quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

TUDO SOBRE 'INDOMÁVEL SONHADORA'. FILME CONCORRENTE AO OSCAR ESTREIA NO ESTADO

Para o público acostumado a grandes lançamentos e alheio ao circuito dos festivais de cinema que acontecem ao redor do globo, a maior surpresa entre os indicados ao Oscar, sem a menor dúvida, foi “Indomável Sonhadora”, de Benh Zeitlin. Concorrendo em boa parte das principais categorias – Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado –, o filme começou a fazer barulho ainda em janeiro de 2012, quando foi exibido no tradicional Festival de Sundance (EUA). Após rodar o mundo e receber prêmio em Cannes, na França, desembarcou no Festival do Rio do ano passado, onde também recebeu diversos elogios. 'Indomável...' estreia neste fim de semana no estado. Saiba mais sobre o filme.


Surpresa do Oscar 2013, 'Indomável Sonhadora' estreia no Espírito Santo nesta sexta

Longa pode render o Oscar de Melhor Atriz à menina Quvenzhané Wallis

Boa parte do “hype” que cerca o longa do jovem Zeitlin está no fator surpresa, pois ninguém esperava que o filme realizado com pouco menos de US$ 2 milhões pudesse concorrer entre medalhões como Tarantino, Spielberg, Ang Lee e, por que não, Ben Affleck.


O roteiro, assinado pelo diretor ao lado Lucy Alibar, transporta o espectador para um futuro pós-apocalíptico no qual uma catástrofe natural (uma referência ao furacão Katrina, já que o filme foi filmado em Nova Orleans) alagou boa parte do mundo. Nesse cenário, Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) e seu pai Wink (Dwight Henry) são alguns dos teimosos que se recusam a sair da comunidade conhecida como “A Banheira”, um vilarejo ao sul da barragem construída para proteger os grandes centros urbanos da força das águas.

Doente, Wink tenta preparar sua filha de seis anos para sobreviver naquele ambiente inóspito, mas a menina parece não assimilar a doença do pai.



Misturando fantasia e realidade, “Indomável Sonhadora” escapa de se tornar um dramalhão embalado pelas lágrimas da talentosa Wallis. O espectador acompanha toda a história sob perspectiva da criança e sua maneira única de ver o mundo. Ao aprender, em uma aula, sobre animais pré-históricos que se alimentam de seus filhos e destroem o que encontram pela frente, Hushpuppy traça um paralelo imaginário entre a situação de seu pai e as bestas que passam a atormentá-la.

Divulgação

Quvenzhané Wallis, atualmente com nove anos, é a mais jovem indicada ao Oscar de Melhor Atriz 


Injustamente acusado de possuir mensagem esquerdista liberal e de romantizar a pobreza, o filme peca não por seu conteúdo, mas por não possuir uma narrativa mais forte. Há poesia, belas paisagens e uma boa fábula, mas não engrena em momento algum.

O filme, claro, tem seu charme. Todo elenco, por exemplo, é formado por moradores da ilha de Jean Charles, em Nova Orleans, comunidade que inspirou a “Banheira”. A atuação de Quvenzhané impressiona pela força de sua personagem e, sobretudo, pela maneira encantadora com que faz o público enxergar o universo criado por Benh Zeitlin.


Confira:
Indomável Sonhadora
(Beasts of the Southern Wild, EUA, 2012)
Gênero: Drama
Direção: Benh Zeitlin
Elenco: Quvenzhané Wallis, Dwight Henry, Levy Easterly
Cotação: ***
Veja o trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário