quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A VERDADE SOBRE A LEGIÃO URBANA



Uma das bandas mais emblemáticas do rock nacional, a Legião Urbana pode se gabar de ser a “Beatles brasileira”, pois é a única que, mesmo após quase 17 anos da morte de seu cantor, compositor e líder Renato Russo, permanece como uma das bandas com maior vendagem de discos. Apesar disso porque não temos material inédito da Legião desde 1997 se os próprios integrantes já assumiram possuí-los? Como estão Dado e Bonfá após o término da banda? E a família Manfredini e Giuliano? A família de Renato é brigada com os remanescentes da banda? Saiba dessa e outras respostas aqui, agora, em ‘A verdade sobre a Legião Urbana’.

O início

Mais velho e com uma personalidade muito forte, Renato Russo, mesmo que sem intenção, acabava por impor sua visão – e gosto – nos trabalhos do qual fazia parte. Ao criar o ‘Aborto Elétrico’ (junto aos irmãos Flávio e Fê Lemos e André Pretorius em 1978), Russo compunha com todo o vigor que o movimento punk a qual os meninos sofriam influência pedia, mas sempre, a seu próprio estilo já peculiar desde aquela época.

Galera do Aborto Elétrico

Ao tentar incorporar outros elementos ao material da banda, Renato se viu batendo de encontro aos outros integrantes.  Sem concordarem quanto aos rumos que aquele grupo tomaria, optou-se pelo fim deste, mesmo após os outros integrantes pedirem a volta de Russo que, por sua personalidade forte, preferiu não aceitar.

Ao sair da banda Renato lançou-se em carreira solo, intitulando-se como o ‘Trovador Solitário’, época esta que será abordada no filme Somos tão jovens (com previsão de lançamento para a terceiro trimestre deste ano).

Renato como Trovador Solitário

Contudo o sonho de Russo era ter uma banda e logo a Legião Urbana surgiu. O grupo, a rigor, era composto por uma grande cabeça pensante e de decisão, e por outros três garotos que pouco divergiam sobre as definições do cantor e compositor.

A Legião se tornou o que se tornou, e teve o maior sucesso do rock nacional em suas mãos durante 15 anos, até o momento da morte de Renato Russo. Posteriormente a seu desaparecimento da terra, um último álbum inédito ‘Uma Outra Estação’ foi lançado (1997), contudo depois disso mais nada inédito surgiu. Porque?

A música é minha!

Quando uma banda é criada seu nome é administrado por alguma empresa. Pode ser por um empresário específico, pela gravadora, ou por uma empresa terceirizada. O nome ‘Legião Urbana’ está empregado na terceira hipótese. Ela pertence a Legião Urbana Produções Ltda que pertencia ao próprio Renato Russo, e só a ele. Após sua morte a administração do nome pertencia a Giuliano Manfredini, filho de Renato.

Logo para Dado e Bonfá usarem o nome Legião Urbana em qualquer projeto, havia a necessidade de pedir autorização à família Manfredini. Erro capital dos dois, mostrando que lá no início da banda o termo aqui citado “uma grande cabeça pensante e de decisão, e por outros três garotos que pouco divergiam sobre as definições do cantor e compositor” era a expressão da verdade.

O inicio da Legião. Uma grande mente pensante e mais três garotos

A coisa fica mais complicada quando falamos em relação às músicas. Todas as obras de Renato Russo, compostas sozinho ou com parceiros, e registradas até O Descobrimento do Brasil (1993), estão administradas pela Editora Tapajós - do grupo EMI. Quem quiser gravar "Índios", de Dois (1986), por exemplo, deverá pedir autorização àquela editora.

Nas obras de Russo a partir de As Quatro Estações (1989), o registro foi feito pela Editora Corações Perfeitos - criada em 1988 e que pertencia aos três membros da banda. Após a morte de Renato, por força do que estava no contrato da empresa, seus herdeiros retiraram-se da sociedade, levando consigo as obras de Renato e sua participação nas obras em parceria com os demais.

As obras de 1988 em diante estão editadas pela Legião Urbana Produções Ltda., gerida pela família e que é administrada pela Copyrights. Quem quiser gravar "Monte Castelo" pede autorização à Copyrights; quem quiser gravar "Meninos e Meninas" pede à Copyrights e à Corações Perfeitos, que é administrada pela EMI Publishing.

Em suma, nenhuma das obras é puramente da Legião, todas são fatiadas em várias partes que divergem quanto a sua utilização.

William Bonner anuncia morte do poeta

Após a morte de Renato

No pós período da morte de Russo, Dado e Bonfá descordaram da postura comercial da família Manfredini e um processo judicial foi instalado (como ainda está em andamento as partes não falam sobre o assunto), o que explicou a ausência de materiais da Legião por algum período.

Para acalmar os fãs uma estapafúrdia coletânea foi lançada em 1998 chamada Mais do Mesmo. Segundo informações de bastidores esse disco, por ser constituído em mais de 80% do material da antiga Editora Tapajós foi dividido em três partes iguais.

Mais do Mesmo. Até a capa representa a pobreza de espírito deste disco.

Apesar do arrolamento do processo prosseguir, um acordo foi feito entre as partes em 2000 para que materiais não inéditos – e menos valiosos - da Legião (sim, material inédito existe!) pudessem ser lançados. Daí o Acústico MTV (1999), e os shows Como é que se diz eu te amo? (2001) e As quatro estações – ao vivo (2004) foram lançados.

Renato os perdoem! Eles não sabem o que fazem!

A família Manfredini, por sua vez, também decidiu lançar cd’s com parcos materiais inéditos exclusivos de Renato como os toscos Para sempre (2001), Presente (2003) e Duetos (2010). Tais trabalhos obviamente seriam abolidos pelo cantor caso tivesse vivo.

Contudo se um pré acordo havia sido tratado em 2000 quanto ao aproveitamento de que material não inédito da banda pudesse ser utilizado, outras questões ainda eram tratadas com cautela. Como a ideia do filme sobre a canção Faroeste Caboclo, originalmente pensada em 2002. Como um novo acordo não foi bem sucedido, a ideia foi então postergada.

Até a famosa entrevista de Renato à Zeca Camargo entrou no disco Presente

Os fãs mais atentos à vida de Russo devem se recordar de que ter essa canção retratada em filme era sonho do cantor. Segundo pessoas ligadas intimamente a Renato, o compositor já até havia escolhido o ator que viveria Jeremias: Marcos Palmeira. Portanto terem cerceado esse sonho do artista (mesmo que postumamente) mostrou que a sensibilidade perdeu para a ganância naquela ocasião.

Giuliano Manfredini. Jovem buscou acordos e liberou bom material da Legião

Uma luz no fim do túnel

No fim do túnel não tinha tiroteio e sim um jovem com vontade de botar as coisas no lugar. Quando completou 21 anos Giuliano Manfredini efetivamente assumiu toda a parte burocrática do espólio da banda e decidiu que já era hora de expor o belo trabalho de seu pai, deixando brigas judiciais em segundo plano.

Foi sob a “gestão” de Giuliano que acordos extra oficiais foram alinhavados e bons momentos como a homenagem a Legião no Rock in Rio e outros nem tão bons quanto a propaganda da Vivo com Eduardo e Mônica de tema, e o tributo a Legião com o desafinado Wagner Moura nos vocais na MTV aconteceram.

Pablo e João de Santo Cristo. Míticos personagens de Faroeste Caboclo

Contudo o melhor momento foi finalmente os filmes sobre Renato saírem do papel. Este ano teremos Somos tão jovens (já citado acima na matéria) e finalmente Faroeste Caboclo. Se não é Marcos Palmeira que interpretará Jeremias, Russo, lá do céu dos gênios, deve estar feliz com o bom elenco que foi escalado.

Por enquanto nada de material inédito

Giuliano prometeu que somente trabalhos relevantes e que condiziam ao talento de seu pai deveriam ser expostos, logo cd’s improvisados com matérias de segunda linha não serão mais utilizados.

Contudo uma coisa que Giuliano não conseguiu resolver é a antiga briga judicial entre a família de Renato e os remanescentes da banda. Logo o bem mais valioso da Legião, um material inédito guardado a sete chaves, continua intacto, imóvel, sem previsão de lançamento.

Material inédito da Legião é aguardado pelos fãs "há tempos"

Pelo menos ao assumir efetivamente os negócios da Legião Urbana Produções Ltda. Giuliano parece finalmente ter encerado a briga entre sua família e Dado e Bonfá. Atualmente a relação é de respeito e cooperação mútua.

Aliás Dado e Bonfá seguem suas vidas. Villa Lobos é produtor musical e, às vezes, também se aventura gravando seus próprios materiais como em ‘O Passo do Colapso’ trabalho seu lançado no fim do ano passado. Já Marcelo, mais “experiente” em trabalhos solo, se juntou a galera da Corações Perfeitos e saiu em mini turnê por São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Lá ele toca músicas de seus três primeiros cd’s, música inéditas gravadas com a próprias galera da Corações e alguns sucessos da Legião, como Andréa Dória.

Dado e Paula Toller juntos em projeto da MTV

Link para ouvir ‘Jardim de Cactus’ de Dado Villa Lobos

Galera da Corações Perfeitos. Pai e filho tocando juntos.

Link para ouvir ‘Depois da chuva’ de Marcelo Bonfá

Este foi um artigo de um fã e estará constantemente em aberto para ratificações, retificações, modificações e adições. Logo se algo faltou ou sobrou você, caro leitor, pode nos acionar que faremos as alterações necessárias. Esse post é feito por nós todos.

Leia no “volume” no máximo!

A Legião Urbana vence sempre!

Fontes:
Site da revista Rolling Stones
Site da revita Bizz
Site e acervo de vídeo da MTV
Site Terra
Site Folha de São Paulo
Documentário sobre Renato Russo
Documentário Rock Brasília
Youtube
E a memória, estudo e lembranças deste insignificante fã.

2 comentários:

  1. Parabéns Sandro Bahiense, ótima matéria.

    .:Força Sempre:.

    ResponderExcluir
  2. Felizmente uns vem ao mundo parar serem diferentes, irreverentes, transcederem, mudar, fazer o amor sair do papel e ir para o coração, para a alma e para o corpo. O romantismo de RENATO, de DADO e BONFA está vivo. Espero que este garoto seja forte e corajoso para continuar a luta para que futuras gerações conheça tudo que a LEGIÃO URBANA representou e representa. Que a ganância que tanto RENATO repuldiava seja deixada de lado em nome da música e do talento desta banda MARAVILHORSA. Essa briga judicial não faz juz a esses garotos que um dia foram contra a toda essa hipocresia...ALESSANDRA - DOURADOS - MS fã hoje e sempre~!!!

    ResponderExcluir