sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

LICENÇA CRÔNICA: ANTONIO ROCHA NETO


Antonio Rocha Neto é economista, cronista, filósofo e membro da Academia de Letras Humberto de Campos (Vila Velha). Confira, abaixo, a crônica “Presente de grego":

PRESENTE DE GREGO


Ela já estava perdendo a graça de presentear ao marido.  Não tinha jeito; por mais que ela se esforçasse em ser criativa e original, ele sempre acertava o que ia ganhar.  No Natal, no aniversário, no dia dos pais, era sempre a mesma coisa.  Tinha vezes em que, sem mais nem porque, lá vinha ela com um embrulhinho para o marido, crente de que, daquela vez, o derrotaria.  Mas que nada, ele nunca havia sequer titubeado: olhava para o embrulho e determinava seu conteúdo de chofre.  Era como se tivesse uma fulminante visão de raio-x.
Não pensem vocês que ele descobria pelo formato do embrulho, ou pelo peso ou barulho ao balançar.  Nada disso: ele nem mesmo pegava os embrulhos.  E olha que ela já havia colocado abotoadeiras em caixa de sapatos, gravata dentro de garrafa de uísque vazia, meia dentro de capa de disco, disco dentro de livro, mas nada, nada o enganava;  ele ia em cima, e depois ria às gargalhadas da cara da coitada.

Pois no último Natal, quando já estava até conformada em nem sequer perder tempo de embrulhar o presente do adivinhão, ocorreu-lhe uma idéia: iria presenteá-lo com algo que ele não usasse!  Claro, como não pensara nisso antes!  Ele só descobria seus presentes porque, de alguma forma, ela sempre se preocupava em dar a ele coisas de que estivesse necessitando ou apreciasse.  Até mesmo aquela agenda de 91 que ela lhe deu em novembro de 91, dentro de uma caixa de bombons, era uma coisa que até aquele momento ele não tinha.  Mas o que poderia dar-lhe de inútil?  Uma calcinha, um sutiã?  Não, não, ele poderia se ofender, ainda mais na frente das crianças, ou, na pior das hipóteses, começar a usar.  Até que lhe veio uma luz: um isqueiro!  Era tudo que ele não precisava, um verdadeiro presente de grego!  Ainda mais ele, que detestava fumaça de cigarro!  Aliás, ali naquela casa nem visita podia fumar. Para isso nem cinzeiro tinha.

Comprou então um belo isqueiro, digno de um fumante inveterado, e embrulhou com capricho. Nem se deu ao trabalho de disfarçar o embrulho.
Na noite de Natal, depois da ceia, já morta de ansiedade, entrega-lhe o presente.  Antes de pegá-lo nas mãos ele ainda diz:
- Um chaveiro!
- Não, não, não.  Errou!
Após pegar o embrulho e balançar, diz:
- Elementar, um relógio!
- Ih, tá frio!, responde ela, eufórica.
Coçando a cabeça, ele arrisca:
- Uma lente de aumento!
- Que lente que nada, pode desistir que dessa vez não tem pra você!
- Uma caneta?
- Nada disso. Desiste?
- É, desisto. Você venceu.
- Então abre!

Abriu, olhou o isqueiro e comentou:
- Um isqueiro? Pra que?
- Pra você não descobrir, seu bobão! Mas pode ir lá na loja depois e trocar por outra coisa que eu já avisei pra mocinha.
- Pô, sacanagem, não gostei ...  assim não vale.
Depois, já recomposto, foi a vez dele dar-lhe seu presente. Ela pegou o embrulho e falou:
-Eu vou logo abrindo, nem me arrisco a adivinhar que nunca acertei mesmo, não vai ser dessa vez!
Abriu, arregalou os olhos e começou a chorar: um cinzeiro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário