quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TUDO SOBRE 'O MESTRE' FILME QUE ESTRÉIA NESTA SEXTA EM VITÓRIA

Indicado às estatuetas de Melhor Ator, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante, o longa 'O Mestre' de direção de Paul Thomas Anderson estreia neste fim de semana nos cinemas capixabas. Com grande elenco (destaque especial para Joaquin Phoenix) o filme promete chamar a atenção do público do estado. Saiba mais sobre 'O Mestre' lendo a matéria completa abaixo:

Divulgação

Indicado a três Oscars, 'O Mestre' estreia sexta-feira, no Espírito Santo

Liderado por grande elenco, longa discute a origem de cultos como a Cientologia


L. Ron Hubbard (1911 – 1986) foi um escritor norte-americano com foco na ficção científica que, após desfrutar de relativo reconhecimento literário, ganhou fama por ser o fundador da Igreja da Cientologia, a mesma que fincou raízes em Hollywood, ganhou um porta-voz em Tom Cruise e é constantemente acusada de charlatanismo.

Baseada nos livros do próprio Hubbard, a doutrina da igreja (termo que ele lutou até a morte para ter associado a sua religião) mistura elementos do cristianismo, do budismo e até de crenças científicas para defender que, há 75 milhões de anos, um imperador galáctico fez milhões de prisioneiros, os trouxe à Terra e eliminou todos. As almas desses seres teriam continuado na Terra e impregnado os homens, causando os males da humanidade. 

Leia também: Crítica do filme 'Indomável Sonhadora' - Link abaixo

Dirigido por Paul Thomas Anderson (“Sangue Negro), “O Mestre”, que estreia sexta-feira no Estado, não retrata diretamente Hubbard ou a Cientologia, mas se inspira neles para mostrar como a sociedade estadunidense pós-Segunda Guerra, em que veteranos retornavam para o país sem perspectivas, tornou-se um cenário fértil para a criação de uma religião. 

Solenemente ignorado pelo Oscar deste ano nas categorias de Melhor Filme e Melhor Direção – embora tenha sido indicado às estatuetas de Melhor Ator, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante –, o longa traz Joaquin Phoenix como Freddie Quell, um ex-combatente, psicologicamente instável, que, sem conseguir para em emprego algum, abraça a bebida como “salvação”.

Leia também: Matéria sobre a estreia do novo filme da série 'Duro de Matar' - Link abaixo

Tão insatisfeito quanto Quell com o mundo que os cerca, mas com foco no caminho que pretende seguir, Lancaster Dodd (Philip Seymour-Hoffman) é ex-escritor de ficção, o mestre e fundador de “A Causa”, uma seita ainda em formação que acredita que carregamos, de vida passadas, doenças e características pessoais. 

O caminho deles se cruza quando Quell, bêbado e sem rumo, invade o barco em que Dodd realiza o casamento da filha. Encantado com o carisma quase selvagem do penetra, Dodd o “adota” e passa a utilizá-lo como cobaia para as teorias que pretende colocar em seus próximos livros. 
Leia também: Crítica do Oscar 2013 - Link abaixo

Com uma relação muito mais profunda do que entre mestre e aprendiz, ou entre cientista e experimento, Quell e Dodd caminham para se tornar um só. O primeiro se vê humanizado pela segurança e pela impassividade do guru, que, por sua vez, identificando-se com o lado bestial do personagem de Joaquin Phoenix, vê seu lado selvagem, aos poucos, ser despertado. Essa simbiose incomoda Peggy Dodd (Amy Adams), esposa de Dodd, que, como única personagem estável em toda projeção, tenta fazer seu marido se livrar de sua cria. 

A brilhante ideia de ter Dodd e Quell como os dois lados de Ron Hubbard é mostrada de maneira delicada, principalmente através da fotografia. Em determinada sequência, em momento crucial do longa, Joaquin Phoenix e Seymour-Hoffman realmente surgem em tela como duas metades de um yin-yang: forças opostas, mas complementares. Em outro, enquanto os personagens se encontram em celas vizinhas, a loucura de Quell se contrapõe, mais uma vez, à impassividade de Dodd. 

Leia também: Crítica do filme 'O Lado Bom da Vida' - Link abaixo

Atuações 

“O Mestre” possui fotografia sempre focada nos atores e em e suas expressões, reforçando assim o filme como um estudo de personagens. Phoenix cria um Freddie Quell impulsivo e visceral, que claramente não encontrou seu lugar no mundo. Sempre curvado e com as mãos na cintura, ele se sente incomodado em qualquer ambiente. Seymour-Hoffman, quase sempre manipulador em cena, destaca-se pela maneira como expõe suas fraquezas, principalmente perante Adams. Já a atriz, por meio de olhares, revela uma esposa que alterna reprovação e admiração por seu marido. 

Paul Thomas Anderson aproveita-se da ambientação e dos personagens para discutir a origem de cultos, seitas e religiões sem, em momento algum, atacar Hubbard ou outro “profeta”. Superior a isso, o cineasta oferece informações para que seu espectador desenvolva suas próprias teorias.



O Mestre
Drama (The Master, EUA, 2012)
Direção: Paul thomas Anderson. Elenco: Joaquin Phoenix, Philip Seymou-Hoffman, Amy Adams, Laura Dern, Jesse Plemos.
Estreia: sexta-feira, no Cine Jardins (Jardim da Penha, Vitória)
Cotação: *****

Assista ao trailer do filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário