos prêmios acontece em 24 de fevereiro de 2013.



Novo disco revela valsas secretas de Luiz Gonzaga

Os “dois pra lá dois pra cá” que coreografam as músicas de Luiz Gonzaga e o coroaram como rei do baião agora podem embalar outros ritmos. Valsas e choros, feitos pelo centenário Gonzagão e escondidos na extensa produção artística do mestre do forró, foram descobertos e, agora revelados, pelo o músico e produtor Gereba Barreto. Os achados, gravados em disco 78 rotações e perdidos no acervo do sítio em Exu, cidade pernambucana onde há 100 anos nasceu Gonzaga, acabam de virar o álbum “Luas do Gonzaga” (Gravadora Tratore), lançado em Salvador (Bahia). Sai de cena o arrasta pé e entram 15 músicas inéditas, criadas entre os anos 1941 e 1953, que tocam outra praia do sanfoneiro até então preservada do grande público. Os acordes ganharam letras e vozes de Gilberto Gil, Zeca Baleiro, Fagner, Lenine, Margareth Menezes, Elba Ramalho, Lirinha, Dominguinhos, Jorge Vercillo, entre outros, convidados por Barreto para ingressarem no projeto.

Exposição "Recuerdo de Tucumán" em cartaz no Casarão Cerqueira Lima

Uma mostra com desenhos, fotografias, gravuras e vídeos, a partir de imagens capturadas na cidade de San Miguel de Tucumán, na Argentina farão parte da exposição "Recuerdo de Tucumán", da artista plástica Monica Neves Leão. A abertura da mostra, que foi contemplada pelo edital de Bolsa Cultura Jovem 2012, será nesta sexta-feira (21), às 18 horas, no Espaço Cultural Casarão Cerqueira lima e ficará em cartaz até março.


Invade MAES marca comemoração do 14º aniversário do Museu

Na manhã desta terça-feira (18), o Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (MAES) iniciou a celebração do seu 14º aniversário com a montagem dos trabalhos do Invade MAES. Essa iniciativa promoverá a ocupação do museu por trabalhos e intervenções artísticas que buscam discutir sobre a circulação artística no Estado e sobre o próprio espaço do MAES. A mostra coletiva estará aberta para visitação até o dia 25 de janeiro de 2013.

Unchained Soundtrack’s avatar

Django Livre | Divulgadas todas as faixas da trilha sonora 

Django Livre (Django Unchained), o faroeste sulista de Quentin Tarantino, divulgou sua trilha sonora. A lista inclui faixas originais, além de James Brown e Ennio Morricone. Segundo Tarantino, muitas músicas tem origem na sua coleção de discos, sendo que até mesmo o som da agulha na vitrola foi mantido -"queria que as pessoas tivessem a mesma experiência que eu ao escutar a trilha", declarou.

Confira a lista e ouça alguma das músicas:

1 - "Winged"; 2- "Django" (tema principal) - Luis Bacalov, Rocky Roberts; 3. "The Braying Mule" - Ennio Morricone; 4. "In That Case, Django, After You..."; 5. "Lo Chiamavano King (His Name is King)" - Luis Bacalov, Edda Dell'Orso; 6. "Freedom" - Anthony Hamilton e Elayna Boynton; 7. "Five-Thousand-Dollar Nigga's and Gummy Mouth Bitches"; 8. "La Corsa" (Segunda Versão) - Luis Bacalov; 9. "Sneaky Schultz and The Demise of Sharp"; 10. "I Got a Name" - Jim Croce; 11."I Giorni Dell'Ira" - Riz Ortolani; 12. "100 Black Coffins" - Rick Ross; 13. "Nicaragua" - Jerry Goldsmith com participação de Pat Metheny; 14. "Hildi's Hot Box"; 15. "Sister Sara's Theme" - Ennio Morricone; 16. "Ancora Qui" - Ennio Morricone e Elisa; 17. "Unchained (The Payback/ Untouchable)" - James Brown e 2Pac; 8. "Who Did That to You?" - John Legend; 19. "Too Old to Die Young" - Brother Dege; 20. "Stephen The Poker Player"; 21. "Un Monumento" - Ennio Morricone; 22. "Six Shots Two Guns"; 23. "Trinity (Titoli)" - Annibale e I Cantori Moderni

Game of Thrones | Veja cenas inéditas da terceira temporada em novo featurette

A HBO divulgou o primeiro vídeo dos bastidores da terceira temporada de Game of Thrones. 
A equipe de direção de arte fala sobre as locações da série, os cenários, as mudanças de reinos e personagens e muito mais. Heather Greenlees, uma das diretoras de arte, explica que "ficamos tão envolvidos no nosso trabalho que quando as luzes acendem e tudo fica pronto para as câmeras, é uma das partes mais emocionantes. O elenco está todo caracterizado... Tudo vem à vida." Veja:



Revista divulga as melhores músicas do ano, fique por dentro!

A revista americana Rolling Stone publicou, na quarta-feira, dia 19, sua lista com as melhores músicas que tocaram em 2012. Entre um estilo e outro, novatos e veteranos, clássicos e modernos, figuram nomes como Frank Ocean, Bruce Springsteen, Taylor Swift, Van Halen, Muse, Justin Bieber entre outros bons nomes. 
Confira as 5 melhores canções deste ano segundo a Rolling Stone:
1 - "Hold On" – Alabama Shakes
2 - "We Are Never Ever Getting Back Together" – Taylor Swift
3 - "Take a Walk" – Passion Pit
4 - "Thinkin Bout You" – Frank Ocean
5 - "Ramada Inn" – Neil Young & Crazy Horse
Fim do mundo?! Confira alguns clipes em que os artistas cantam sobre isso

Faltam apenas algumas horas para o tão temido dia 21 de dezembro! Muito se falou sobre o fim do mundo, diversas 'profecias', medos estampados em vários lugares. Mas o presságio para a catástrofe tem sido falado há tempos. Segundo a Bíblia, ninguém sabe o dia e nem a hora para o fim, porém comunidades apocalípticas insistem, com 'toda certeza', que o mundo acabará logo. Prenúncios mais recentes já afirmavam que o extermínio do planeta seria no ano 2000, 2001, 2002, 2003... mas enfim, até hoje nenhum ser humano acertou! Vários artistas já cantaram sobre o tema e alguns hits que usaram esse assunto em suas produções.
grupo de teatro no palco posando para foto
Sábado: Circuito Cultural e comunidade celebram final das atividades de 2012

O encerramento de atividades do ano do Circuito Cultural será celebrado neste sábado (22), a partir das 17 horas, com muita música, danças, encenação teatral, capoeira, exposição de trabalhos, lançamento de DVD e outras atividades. A entrada é gratuita.

Auto de Natal o Galo de Belém

Auto de Natal "O Galo de Belém" nesta sexta na Praça Costa Pereira

O Auto de Natal O Galo de Belém, que será encenado nesta sexta-feira (21), a partir das 20 horas, na praça Costa Pereira, no Centro, promete emocionar e agradar ao público. O espetáculo natalino é realizado pelo Centro de Cultura Guaananira, em parceria com o Sindicato dos Artistas (Satedes) e patrocinado pelas secretarias municipal de Cultura (Semc) e estadual de Cultura (Secult). O Auto conta a história de um galo que é perseguido para completar o banquete de Natal, sendo que este galo é o responsável em anunciar a chegada de Jesus. A partir daí surgem várias situações engraçadas e cenas inusitadas com a participação das personagens do presépio de nascimento do Menino Jesus. A direção do auto natalino é de Verônica Gomes, segundo quem, “com emoção e religiosidade, os atores, bailarinos e a equipe técnica, formada, em sua maioria, por profissionais, desempenharão belas performances”.
Serviço:
Auto de Natal “O Galo de Belém”
Onde: Praça Costa Pereira, no Centro
Quando: sexta-feira (21)
Entrada gratuita
Secretaria de Cultura de Viana lança Catálogo de Rock

Quem quiser ficar por dentro das bandas de rock do Espírito Santo já tem um catálogo exclusivo. É o “Viana Rock Festival 2012 – Catálogo do Rock” produzido pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo (Semcet) de Viana, a partir do 1º Festival realizado no município, em novembro, e que recebeu 39 bandas inscritas. O catálogo traz todas as informações sobre essas 39 bandas capixabas, tanto da Grande Vitória quanto dos municípios do interior, com endereços eletrônicos como facebook, myspace, email, links para vídeos de apresentações, além da foto dos integrantes e contatos. Algumas deles já gravaram cds independentes e estão mostrando seus trabalhos em shows, como aconteceu no Viana Rock Festival.


Artesãos de Viana na Feira Arte & Natal

A tradicional feira com artigos natalinos, instalada na Praça dos Desejos, em Vitória, já começou e os artesãos de Viana estão expondo e comercializando diversos produtos que são excelentes opções para os presentes natalinos. A nona edição da feira vai até o dia 23 das 14 às 23 horas. Os artesãos vianenses que estão na feira são da Associação Artemão e prepararam diversos produtos como mel, panôs, toalhas, caixas decoupage, artigos natalinos, bolsas, camisas, cintos, vestidos, camisetas e outros objetos exclusivos.



Congos de São Benedito e de São Sebastião em Nova Almeida

Monumento Histórico dos mais visitados no município, a Igreja e Residência Reis Magos, em Nova Almeida, vai abrir na quinta-feira, 20, a tradicional exposição Congos de São Benedito e São Sebastião. A mostra faz parte do Ciclo Folclórico e Religioso da Serra, que tem São Benedito como padroeiro, comemorado em 26 de dezembro. Quem visitar a exposição vai poder apreciar tambores, casacas e vestimentas típicas, que fazem parte do acervo da Casa do Congo Mestre Antônio Rosa. Textos explicativos contam a origem do congo e fazem uma homenagem a duas personalidades, já falecidas, do congo de Nova Almeida: Mestre Nélson Ramos e a dançarina de congo Crizomar Ramos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário